F1, Toto Wolff diz que a Mercedes já entende a razão para a inconstância de desempenho
O chefe de equipa da Mercedes, Toto Wolff, diz que a equipa agora compreende a razão para as variações de desempenho do W13, dependendo do circuito.
Na semana passada, em Spa, a Mercedes esteve a um nível muito baixo, atrás da Red Bull, da Ferrari e até mesmo da Alpine na qualificação, uma performance que se seguiu a uma demonstração bastante competitiva na Hungria, pouco antes da pausa de verão da Fórmula 1.
A Mercedes tem feito muitos progressos nos seus esforços para mitigar os problemas das oscilações, que prejudicaram o desempenho do seu carro na primeira metade da temporada.
Mas o enorme défice de tempo sofrido pelos seus pilotos em Spa-Francorchamps confundiu a equipa e, em particular, Toto Wolff que qualificou o desempenho da Mercedes como “inaceitável” e o pior que ele tinha experienciado em dez anos.
No entanto, os engenheiros da equipa de Brackley trabalharam afincadamente para perceber o péssimo ritmo da Mercedes no sábado à tarde, na Bélgica.
“Compreendemos agora porque é que isso aconteceu e podem ver que tudo se resume a colocar o carro no equilíbrio certo, aerodinamicamente”.
“Spa foi um dos piores circuitos para o nosso carro. [Zandvoort] é um dos melhores circuitos e podemos ver que estamos exatamente na ‘luta’, mas vamos ver o que acontece”.
George Russell e Lewis Hamilton lideraram os TL1 na sexta-feira. O sete vezes campeão do mundo sentiu-se bastante motivado com o seu desempenho no primeiro dia do Grande Prémio dos Países Baixos.
“Isto foi muito melhor do que o meu domingo e sexta-feira da semana passada”, disse Hamilton.
“Tem sido um início decente para o fim-de-semana, sendo esta uma pista muito diferente”.
“Esta pista é muito mais agressiva nos pneus e podemos sentir alguns saltos aqui e ali, mas se pudermos fazer algum progresso da noite para o dia, o que normalmente fazemos, então vamos ver o que é possível na qualificação”.
Em termos de evoluções, Wolff afirmou que a maioria dos engenheiros da Mercedes se tem concentrado nas áreas da carroçaria e chassis do W13. E, por agora, essa busca incessante por progressos continua a ser um processo de “tentativa e erro”.
“Penso que é mais uma questão de coisas que não se vêm no carro do que de coisas que se vêm”, explicou o austríaco.
“É óbvio que temos um conceito de flancos estreitos e a traseira mais saliente do que os outros carros, e isso certamente desempenhará um papel”.
“Mas muito mais importante é como desenvolvemos o carro, como é que o carro se adapta à nossa suspensão, e é por isso que neste momento é apenas um pouco de tentativa e erro”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI