F1, Testes do Bahrein: Red Bull RB20 ainda melhor face à concorrência?

Por a 24 Fevereiro 2024 09:44

Sendo verdade que a Ferrari liderou a tabela de tempos nos dois últimos dias de testes de pré-temporada no Bahrein, foi a Red Bull que deu que falar depois de ter completado mais um dia de testes que não deixou dúvidas aos seus rivais de que continua a ser a equipa a bater em 2024. A única coisa que permanece em dúvida é a escala desta diferença, que pode ser mais ténue este ano e com isso abrir portas a alguma alteração face ao que se viu no ano passado. Tal como sucedeu com a maioria das equipas, a Red Bull concentrou-se fortemente em séries longas de voltas de modo a compreender melhor o seu RB20 – que é um monolugar bem diferente do seu antecessor – e os resultados foram positivos, com Max Verstappen a dizer que o “desempenho do carro era muito forte”. Por outro lado, a Red Bull já explicou também que, sabendo que as equipas adversárias iriam fazer monolugares muito parecidos com o que foi feito pela Red Bull em 2022 e 2023, preferiram não dar sequência ao que tinham, mas sim fazer algo totalmente novo, porque se simplesmente melhorassem o conceito do que já tinham o potencial seria sempre menos do que se arriscassem algo novo.

E pelo que já se viu arriscaram bem…

Sergio Perez estava igualmente satisfeito, com o mexicano a dizer que tem uma sensação “muito positiva” – com o seu feedback a sugerir que foi capaz de se sentir confortável com o carro e que se adaptou à medida que foram ajustando as configurações – duas coisas que teve dificuldades em fazer de forma consistente no ano passado.

Naturalmente, a Red Bull tentou minimizar a sua impressionante exibição no último dia – quando Verstappen e Perez dividiram a pilotagem – mas o sentimento esmagador no paddock é que estão uma classe acima.

E os dados confirmam-no. Os números sugerem que a Red Bull tem uma vantagem de 0,2s por volta sobre a Mercedes e a Ferrari nas séries longas, com base no que se viu ontem em pista, e têm a mesma vantagem sobre a Ferrari numa única volta de qualificação.

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
10 meses atrás

Dentro de uma semana saberemos onde está cada equipa, até lá são só palpites. Ninguém sabe que quantidade de combustível ou modos de motor cada equipa utilizou, ou o que esteve, realmente, a testar.
A maioria quase só usou pneus C3, os mais macios para o Bahrein, mal usaram os C2 e C1, pelo que ponho algumas reticências à simulação de corrida aqui apresentada, e prefiro esperar pelo próximo sábado.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado