F1 Testes do Bárem, Dia 2: Siga tudo o que acontece

Por a 22 Fevereiro 2024 07:01

Principais ocorrências após as tabelas de tempos – faça Scroll – VEJA TEXTO EM BAIXO

Tempo final do 2º dia de testes:

1- Carlos Sainz (Ferrari) 1m29.921s, C4, 84 voltas

2- Sergio Perez (Red Bull) +0,758s, C3, 129 voltas

3-Lewis Hamilton (Mercedes) +1,145s, C3, 123 voltas

4- Lando Norris (McLaren) +1,335s, C3, 52 voltas

5- Daniel Ricciardo (RB) +1.490s, C4, 88 voltas

6- Charles Leclerc (Ferrari) +1.829s, C3, 54 voltas

7- Lance Stroll (Aston Martin) +2.108s, C3, 96 voltas

8- Esteban Ocon (Alpino) +2.140s, C3, 78 voltas

9- Valtteri Bottas (Sauber) +2.306s, C3, 97 voltas

10- Oscar Piastri (McLaren) +2.407s, C3, 35 voltas

11- Logan Sargeant (Williams) +2.657s, C4, 117 voltas

12- Fernando Alonso (Aston Martin) +3.132s, C3, 31 voltas

13- Zhou Guanyu (Sauber) +3.794s, C3, 38 voltas

14- Pierre Gasly (Alpine) +3.883s, C3, 33 voltas

15- Kevin Magnussen (Haas) +6.690s, C3, 93 voltas

16- Nico Hulkenberg (Haas) +7,588s, C3, 31 voltas

17- Yuki Tsunoda (RB) +8.153s, C2, 40 voltas

15h37: Sergio Pérez passa para segundo

1- Carlos Sainz (Ferrari) 1m29.921s, C4, 75 voltas

2- Sergio Perez (Red Bull) +0,763s, C3, 124 voltas

3- Lewis Hamilton (Mercedes) +1,145s, C3, 119 voltas

4- Lando Norris (McLaren) +1,335s, C3, 40 voltas

5- Daniel Ricciardo (RB) +1.490s, C4, 77 voltas

6- Charles Leclerc (Ferrari) +1.829s, C3, 54 voltas

7- Lance Stroll (Aston Martin) +2.108s, C3, 84 voltas

8- Esteban Ocon (Alpino) +2.140s, C3, 67 voltas

9- Valtteri Bottas (Sauber) +2.306s, C3, 87 voltas

10- Oscar Piastri (McLaren) +2.407s, C3, 35 voltas

11- Logan Sargeant (Williams) +2.657s, C4, 117 voltas

12- Fernando Alonso (Aston Martin) +3.132s, C3, 31 voltas

13- Zhou Guanyu (Estaca) +3.794s, C3, 38 voltas

14- Pierre Gasly (Alpine) +3.883s, C3, 33 voltas

15- Kevin Magnussen (Haas) +6.690s, C3, 75 voltas

16- Nico Hulkenberg (Haas) +7,588s, C3, 31 voltas

17- Yuki Tsunoda (RB) +8.153s, C2, 40 voltas

15h00: Tempos a uma hora do final do dia

1- Carlos Sainz (Ferrari) 1m29.921s, C4, 51 voltas

2- Lando Norris (McLaren) +1,335s, C3, 37 voltas

3- Sergio Perez (Red Bull) +1.540s, C3, 108 voltas

4- Charles Leclerc (Ferrari) +1.829s, C3, 54 voltas

5- Lance Stroll (Aston Martin) +2.108s, C3, 67 voltas

6- Valtteri Bottas (Sauber) +2.306s, C3, 68 voltas

7-Lewis Hamilton (Mercedes) +2.352s, C3, 114 voltas

8- Oscar Piastri (McLaren) +2.407s, C3, 35 voltas

9- Daniel Ricciardo (RB) +2.491s, C3, 71 voltas

10- Esteban Ocon (Alpino) +2.645s, C3, 59 voltas

11- Logan Sargeant (Williams) +2.657s, C4, 111 voltas

12- Fernando Alonso (Aston Martin) +3.132s, C3, 31 voltas

13- Zhou Guanyu (Estaca) +3.794s, C3, 38 voltas

14- Pierre Gasly (Alpine) +3.883s, C3, 33 voltas

15- Kevin Magnussen (Haas) +6.690s, C3, 67 voltas

16- Nico Hulkenberg (Haas) +7,588s, C3, 31 voltas

17- Yuki Tsunoda (RB) +8.153s, C2, 40 voltas

14h00: Tempos com 3 horas de sessão da tarde:

1- Carlos Sainz Ferrari1:29.921 25

2- Lando Norris Mclaren+1.335 27

3- Charles Leclerc Ferrari+1.829 54

4- Sergio Perez Red Bull Racing+1.852 94

5- Lance Stroll Aston Martin+2.108 45

6- Valtteri Bottas Kick Sauber+2.306 36

7- Lewis Hamilton Mercedes+2.352 98

8- Oscar Piastri Mclaren+2.407 35

9- Logan Sargeant Williams+2.657 78

10- Fernando Alonso Aston Martin+3.132 31

11- Daniel Ricciardo Rb+3.555 50

12- Guanyu Zhou Kick Sauber+3.794 38

13- Pierre Gasly Alpine+3.883 33

14- Esteban Ocon Alpine+4.385 47

15- Kevin Magnussen Haas F1 Team+6.690 54

16- Nico Hulkenberg Haas F1 Team+7.588 31

17- Yuki Tsunoda Rb+8.153 40

18- Max Verstappen Red Bull Racing- – – –

19- Alexander Albon Williams- – – –

20- George Russell Mercedes- – –

13h00: Tempos com 2 horas na sessão da tarde

1- Carlos Sainz (Ferrari) 1m30.686s, C4, 19 voltas

2- Lando Norris (McLaren) +0,936s, C3, 21 voltas

3- Charles Leclerc (Ferrari) +1.064s, C3, 54 voltas

4- Lance Stroll (Aston Martin) +1.343s, C3, 26 voltas

5- Valtteri Bottas (Sauber) +1.541s, C3, 31 voltas

6-Lewis Hamilton (Mercedes) +1.587s, C3, 82 voltas

7- Oscar Piastri (McLaren) +1.642s, C3, 35 voltas

8- Logan Sargeant (Williams) +1.892s, C4, 58 voltas

9- Sergio Perez (Red Bull) +2.193s, C3, 80 voltas

10- Fernando Alonso (Aston Martin) +2.367s, C3, 31 voltas

11- Zhou Guanyu (estaca) +3.029s, C3, 38 voltas

12- Pierre Gasly (Alpine) +3,118s, C3, 33 voltas

13- Daniel Ricciardo (RB) +3.340s, C3, 34 voltas

14- Esteban Ocon (Alpino) +4.367s, C1, 36 voltas

15- Kevin Magnussen (Haas) +5,925s, C3, 32 voltas

16- Nico Hulkenberg (Haas) +6,823s, C3, 31 voltas

17- Yuki Tsunoda (RB) +7.388s, C2, 40 voltas-

12h00: Tempo no final da 1ª hora da tarde

1- Charles Leclerc (Ferrari) 1m31.750s, pneu C3, 54 voltas

2- Oscar Piastri (McLaren) +0,578s, C3, 35 voltas

3- Logan Sargeant (Williams) +0,828s, C4, 44 voltas

4- Lance Stroll (Aston Martin) +0,848s, C3, 7 voltas

5- Sergio Perez (Red Bull) +1.129s, C3, 53 voltas

6- Fernando Alonso (Aston Martin) +1.303s, C3, 31 voltas

7-Lewis Hamilton (Mercedes) +1.475s, C3, 53 voltas

8- Zhou Guanyu (estaca) +1.965s, C3, 38 voltas

9- Pierre Gasly (Alpine) +2.054s, C3, 33 voltas

10- Daniel Ricciardo (RB) +3.660s, C3, 12 voltas

11- Valtteri Bottas (Sauber) +3.723s, C3, 17 voltas

12- Kevin Magnussen (Haas) +4.861s, C3, 14 voltas

13- Esteban Ocon (Alpino) +5.353s, C1, 19 voltas

14- Lando Norris (McLaren) +6,779s, C2, 8 voltas

15- Nico Hulkenberg (Haas) +5.759s, C3, 31 voltas

16- Yuki Tsunoda (RB) +6.324s, C2, 40 voltas

11h30: Tempos com 30 minutos na sessão da tarde

1- Charles Leclerc (Ferrari) 1m31.750s, C3, 54 voltas

2- Oscar Piastri (McLaren) +0.578s, C3, 35 voltas

3- Logan Sargeant (Williams) +0.828s, C4, 40 voltas

4- Sergio Perez (Red Bull) +1.129s, C3, 37 voltas

5- Fernando Alonso (Aston Martin) +1.303s, C3, 31 voltas

6- Lewis Hamilton (Mercedes) +1.475s, C3, 53 voltas

7- Zhou Guanyu (Stake) +1.965s, C3, 38 voltas

8- Pierre Gasly (Alpine) +2.054s, C3, 33 voltas

9- Valtteri Bottas (Sauber) +3.723s, C3, 8 voltas

10- Kevin Magnussen (Haas) +4.861s, C3, 8 voltas

11- Daniel Ricciardo (RB) +5.243s, C2, 6 voltas

12- Lando Norris (McLaren) +6.779s, C2, 5 voltas

13- Nico Hulkenberg (Haas) +5.759s, C3, 31 voltas

14- Esteban Ocon (Alpine) +5.949s, C2, 7 voltas

15- Yuki Tsunoda (RB) +6.324s, C2, 40 voltas

10h00: Tempos à hora da interrupção:

1- Charles Leclerc (Ferrari) 1m31,750s, pneu C3, 36 voltas

2- Oscar Piastri (McLaren) +0,578s, C3, 35 voltas

3- Logan Sargeant (Williams) +0,828s, C4, 30 voltas

4- Sergio Perez (Red Bull) +1,129s, C3, 20 voltas

5- Fernando Alonso (Aston Martin) +1,303s, C3, 31 voltas

6- Lewis Hamilton (Mercedes) +1,475s, C3, 39 voltas

7- Zhou Guanyu (Stake) +1,965s, C3, 38 voltas

8- Pierre Gasly (Alpine) +2,054s, C3, 33 voltas

9- Nico Hulkenberg (Haas) +5,759s, C3, 31 voltas

10- Yuki Tsunoda (RB) +6,324s, C2, 40 voltas

Pneus: C1 mais duro, C2 duro, C3 médio, C4 macio, C5 super-macio

9h15: Melhores tempos até aqui

1- Charles Leclerc (Ferrari) 1m31,750s, pneu C3, 32 voltas

2- Oscar Piastri (McLaren) +0,578s, C3, 31 voltas

3- Logan Sargeant (Williams) +0,828s, C4, 30 voltas

4- Sergio Perez (Red Bull) +1,129s, C3, 20 voltas

5- Fernando Alonso (Aston Martin) +1,303s, C3, 27 voltas

6- Lewis Hamilton (Mercedes) +1,475s, C3, 36 voltas

7- Zhou Guanyu (Stake) +1,965s, C3, 38 voltas

8- Pierre Gasly (Alpine) +2,054s, C3, 31 voltas

9- Nico Hulkenberg (Haas) +5,759s, C3, 27 voltas

10- Yuki Tsunoda (RB) +6,956s, C4, 37 voltas.

Melhores tempos até às 9h00:

1 Charles LECLERC Ferrari 1:31.750 29

2 Oscar PIASTRI McLaren+0.578 25

3 Logan SARGEANT Williams+0.828 30

4 Sergio PEREZ Red Bull Racing+1.129 20

5 Fernando ALONSO Aston Martin+1.303 24

6 Guanyu ZHOU Kick Sauber+1.965 38

7 Pierre GASLY Alpine+2.054 30

8 Lewis HAMILTON Mercedes+2.472 29

9 Nico HULKENBERG Haas F1 Team+5.784 21

10 Yuki TSUNODA RB+6.956 30

Melhores tempos até às 8H30:

1- Charles Leclerc (Ferrari) 1m31.750s, C3, 23 voltas

2- Oscar Piastri (McLaren) +0.578s, C3, 11 voltas

3- Logan Sargeant (Williams) +0.828ss, C4, 25 voltas

4- Pierre Gasly (Alpine) +2.054s, C3, 19 voltas

5- Fernando Alonso (Aston Martin) +2.277s, C3, 14 voltas

6- Zhou Guanyu (Stake) +2.365s, C3, 23 voltas

7- Lewis Hamilton (Mercedes) +2.472s, C3, 16 voltas

8- Nico Hulkenberg (Haas) +5.784s, C3, 21 voltas

9- Yuki Tsunoda (RB) +7.620s, C4, 19 voltas

10- Sergio Perez (Red Bull) +8.573s, C1, 13 voltas

Pneus: C1 mais duro, C2 duro, C3 médio, C4 macio, C5 super-macio

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

TEXTO FINAL DO DIA – SAIBA TUDO AQUI – Ferrari domina 2º dia, Carlos Sainz na frente

15h37: Sergio Pérez passa para segundo: Com pneus C3, o mexicano coloca-se a sete décimos de Carlos Sainz. Faltam 20 minutos, vamos ver se a tabela ainda ‘mexe’ na frente. que o coloca três quartos de segundo atrás do esforço de Sainz (provavelmente o melhor do dia). Pouco depois de Pérez, Daniel Ricciardo melhora com os pneus C4, mas continua a mais de um segundo de distância, em quinto lugar.

15:20: Lewis Hamilton subiu para o segundo lugar, à frente de Lando Norris com Sergio Perez a melhorar para com 1m31.066s. Esteban Ocon também estabeleceu um novo melhor tempo pessoal, colocando o seu Alpine no sétimo lugar com 1m32.199s, usando pneu C3. Neste momento os tempos estão a cair com bastante regularidade.

14:50: Lando Norris está fora do carro! As câmaras captam Lando Norris, de fato de competição amarrado na cintura, conversando com seus engenheiros de pista. O inglês completou apenas 37 voltas até agora, somando-se às 35 que seu companheiro de equipa conseguiu na curta sessão matinal.

A McLaren parece estar bem, não houve nenhum problema mecânico óbvio ou importante, ambos os pilotos pareceram bem na pista e o que disse Zak Brown também foi positivo.

14h45: Sainz, tendo estabelecido o seu tempo mais rápido com os pneus macios, voltou para o composto mais duro para séries mais longas. O Ferrari não teve problemas de ritmo numa volta na temporada passada, com algumas poles entregues por ambos os pilotos, mas tiveram um problema com o desgaste dos pneus sob cargas mais altas de combustível nos dias de corrida, muitas vezes retrocedendo em relação às posições promissoras na grelha. Como tal, seu foco principal nos testes são as simulações de corrida, em vez de simulações de uma volta.

14:40. Pouca ação em pista! Apesar de se estar numa fase mais calma da sessão, com menos gente em pista, Logan Sargeant bloqueou a roda dianteira esquerda na curva 10 e quase saiu de pista, Esteban Ocon conseguiu uma volta pouco mais de um décimo do seu melhor registo de hoje, 1m34,477s, mas manteve a 14ª posição, e com os pneus C3, Sergio Perez é para já o mais rápido na pista com voltas na faixa de 1m34s. Daniel Ricciardo é o segundo mais rápido, dois segundos por volta mais lento, em 1m36s.

14:25 Tanto Pérez como Hamilton já ultrapassaram as 100 voltas, com o britânico a emergir recentemente em pista após 21 minutos nas boxes.

14h05: Ainda com duas horas pela frente de ação, já não deve demorar a parte em que as equipas se viram mais para as séries mais longas de voltas, experiências de configuração dos carros, mas há sempre a possibilidade do melhor registo do dia ser ‘atacado’, mas para já Ferrari na frente, tal como de manhã.

13:40 no melhor crono para Carlos Sainz, que reduziu ainda mais o seu melhor crono, colocando a fasquia nos 1m29.921, ficando agora 1.335s na frente de Lando Norris, segundo com o McLaren. A Ferrari quebrou pela primeira vez a barreira do segundo 30, ficando agora apenas dois décimos da pole de Verstappen no ano passado (1m29.708s). Começa a perceber-se que os carros deste ano são definitivamente mais rápidos que os de 2023.

13h20: Perez teve que ir às boxes. Seja o que for que tivesse acontecido, Sergio Perez não perdeu muito tempo nas boxes, já que o homem da Red Bull, depois de ter quase parado em pista, foi às boxes mas regressou rapidamente, ainda com pneus médios, não se antevendo para já simulações de qualificação por parte do mexicano.

13h09: Hamilton e Perez rumo às 100 voltas. Tudo indica que que Hamilton e Perez chegarão à centena de voltas hoje, ambos estão a rondar as 80, enquanto continuam a testar os seus carros de 2024. Nenhum dos dois mostrou sinais de seguir Sainz e apostar nos macios, embora a temperatura da pista esteja a começar a cair agora, pelo que as condições estão a melhorar em termos de aderência e portanto todos devem fazer melhores registos daqui para a frente.

13h05: As equipas terão três sessões de treinos livres antes da corrida do próximo fim de semana para se acostumarem com os pneus que têm para o Grande Prémio do Bahrein, mas mesmo assim seria de se esperar que eles abandonassem os macios em algum momento, só para ter uma ideia de seu novo carros com diferentes cargas de combustível.

13h00: Carlos Sainz passa para a frente: As coisas já mudaram no topo da tabela, embora se mantenha a Ferrari como a equipa mais rápida da sessão. Carlos Sainz, que utilizou o composto C4 mais macio, registou o melhor crono do dia até aqui, 1m30,686s e está agora na frente de Lando Norris, McLaren que está já a 0.936s apesar de só ter completado 21 voltas até aqui. Charles Leclerc (Ferrari) caiu para terceiro, a 1.064, seguindo-se Lance Stroll (Aston Martin) e a fechar o top 5, Valtteri Bottas (Kick Sauber). Carlos Sainz conseguiu o seu registo pouco antes das 13h00 locais, numa altura em que Sergio Pérez (Red Bull) teve problemas técnicos no seu monolugar.

1- Carlos Sainz (Ferrari) 1m30.686s, C4, 19 voltas

2- Lando Norris (McLaren) +0,936s, C3, 21 voltas

3- Charles Leclerc (Ferrari) +1.064s, C3, 54 voltas

4- Lance Stroll (Aston Martin) +1.343s, C3, 26 voltas

5- Valtteri Bottas (Sauber) +1.541s, C3, 31 voltas

6-Lewis Hamilton (Mercedes) +1.587s, C3, 82 voltas

7- Oscar Piastri (McLaren) +1.642s, C3, 35 voltas

8- Logan Sargeant (Williams) +1.892s, C4, 58 voltas

9- Sergio Perez (Red Bull) +2.193s, C3, 80 voltas

10- Fernando Alonso (Aston Martin) +2.367s, C3, 31 voltas

11- Zhou Guanyu (estaca) +3.029s, C3, 38 voltas

12- Pierre Gasly (Alpine) +3,118s, C3, 33 voltas

13- Daniel Ricciardo (RB) +3.340s, C3, 34 voltas

14- Esteban Ocon (Alpino) +4.367s, C1, 36 voltas

15- Kevin Magnussen (Haas) +5,925s, C3, 32 voltas

16- Nico Hulkenberg (Haas) +6,823s, C3, 31 voltas

17- Yuki Tsunoda (RB) +7.388s, C2, 40 voltas- –

12:35: Carlos aproxima-se da frente! Depois de ter vindo para a pista apenas há cerca de 15 minutos, Carlos Sainz está a ‘dar-lhe’ bem, e já registou 1m31,856s, um tempo que fica a pouco mais de um décimo do melhor registo que é ainda de Charles Leclerc.

12h25: Carlos Sainz já roda com o Ferrari SF-24. Na sua primeira volta cronometrada fez o oitavo tempo, 1.664s atrás do melhor registo que pertence ao seu companheiro de equipa, Charles Leclerc. Sergio Perez já soma 62 voltas.

12:00 Ferrari na frente, Hamilton ‘salta’ para segundo

A Ferrari e Charles Leclerc mantêm-se na frente depois de terminada a primeira hora da sessão da tarde, mas a grande novidade é o facto de Lewis Hamilton (Mercedes) ter passado para a segunda posição com 1m32.273s com pneus C3, e atingido as 56 voltas, menos duas que Sergio Pérez (Red Bull).

Lance Stroll colocou o seu Aston Martin na quinta posição com 1m32.598s, isto apenas com 10 voltas feitas, o que é bem interessante. Na lista estão agora 16 pilotos e potencialmente os tempos vão continuar a cair durante as quatro próximas horas.

A Red Bull confirmou que Perez vai permanecer no carro o dia inteiro de hoje, para evitar perder mais tempo de pista. Isso deixará os dois pilotos com um dia inteiro de testes. A Ferrari ainda está planeando uma troca mas Leclerc não saiu para a pista na parte da tarde. Williams e Mercedes planearam ter apenas um piloto no carro no dia de hoje.

Depois do tempo que se perdeu de manhã com o problema na sarjeta, a contagem de voltas ainda não é tão alta como no dia de ontem.

Tempos às 12h00

1-Leclerc, Ferrari, 1m31.750s, C3 – 54 voltas

2-Hamilton, Mercedes, 1m32.273s, C3 – 56 voltas

3-Piastri, McLaren, 1m32.328s, C3 – 35 voltas

4-Sargento, Williams, 1m32.578s, C4 – 46 voltas

5-Stroll, Aston Martin, 1m32.598s, C3 – 10 voltas

6-Perez, Red Bull, 1m32.879s, C3 – 58 voltas

7-Alonso, Aston Martin – 1m33.053s, C3 – 31 voltas

8-Zhou, Sauber, 1m33.715s, C3 – 38 voltas

9-Gasly, Alpine, 1m33.804s, C3 – 33 voltas

10-Ricciardo, RB, 1m35.410s, C3 – 17 voltas

11-Bottas, Sauber, 1m35,47s, C3 – 22 voltas

12-Magnussen, Haas, 1m36.611s, C3 – 17 voltas

13-Ocon, Alpine, 1m37.103s, C1 – 22 voltas

14-Norris, McLaren, 1m37.154s, C3 – 8 voltas

15-Hulkenberg, Haas, 1m37.509s, C3 – 31 voltas

16-Tsunoda, RB, 1m38.074s, C3 – 40 voltas

11h45: Primeiros tempos para os cinco novos pilotos que participam na sessão da tarde. Valtteri Bottas segue em nono, mas está a uns bons 3,7s do ritmo de Charles Leclerc para começar. Kevin Magnussen está logo atrás dele, enquanto Esteban Ocon (14º), Norris (12º) e Ricciardo (11º) adicionaram seus nomes à tabela de classificação.

Tempos:

1- Charles Leclerc (Ferrari) 1m31.750s, pneu C3, 54 voltas

2- Oscar Piastri (McLaren) +0,578s, C3, 35 voltas

3- Logan Sargeant (Williams) +0,828s, C4, 40 voltas

4- Sergio Perez (Red Bull) +1.129s, C3, 38 voltas

5- Fernando Alonso (Aston Martin) +1.303s, C3, 31 voltas

6-Lewis Hamilton (Mercedes) +1.475s, C3, 53 voltas

7- Zhou Guanyu (estaca) +1.965s, C3, 38 voltas

8-Pierre Gasly (Alpine) +2.054s, C3, 33 voltas

9- Valtteri Bottas (Sauber) +3.723s, C3, 9 voltas

10- Kevin Magnussen (Haas) +4.861s, C3, 10 voltas

11- Daniel Ricciardo (RB) +5,243s, C3, 6 voltas

12- Lando Norris (McLaren) +6,779s, C2, 8 voltas

13- Nico Hulkenberg (Haas) +5,759s, C3, 31 voltas

14- Esteban Ocon (Alpino) +5.949s, C1, 11 voltas

15- Yuki Tsunoda (RB) +6.324s, C2, 40 voltas

11h30: Quem está a guiar à tarde?

Após a mudança de planos na Red Bull, aqui está um resumo completo de quem está no lugar do piloto na sessão da tarde no Bahrein. Charles Leclerc continua no Ferrari:

Alpine: Esteban Ocon

Aston Martin: Lance Stroll

Ferrari: Charles Leclerc

Haas: Kevin Magnussen

McLaren: Lando Norris

Mercedes: Lewis Hamilton

RB: Daniel Ricciardo

Red Bull: Sergio Perez

Sauber: Valtteri Bottas

Williams: Logan Sargeant

11h00: Depois da falha de um dreno de água, que se danificou e obrigou à interrupção prematura da sessão da manhã, a sessão da tarde já recomeçou com pouco mais de 5h em que as equipas poderão testar e aprimorar os seus monolugares.

Haverá alguns ajustes nos alinhamentos de pilotos, com o plano inicial a ser o seguinte;

Testes de pré-temporada 2024 22/02

Red Bull Sergio Pérez

Ferrari Charles Leclerc – manhã

Carlos Sainz – tarde

Mercedes Lewis Hamilton

Alpine Pierre Gasly – manhã

Esteban Ocon – tarde

McLaren Oscar Piastri- manhã

Lando Norris – tarde

Stake F1 Team Kick Sauber Zhou Guanyu – manhã

Valtteri Bottas – tarde

Aston Martin Fernando Alonso – manhã

Lance Stroll – tardeHaas Nico Hülkenberg – manhã

Kevin Magnussen – tarde

Visa Cash App RB Yuki Tsunoda – manhã

Daniel Ricciardo – tarde

Williams Logan Sargeant

A Ferrari confirmou que o fundo do carro de Leclerc foi alterado devido aos danos sofridos quando ele bateu com a tampa do dreno. Não foram registados mais danos e a equipa.

10h00: sessão interrompida, só recomeça à tarde

Tal como sucedeu em Las Vegas, um monolugar da Ferrari voltou a passar por cima de um dreno de água que estava colocado junto a um corretor da pista e depois de Charles Leclerc ter soltado ou mesmo partido o dreno, logo de seguida passou Lewis Hamilton e acabou com o resto, levando à interrupção da sessão. Desde aí os Comissários e os responsáveis pelo circuito têm estado a trabalhar para resolver a questão que não deve ser fácil. De início julgava-se serem detritos na pista a causa da interrupção, mas foi um pedaço da tampa do dreno que se soltou, com o Controlo de Corrida a confirmar que a sessão não será retomada até que seja reparada aquela zona da pista. Nas repetições vê-se que foi Charles Leclerc a passar por cima da tampa do dreno, deslocando-a. A equipa levou o carro para as boxes e está a analisar quaisquer danos que possam ter sido causados. Lewis Hamilton também parece ter passado por cima de alguns dos destroços.

Tudo se passou na entrada da Curva 11. As imagens da F1TV mostraram Lewis Hamilton e Charles Leclerc a levantar detritos do lancil do lado de fora da entrada, e uma bandeira vermelha foi acionada pouco depois.

Martelagem e soldadura é o que se passa neste momento naquela zona, logicamente, como parte das reparações. As equipas gastam milhões e uma simples tampa de dreno, faz parar tudo…

Já se sabe, a sessão não será retomada, foi cancelada mais cedo. A FIA optou por antecipar o almoço para agora, enquanto continua a reparar a pista.

A sessão da tarde será agora mais longa, mas isso não ajudará as equipas que normalmente utilizam a hora de almoço para trocar os lugares.

9h00: Ferrari mantém-se na frente

Ao cabo de duas horas de pista, tudo basicamente na mesma, sendo o mais significativo o susto que Lewis Hamilton apanhou, tendo depois alcançado um registo que o colocou em sétimo, caindo para o oitavo lugar quase dois segundos e meio atrás de Charles Leclerc que continua na frente da tabela de tempos. Logan Sargeant teve uma saída da pista, e rumou posteriormente às boxes onde está parado desde então tendo mesmo despido o fato de competição o que pode indiciar mudança de afinação ou mais problemas de fiabilidade para a Williams.

Sergio Pérez aproximou o seu Red Bull dos primeiros lugares, colocou-se na 3ª posição a 1.129s de Leclerc, mas perdeu uma parte significativa do tempo de pista devido a um problema nos travões. Fernando Alonso melhorou consideravelmente o seu registo, estando agora a 1.303s do piloto da Ferrari. Também Guanyu Zhou (Kick Sauber) melhorou e está agora a 1.965s da frente.

Tempos após 2 horas:

1 Charles LECLERC Ferrari 1:31.750 29

2 Oscar PIASTRI McLaren+0.578 25

3 Logan SARGEANT Williams+0.828 30

4 Sergio PEREZ Red Bull Racing+1.129 20

5 Fernando ALONSO Aston Martin+1.303 24

6 Guanyu ZHOU Kick Sauber+1.965 38

7 Pierre GASLY Alpine+2.054 30

8 Lewis HAMILTON Mercedes+2.472 29

9 Nico HULKENBERG Haas F1 Team+5.784 21

10 Yuki TSUNODA RB+6.956 30

09:44 A Ferrari levantou o carro e os mecânicos estão a inspecionar os potenciais danos no SF-24 de Leclerc. também o Mercedes de Hamilton está em cima dos ‘macacos’ na boxe e a equipa está a inspecionar o piso do carro.

09:40 O safety car foi para a pista, e o corretor e a tampa de dreno terão de ser reparados na entrada da Curva 11 antes que a ação em pista possa ser retomada. Os replays da F1TV revelaram a causa. Leclerc passa primeiro, e depois Hamilton passa pelo mesmo local com seu Mercedes e isso o desaloja o material completamente. Momentos depois, Leclerc passa novamente e atropela os detritos do lancil que provavelmente causaram danos ao carro.

9h35: Inspeção da pista

Não foram detritos na pista a causa da interrupção, mas sim, julga-se, um pequeno pedaço de um corretor que se soltou e de uma tampa de dreno, e o Controlo de Corrida já confirmou que a sessão não será retomada até que uma inspeção da pista seja realizada. Nas repetições vê-se que foi Charles  Leclerc a passar na zona soltando um pouco, e depois Lewis Hamilton acabou com o resto ao passar por lá.

A Ferrari levou o carro para as boxes e está a analisar quaisquer danos que possam ter sido causados. Lewis Hamilton também rumou às boxes e a equipa está a verificar o carro.

09:22 Bandeira vermelha, mas não porque alguém parou na pista. É a primeira bandeira vermelha dos testes, uma vez que a paragem de ontem, de Alex Albon em pista foi resolvida em segurança sob bandeiras amarelas, ao que parece a causa desta paragem tem a ver com detritos na pista. Os carros regressaram todos às boxes por enquanto, enquanto os comissários de pista trabalham na limpeza da pista.

8h57 Logan Sargeant fora do carro

Logan Sargeant foi para as boxes, e está sem fato de competição no muro das boxes, a conversar com os responsáveis. Isso indica, na melhor das hipóteses, uma longa mudança de configuração do carro ou eventualmente mais problemas de fiabilidade para a equipa? Pode ser consequência da sua anterior saída de pista…

8:51: Logan Sargeant falha a última curva e sai da pista, levantando algum pó e areia. O vento continua a ser um fator, com esta pista relativamente aberta em alguns locais e isso está a ‘soprar’ alguma areia para o circuito, o que afeta, logicamente, a aderência. Este já é um circuito de baixa aderência, em geral, com a superfície da pista bastante ‘velha’. Também há algumas lombas para contornar, que fazer ver-se os pilotos a saltar agressivamente quando começam as suas voltas de simulações a fundo.

08:34 Lewis Hamilton está hoje em pista e completou uma volta com outro melhor sector pessoal, melhorando o seu melhor registo, colocando-o em sétimo com 1m34,222s, mais de dois segundos atrás de Leclerc. Obviamente, terá a ver com as habituais cargas de combustível e as normais incógnitas dos testes.

Pouco depois o inglês teve um ‘momento’ na Curva 7, quando travou na entrada da curva. apenas um ligeiro susto.

8h20: Pelotão mais equilibrado

No terceiro ano desta geração de carros, normalmente o que se espera é que o pelotão se aproxime cada vez mais, à medida que todos começam a compreender totalmente os regulamentos. É aí que será mais difícil para a Haas tentar entrar totalmente no meio do pelotão, com tanta competição pelas posições que dão pontos. O atraso que a equipa acumulou está cada vez mais difícil de recuperar.

A Red Bull, a Ferrari, a Mercedes, a McLaren e a Aston Martin já estão a mostrar-se fortes, o que significa que podemos esperar 10 carros a lutar pelos pontos.

A Alpine e a RB parecem ter dado um passo em frente, por isso é fácil perceber a dura tarefa que a Haas, a Kick Sauber e a Williams enfrentam para lutar regularmente por pontos este ano.

8h10: Fernando Alonso regressou à pista depois de uma longa paragem na box, registando o seu primeiro tempo na tabela, saltando para o quinto posto com 1:34.027s.

8h00: Charles Leclerc é o piloto mais rápido da primeira hora da sessão matinal no Barém, completando a sua volta mais rápida em 1:31.750s. O piloto monegasco colocou-se na frente ainda nos primeiros instantes do dia, melhorando constantemente os seus registos. 

7h51: Charles Leclerc alcança a melhor marca nos dois primeiros setores, com algum tempo perdido no terceiro, passando a ter um novo melhor tempo, com 1:37.750s. O piloto monegasco é seguido por Oscar Piastri, a 0.696s. Fernando Alonso ainda não tem qualquer tempo registado nesta sessão.

7h45: Logan Sargeant teve de alargar a trajetória e passar por fora da pista. Em principio, isto aconteceu devido a uma rajada mais forte de vento.

7h44: Sergio Pérez regressou à pista, mas voltou a entrar no pitlane e o RB20 está de novo dentro da garagem da equipa.

7h35: Pérez está de regresso ao carro, mas ainda dentro da garagem da Red Bull. O piloto mexicano completou apenas 3 voltas nestes primeiros 35 minutos da sessão matinal.

7h25: Charles Leclerc baixa o seu registo anterior, passando a estar na frente da tabela de tempos com a marca de 1:31.822s, ainda com os pneus C3.

Ao mesmo tempo, Logan Sargeant é o piloto com mais voltas completadas nestes primeiros 25 minutos da sessão matinal, bem precisando o piloto norte-americano, que ontem só conseguiu somar 21 voltas.

7h17: Pérez está fora do carro na box, uma vez que teve um pequeno sobreaquecimento dos travões do RB20, deu conta Ted Kravitz da Sky.

7h10: Sergio Pérez foi o primeiro piloto a colocar uma referência na tabela de tempos, mas Charles Leclerc tratou de mudar isso logo depois. O piloto monegasco começou por realizar a sua primeira volta cronometrada em 1:37.623s, baixando de seguida essa marca para 1:37.055s, sendo agora seguido de Lewis Hamilton no Mercedes W15, com 1:37.764s. Estes dois pilotos têm os pneus C3 montados nos monolugares, enquanto Pérez (1:40.323s) está com os C2.

Ainda assim, não são tempos que revelem nada.

7h00: Tem início o segundo dia de testes de pré-temporada

Segundo dia de testes da pré-temporada tem hoje lugar acontece no Circuito Internacional do Barém. Max Verstappen foi o melhor no dia de abertura para a Red Bull, com o neerlandês a a completar umas incríveis 143 voltas. A Williams debateu-se com problemas de fiabilidade e só conseguiu 61 voltas no total: “Não conseguimos fazer o que queríamos, mas nem tudo foi negativo, houve alguns pontos positivos. O carro está muito diferente. Há alguns problemas de equilíbrio que precisamos de afinar, mas eliminou alguns dos grandes problemas que tivemos no ano passado. Só precisamos de descobrir como o fazer – como gerir a forma como o carro deve ser configurado e conduzido. Estamos a ir numa boa direção”.

Assim, hoje a Williams deu a Logan Sargeant o dia inteiro ao volante do FW46, e Lewis Hamilton também tem o controlo total do Mercedes hoje, como acontece com Sergio Pérez.

O resto das equipas estão a dividir os seus pilotos, embora, curiosamente, muitos dos pilotos da manhã de ontem estejam a ter novamente na sessão matinal, menos representativa.

A Williams teve o primeiro dia mais difícil de todos. Alexander Albon parou na pista com um problema na bomba de combustível, o que lhe custou cerca de vinte minutos no final da primeira sessão.

Mas Logan Sargeant teve ainda pior sorte durante a tarde, com um problema no eixo de transmissão que o impediu de rodar muito. James Vowles disse que estas duas falhas foram separadas.

Testes de pré-temporada 2024 22/02
Red Bull Sergio Pérez
Ferrari Charles Leclerc – manhã

Carlos Sainz – tarde

Mercedes Lewis Hamilton
Alpine Pierre Gasly – manhã

Esteban Ocon – tarde

McLaren Oscar Piastri- manhã

Lando Norris – tarde

Stake F1 Team Kick Sauber Zhou Guanyu – manhã

Valtteri Bottas – tarde

Aston Martin Fernando Alonso – manhã

Lance Stroll – tarde

Haas Nico Hülkenberg – manhã

Kevin Magnussen – tarde

Visa Cash App RB Yuki Tsunoda – manhã

Daniel Ricciardo – tarde

Williams Logan Sargeant



6:58: Segundo dia de testes no Barém, depois da Red Bull ter mostrado ontem um desempenho muito forte e a Williams ter passado por uma tarde complicada. A Haas foi a equipa com mais voltas acumuladas.

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado