F1, Testes de Barcelona: Vettel encerra segundo dia no topo da tabela

Por a 27 Fevereiro 2018 17:14

Foi um dia calmo no Circuito da Catalunha. O mau tempo continuou a fazer -se sentir por aqueles lados e as equipas de F1 não tiveram vida fácil para levar adiante os seus programas. O dia começou frio, com alguma neve, que tornou os asfalto da pista demasiado frio e escorregadio para as máquinas do grande circo.

 

Os carros foram saindo para a pista mas em ritmo lento e apenas para voltas de instalação. Entretanto já tinha sido notícia que a Martini não iria renovar o vinculo com a Williams.  Enquanto as temperaturas não subiam, os pilotos iam cumprindo voltas únicas à pista ou em ritmo lento, com as grelhas aerodinâmicas montadas. A primeira parte da sessão de hoje foi dedicada recolher dados para comparar as informações obtidas nos túneis de vento das equipas e assim validar as simulações.

A meio da manhã, Sirotkin era o piloto com mais voltas dadas… 17 no total, contra 16 de Bottas e 9 de Leclerc.  Vandoorne era o homem mais rápido com 1:20.325 no cronómetro.

Por volta das 12 e 30  a primeira bandeira vermelha do dia, com Leclerc a ficar parado em pista, mas nada de muito grave pois a equipa resolveu depressa o problema causado pela saída de pista do jovem piloto, que voltou a sair para a pista algum tempo depois.

Entretanto as equipas que tinham agendado usar dois pilotos mudaram de estratégia e mantiveram os homens da manhã, para poupar tempo. A Williams no entanto manteve-se fiel ao plano traçado e colocou Kubica em pista. A hora de almoço foi suprimida de forma a poder rentabilizar mais o tempo e falou-se até em prolongar esta semana de testes em mais um dia ou até adicionar um dia à semana seguinte. Nada decidido no entanto.

 

Os tempos começaram e baixar e Vettel evidenciou-se como o piloto em destaque. Ainda apanhou um susto com uma saída de pista, que obrigou à mostragem de bandeiras vermelhas para limpeza da pista, mas conseguiu colocar o seu Ferrari no primeiro lugar da tabela.

Kubica mostrava serviço e fazia o melhor tempo da Williams nestes testes e Vettel conseguia baixar ainda mais a sua marca que ficou nos 1m19.673s.  Verstappen também mostrava bom andamento depois de ter ficado a manhã toda quase sem ir para a pista, com uma fuga de combustível no seu monolugar, que a equipa teve de resolver.

Entretanto a McLaren não saia para a pista. Um problema no sistema de escape obrigou a equipa a reparações mais demoradas  e não se viu o MCL33 durante a tarde.

A neve resolveu aparecer na última hora da sessão de hoje, embora alguns pilotos tenham dado voltas ao traçado catalão. Os monolugares saíram equipados com os pneus intermédios e como tal a tabela de tempos não iria sofrer grandes alterações.

No final do dia, Vettel acabou com o melhor tempo e com mais voltas percorridas. Eis os resultados de hoje:

 

1. Sebastian Vettel, Ferrari, 98 Voltas, Macios – 1:19.673;

2. Valtteri Bottas, Mercedes, 94 Voltas, Médios- 1:19.976;

3. Stoffel Vandoorne, McLaren, 37 Voltas, Hiper-macios – 1:20.325;

4. Max Verstappen, Red Bull, 67 Voltas, Médios – 1:20.326;

5. Carlos Sainz, Renault, 65 Voltas, Macios – 1:21.212;

6. Pierre Gasly, Toro Rosso, 80 Voltas, Macios – 1:21.318;

7. Robert Kubica, Williams, 42 Voltas, Macios – 1:21.495;

9. Sergey Sirotkin, Williams, 52 Voltas, Macios  – 1:21.822;

10. Esteban Ocon, Force India, 79 Voltas, Macios – 1:22.850;

11. Charles Leclerc, Sauber, 81 Voltas, Macios – 1:22.721; 1

12  Kevin Magnussen, Haas, 32 Voltas, Macios – 1:22.727;

 

Amanhã está prevista queda de neve à hora de início dos trabalhos. Deverá ser mais um arranque lento dos trabalhos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
6 anos atrás

O que me parece mais interessante até agora dos testes é que parece que ninguém está a ter problemas significativos e o pelotão está relativamente agrupado. Espero que seja um bom indicador para a competitividade do campeonato deste ano.

ernie
ernie
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

Concordo, se bem que não é de esperar falhas graves de motor ou transmissão em componentes que agora vão ter que suportar 6000km (7 fins de semana) sem partir.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

O que acho estranho é a Mclaren ontem fez 50 e tal voltas, a TR/Honda fez 90 e tal. Hoje a Mclaren faz 37 voltas, a TR/Honda faz 80… Isto é algum universo paralelo?

so23101706
so23101706
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Não, é apenas sinal que as coisas não funcionaram entre a McLaren e a Honda. E que *talvez* a culpa da falta de competitividade dos McLaren nos últimos anos não seja apenas do motor.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

É bluff certamente. A McLaren vai ganhar isto tudo, quem diz é o bruxo de Fafe! Viva a McLaren, carago!

rr
rr
6 anos atrás

Macios e Médios será a mesma coisa ???

ernie
ernie
Reply to  rr
6 anos atrás

Já se viu no passado que ás vezes nem a Pirelli sabe responder a essas perguntas…

chicanalysis
Reply to  rr
6 anos atrás

Não pá, são os faróis! Como estava a nevar tiveram que acender as luzes.

ernie
ernie
6 anos atrás

Parece-me um excelente indicador o facto da Honda ter o seu motor com 160 voltas sem problemas e colocado no meio da tabela. Parecem mau indicador a Mclaren que precisa de pneus mais moles que a Renault, com motor igual, e dá a entender que com pneus iguais estaria a fazer jogo igual com a Toro Rosso Honda em termos de andamento, mas com problemas. Se o Chassis laranja é tão bom como se diz, então James Key voltou a fazer um excelente trabalho em Faenza. Mas sem demérito para Key, o que me parece é que Paddy Lowe não… Ler mais »

Cágado1
Reply to  ernie
6 anos atrás

Paddy Lowe na McLaren?… Isso é algum regresso ao passado?… 😉

ernie
ernie
Reply to  Cágado1
6 anos atrás

Tem razão, o problema é que queria metê-lo na Williams a modificar o conceito do ano passado, e acabei por metê-lo na Mclaren. Coitado do Prodromou…
É o que dá estar a escrever e na conversa ao mesmo tempo.
Obrigado pela correcção.

can-am
can-am
6 anos atrás

O Ferrari pelas mãos de Vettell é outra loiça. O carro é uma evolução e que evolução do conceito do ano passado. Os tempos com medios foram muito,muito bons.O Hamilton será à partida o unico que poderá discurir o mundial com o Vitelinho ! Será uma reedição do duelo do ano passado.Já deu para ver isso apenas com 2 dias de treino,tal como eu sempre disse.Os outros estão a milhas.A própria Red Bull não tem (continuava não ter),nem carro nem motor para chegar à Ferrari e à Mercedes.Por mais voltas que dêm. A Mclaren já está a começar a dar… Ler mais »

no-team
6 anos atrás

Tanta gente já a fazer o funeral à Mclaren, a RB ontem foi a mais rápida e hoje também teve um dia atribulado, são apenas testes e é notório que a performance ainda não é principal o foco de nenhuma equipa. Seguindo a linha da temporada passada, percebendo que estes carros são essencialmente uma evolução dos carros da temporada passada, a Mercedes e a Ferrari são as equipas mais à vontade, até porque são aquelas que têm a sua base mais consolidada. Eu não estou à espera de ter a Mclaren na luta pelo título, o objectivo passa por chegar… Ler mais »

chicanalysis
6 anos atrás

Estou cá com um feeling que a surpresa do ano vai ser a renault (embora eu nem simpatize muito com a marca). A começarem a aparecer bons resultados é certinho que a RB e a McL começarão a levar com os motores “marados” como parece ter acontecido com a toro rosso nos últimos GPs do ano passado quando estava em jogo o 6o lugar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado