F1, Testes de Barcelona: Hamilton termina a semana como o mais rápido
O início do último dia de testes desta semana ficou marcado pelo nevoeiro que pairou sobre o circuito da Catalunha mas que não influenciou os trabalhos, que começaram assim que a luz verde se acendeu.
A maioria das equipas fez logo as voltas de instalação e a McLaren mostrou logo vontade de recuperar o tempo perdido. Vandoorne colocou o primeiro tempo na tabela, com os pneus de chuva, a única solução lógica para enfrentar a pista molhada. Durante algum tempo apenas o nome de Vandoorne e Ericsson apareceu na tabela, enquanto os outros pilotos continuavam com testes de aerodinâmica e voltas únicas. Aos poucos os carros começaram a tentar mais de uma volta até que Ericsson provocou a primeira bandeira vermelha do dia com uma saída de pista.
The cause of our brief red flag this morning… 🔄#F1 #F1Testing pic.twitter.com/8dqWmzzAZZ
— Formula 1 (@F1) March 1, 2018
O tempo foi passando e quando o relógio se aproximou do meio dia, os tempos começaram a cair em catadupa. Magnussen foi o primeiro a destronar Vandoorne, mas seguiram-se Hulkenberg, Bottas e Verstappen que pouco tinha andando durante a manhã. As condições da pista iam melhorando cada vez mais e Bottas deu o exemplo, sendo o primeiro a sair das boxes com pneus slicks. Vandoorne continuava a acumular voltas para a McLaren enquanto Alonso se preparava para assumir os comandos da máquina. Entretanto, Sainz, Leclerc, Stroll e Hamilton tinha tomado o lugar dos seus colegas de equipa.
Hamilton desde cedo começou imprimir um ritmo forte mas não chegava ao tempo de Vandoorne que durante muito tempo foi o melhor, com o tempo feito no início da tarde, nesta sessão que mais uma vez foi contínua, sem pausas para almoço. Até que quando faltava pouco mais de uma hora para o final, Hamilton fez o melhor tempo da sessão e da semana. Antes disso, Verstappen teve uma saída de pista que provocou a segunda bandeira vermelha do dia, numa sessão pouco conseguida por parte da Red Bull com poucas voltas dadas.
#F1Testing #Alonso on fire !!🔥👌✌️#McLaren pic.twitter.com/kMlOKngzQo
— Alessandro®️🏎🏁 (@Berrageiz) March 1, 2018
A pista teve muito movimento durante a última hora do dia mas os tempos não se alteraram muito com Hamilton na frente, seguido de Vandoorne, Vettel e Magnussen, Alonso fechava o top 5 das melhores voltas.
Uma saída de pista de Leclerc motivou a terceira bandeira vermelha do dia, mas o problema foi resolvido de forma célere e pouco depois as máquinas regressaram para as últimas voltas desta semana.
#F1Testing #Mercedes pic.twitter.com/1NTjDvtiX7
— Alessandro®️🏎🏁 (@Berrageiz) March 1, 2018
Até ao final não houve mais alterações significativas na tabela de tempos e a Mercedes terminou assim o dia na frente. Hamilton ficou com o melhor tempo desta semana, seguido de Vettel e Vandoorne no top3 das melhores voltas destes quatro dias.
Quanto ao dia de hoje, destaque para o ritmo da Mercedes e Ferrari na última parte da sessão e para o elevado número de voltas dado pela McLaren (160) mostrando que a fiabilidade está num bom nível, embora os problemas de sobreaquecimento pareçam continuar. A Toro Rosso voltou a fazer muitas voltas ao contrário da Red Bull que teve um dia discreto quer em performance como em número de voltas dado.
Tempos da sessão de hoje e número de voltas dadas:
#F1Testing | Barcelona Test 1, Day 4 – Final Timesheet
Sebastian Vettel has ended the session on P3 with a time of 1:20.241 (+0.908). pic.twitter.com/Hpi2LO5LDn
— Sebastian Vettel #5 (@sebvettelnews) March 1, 2018
Nº de voltas dadas hoje por equipa:
McLaren – 161
Toro Rosso – 147
Sauber – 138
Mercedes – 129
Ferrari – 120
Renault – 109
Williams – 101
Haas – 96
Force India – 65
Red Bull – 35
Melhores tempos da semana:
Lewis Hamilton, Mercedes, Dia 4, Médios, 1:19.333
Sebastian Vettel, Ferrari, Dia 2, macios :19.673
Stoffel Vandoorne, McLaren, Dia 4, Hyper-macios, 1:19.854
Valtteri Bottas, Mercedes, Dia 2, Médios, 1:19.976
Daniel Ricciardo, Red Bull, Dia 1, Médios, 1:20.179
Voltas dadas por motor:
Ferrari: 768
Mercedes: 748
Renault: 533
Honda: 324
Tag Heuer: 209
Percentagem de cada equipa, relativamente ao número total de voltas dadas:
how far did you go? Teams % of the whole field mileage for the week, bullish @ToroRosso @Circuitcat_eng #F1Testing pic.twitter.com/dmArcUhbk4
— Motorsport Stats (@msportstats) March 1, 2018
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Destes primeiros testes resulta que nada mudou no topo da hierarquia :a Mercedes e a Ferrari estão bem acima da concorrência,com o factor Hamilton mais uma vez a fazer a diferença…com pneus médios! O Red Bull ou muito me engano ou vai ser mais outro falhanço. Sinais muito pouco animadores.E desta vez apresentaram o carro bem cedo. Os Mclaren rodaram e muito o que se saúda. Será que vão ser mais competitivos que os RedBull ? Do resto parece-me que a Renault está um bocado melhor (mal seria), e que a Force India parece ter feito um carro que não… Ler mais »
Ainda é muito cedo para tirar conclusões, até porque não sabemos a quantidade de combustível de cada carro, quando obtiveram o melhor tempo. A McLaren rodou com os hiper macios, mas terá andado com mais combustível do que a Red Bull ou a Renault? Não sabemos, como não sabemos qual a real diferença entre os vários compostos. Embora ainda falte a segunda ronda de testes, só na Austrália teremos uma ideia mais precisa da real competitividade das equipas.
São testes, se calhar na segunda semana de testes a Sauber chega e abafa tudo e chegados a meio do campeonato são campeões.
Espero pela Austrália para perceber onde realmente anda cada equipa. Especialmente RB, Renault e Mclaren.
A Toro Rosso, com a unidade motriz Honda, continua a mostrar fiabilidade e, a espaços, alguma rapidez. A McLaren continua a falsear os tempos recorrendo a pneus de misturas moles, o que não faz qualquer sentido em testes como estes. O Hamilton a ser meio segundo mais rápido com pneus médios do que o Vandoorne com hipermacios diz muito sobre a forma dos McLaren.
Falsear porquê? …recorrendo a pneus de misturas moles, o que não faz qualquer sentido em testes como estes…Informe-se antes de lançar bitaites. Acaso se apercebeu que estava frio? Houve neve ontem. E hoje apesar de seco não esteve muito quente. Pois fica a saber que os dois tipos de pneus que melhor funcionavam nestas temperaturas da pista eram precisamente os médios e os hiper. Atingiam as temperaturas necessárias, para as condições atmosféricas. Os restantes compostos, dependiam de cada carro. Por isso, o factor pneus aqui não diz nada sobre a hierarquia de performance dos carros. Quando as temperaturas subirem para… Ler mais »
E não poderá a McLaren estar a espremer um pouco os números com o intuito de convencer algum patrocinador renitente?
Exactamente. Aliás, muitos repararam no espaço entre os logos da Dell e da Lubrax na dianteira do carro, como se estivesse à espera de ser preenchido por um patrocínio (e já nem falo nos flancos). Ou então é tudo para iludir tolinhos, como a Ferrari costumava fazer no tempo do Commendatore, com tempos-canhão nos testes que depois não se repercutiam no desempenho em corrida.
Abra os olhos. O Hamilton foi meio segundo mais rápido com os médios do que o Vandoorne com os hipermacios. Imagine qual seria a diferença se o Mercedes tivesse usado os pneus mais macios! E a meteorologia era igual para todos, penso eu. (Ou talvez a Mercedes e a Ferrari tivessem um microclima e estivesse sempre bom tempo para os seus carros, quem sabe.)
E sabem a quantidade de combustível que ambos os carros tinham?
Irra, gente chata, isto são treinos, só sabemos que pneus estão a usar, de resto nada saia cá para fora
Mais uma coisa: o que está a acontecer com a McLaren não me satisfaz, mesmo se têm lá o piloto mais detestável da F1. A crise da McLaren é um sintoma muito preocupante do enfraquecimento dos construtores independentes, incapazes de competir com equipas de recursos praticamente ilimitados como a Mercedes e a Ferrari. A Williams já está a sofrer as consequências dessa desigualdade, e a McLaren está a ir pelo mesmo caminho. E praticamente todas as equipas independentes que surgiram nos últimos anos fecharam as portas, com excepção da Haas (que, provavelmente, nunca vai ganhar uma única corrida, a despeito… Ler mais »
O Alonso é o mais detestável da F1, já a Haas conta com um piloto fenomenal.Ó homem, mude lá o nick outra vez e comece de novo, assim ninguém o leva a sério!
Ah, ah, ah… Muitíssimo bem escrito forista no-team! Cumprimentos
Oh forista so(i), como já alguém te disse e bem: muda lá o nick mais uma vez que já ninguém te leva a sério…
Cumprimentos
Infelizmente durante esta semana houve pouca acção em pista, por isso são muitas as incertezas. A Mercedes e a Ferrari estão claramente num patamar acima, mas ainda se está a esconder muito jogo. É de saudar a fiabilidade da Honda, a partir daqui podem finalmente começar a trabalhar a sua competitividade, é uma enorme vantagem não ter a pressão de ser imediatamente competitiva como se exigia na parceria com a Mclaren. Parece cada vez mais claro que a RB aproveitou muito bem esta oportunidade para se associar à Honda que continua a ser uma parceria bastante apetecível a médio/longo prazo.
Tempo mais surpreendente, o do sainz com médios, será a terceira força? Existem muitas questões, mas a certeza, que infelizmente a mercedes não terá opositor.
Repetindo o comentário do primeiro dia, gostei ver a maior parte das equipas não terem problema de maior, com destaque natural para Toro Rosso na sua estreia com a Honda. Em termos de andamento, fiquei com uma noção de alguma aproximação do pelotão. A surpresa pela positiva foi a Renault e fiquei com a certeza que o Hulkenberg vai finalmente conseguir o seu 1º pódio este ano. Abstraindo do pneus, dá a ideia que a McLare tb melhorou, resta saber se tanto como esperavam. Na frente é muito mais difícil fazer correlação de forças, mas a Mercedes deverá manter o… Ler mais »
Renault a meu ver será quem mais subirá na tabela, quiça ao nível da redbull, a mercedes longe de todos, espero que as outras equipas se aproximem, mas não me parece, sei que ainda é cedo mas….espero muito da maclaren, penso que a force india deverá cair.