F1 testes do Bahrein, dia 2: siga tudo o que acontece
16:55 – As incidências do segundo dia dos testes de pré-temporada do Bahrein, AQUI.
16:30 – Terminou o segundo dia de testes no Bahrein, com Zhou a deter o melhor tempo do dia, apesar daquele incidente no final. Resumo do dia, já a seguir.
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:31.610s, C5 – 133 voltas
- Max Verstappen, Red Bull, 1:31.650s, C3 – 47 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:32.205s, C3 – 130 voltas
- Nyck de Vries, AlphaTauri, 1:32.222s, C5 – 74 voltas
- Nico Hülkenberg, Haas, 1:32.466s, C4 – 68 voltas
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s, C3 – 70 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:32.549s, C5 – 154 voltas
- Charles Leclerc, Ferrari, 1:32.725s, C3 – 68 voltas
- Oscar Piastri, McLaren, 1:33.175s, C3 – 74 voltas
- Pierre Gasly, Alpine, 1:33.186s, C3 – 59 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s, C3 – 67 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s, C3 – 49 voltas
- George Russell, Mercedes, 1:33.654s, C3 – 26 voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s, Proto – 76 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:33.954s, C3 – 72 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.522s, C2 – 65 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:35.708s, C2 – 85 voltas
16:17 – Alfa Romeo de Zhou ficou parado no final do pitlane. Os mecânicos apressaram-se a ir recuperar o monolugar suíço.
16:16 – Hora de testar novamente os sistemas e os procedimentos do Virtual Safety Car.
16:10 – A Alpine parece estar com problemas em retirar os pneus traseiros do A523 durante toda a sessão da tarde, estando a equipa a analisar esta questão.
16:02 – Zhou alcançou o melhor tempo do dia com pneus C5 montados no Alfa Romeo. 1:31.610s com este composto da Pirelli que não estará disponível para o GP do Bahrein da próxima semana.
15:50 – Zhou Guanyu passou para o terceiro posto da tabela de tempos no Alfa Romeo com o tempo de 1:32.214s com pneus macios.
15:43 – Fernando Alonso recuperou o segundo lugar com os pneus C3 montados no AMR23, rodando em 1:32.205s.
15:36 – Nyck de Vries melhorou o seu tempo anterior para 1:32.222s e encurtou a diferença para Verstappen em 0,572s, ainda com pneus macios.
15:28 – Nyck de Vries aproveitou o composto mais macio da Pirelli para completar a sua volta em 1:32,403s, ascendo ao segundo posto da tabela de tempos, passando Alonso para terceiro.
15:24 – Fernando Alonso sobe ao segundo posto da tabela de tempos, com o tempo de 1:32.429s, ficando a 0.779s do tempo de Verstappen, numa altura em que as condições de pista deverão permitir tempos mais rápidos. Ainda há muitas equipas a fazer simulação de corrida.
15:14 – Sessão regressa à condição de bandeira verde, com a inclusão do RB19 de Max Verstappen.
15:12 – Aston Martin anunciou alinhamento para último dia de testes
A primeira bandeira vermelha do dia acabou por acontecer a pouco mais de hora e meia para o final do segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, depois da paragem forçada do Mercedes W14 de George Russell, devendo tratar-se de um problema hidráulico.
A suspensão acontece numa altura em que a noite se instalou no Bahrein e a pista começa a arrefecer, em condições mais perto daquelas que se vão sentir durante a corrida da próxima semana. Uma má notícia para a Mercedes, que já perdeu cerca de uma hora no segmento da manhã.
Agora resta à equipa de Brackley trazer o monolugar para a box, analisar e talvez reparar o problema que deixou Russell apeado em Sakhir.
15:04 – Os mecânicos da Mercedes já estão junto do W14 e preparam-se para colocar o monolugar no veículo de recuperação, tentando que não se veja nada do fundo do novo carro da equipa. O tempo da sessão continua a correr, como acontece em qualquer situação idêntica nos treinos livres.
14:54 – Mercedes parado em pista. Bandeira vermelha.
A primeira bandeira vermelha do dia acabou por acontecer a pouco mais de hora e meia para o final do segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, depois da paragem forçada do Mercedes W14 de George Russell, devendo tratar-se de um problema hidráulico.
A suspensão acontece numa altura em que a noite se instalou no Bahrein e a pista começa a arrefecer, em condições mais perto daquelas que se vão sentir durante a corrida da próxima semana. Uma má notícia para a Mercedes, que já perdeu cerca de uma hora no segmento da manhã.
14:52 – Tempos e número de voltas até a este momento:
- Max Verstappen, Red Bull, 1:31.650s, Pneu C3 – 18 voltas
- Nico Hülkenberg, Haas, 1:32.466s, Pneu C4 – 35 voltas
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s, Pneu C3 – 70 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:32.549s, Pneu C5 – 121 voltas
- Charles Leclerc, Ferrari, 1:32.725s, Pneu C3 – 22 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:32.969s, Pneu C3 – 110 voltas
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:33.170s, Pneu Proto – 108 voltas
- Oscar Piastri, McLaren, 1:33.175s, Pneu C3 – 34 voltas
- Pierre Gasly, Alpine, 1:33.463s, Pneu C3 – 25 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s, Pneu C3 – 67 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s, Pneu C3 – 49 voltas
- George Russell, Mercedes, 1:33.654s, Pneu C3 – 20 voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s, Proto – 76 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:33.954s, Pneu C3 – 72 voltas
- Nyck de Vries, AlphaTauri, 1:34.425s, Pneu C3 – 36 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.522s, Pneu C2 – 65 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:35.708s, Pneu C2 – 85 voltas
14:39 – Apenas 3 pilotos em pista neste momento e todos com mais de 100 voltas completadas. Alonso, Sargeant e Zhou continuam em pista, enquanto todos os restantes estão parados.
14:30 – A Red Bull tapou a entrada da garagem e deixou de trabalhar em pista para trabalhar dentro da box, apenas com 18 voltas completadas por Max Verstappen durante a sessão da tarde, apesar de manter a liderança no topo da tabela de tempos.
14:14 – Logan Sargeant passou a marca das 100 voltas no dia de hoje aos comandos do Williams FW45. Um bom dia até agora para a equipa de Grove, que parece estar a ter um teste sem grandes problemas.
13:58 – Nico Hülkenberg, com pneus C4, completou a volta rápida em 1:32.466s, ficando a 0,816s do tempo de Verstappen, ascendendo ao segundo lugar da tabela de tempos.
13:43 – Max Verstappen volta a completar uma volta rápida, mas apesar de ter concluído o primeiro setor com o seu tempo mais rápido, perdeu mais no setor seguinte.
13:31 – Mario Isola afirmou durante a transmissão dos testes que as queixas dos pilotos se incidiram ontem no equilíbrio dos monolugares – porque a frente adere melhor este ano do que no ano passado devido aos novos pneus – mas que as equipas estão hoje mais focadas no trabalho de corrida com os pneus da primeira corrida do ano, esperando que no final do dia possam montar pneus mais rápidos e carros mais leves para simularem condições de qualificação.
13:15 – Tempos até agora, no final da 1ª hora da tarde:
- Max Verstappen, Red Bull, 1:31.650s, 12 voltas
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s, 70 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:32.549s, 85 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:32.969s, 68 voltas
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:33.170s, 59 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s, 67 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s, 49 voltas
- Pierre Gasly, Alpine, 1:33.508s, voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s, 76 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:33.954s, 72 voltas
- Charles Leclerc, Ferrari, 1:34.507s, 9 voltas
- Nico Hülkenberg, Haas, 1:35.042s, 9 voltas
- Nyck de Vries, AlphaTauri, 1:35.259s, 20 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.522s, 65 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:35.708s, 85 voltas
- Oscar Piastri, McLaren, 1:36.394s, 13 voltas
- George Russell, Mercedes, 1:38.495s, 6 voltas
13:08 – Pirelli justifica a produção de novos pneus de chuva
A Pirelli produziu um novo pneu “mais performante” para condições de pista molhada que estará disponível a partir do Grande Prémio Emilia Romagna deste ano. O pneu não requer a utilização de mantas de aquecimento, tendo sido esta alteração da especificação do pneu aprovada pela Comissão de F1. É uma tentativa de melhorar o comportamento dos pneus de chuva que tantas críticas têm colhido entre pilotos e fãs.
Explicando como e porquê os compostos estão a mudar, Mario Isola, responsável da Pirelli afirmou que “no ano passado, não tivemos muitas oportunidades de testar os pneus de chuva”, acrescentando que “os pilotos queixavam-se, o nível de desempenho dos pneus não estava ao nível adequado, onde queríamos que estivesse. O [pneu] intermédio estava a funcionar bem, mas o aquecimento e o desempenho do pneu de chuva não”.
Com mais tempo para testar, a Pirelli foi capaz de encontrar soluções para estas questões. “Tivemos uma oportunidade, graças ao acordo com a FIA e as equipas, de ter um período prolongado de testes durante o Inverno e isso foi importante para nós, porque tivemos a oportunidade de testar em condições frias”, acrescentou Isola. “Testámos os novos compostos com novos ingredientes, novas ideias, novas filosofias. Um destes novos compostos funcionou muito bem. Testamo-los sem cobertores e comparamos com os pneus do ano passado com cobertores. Com sete graus de temperatura da pista, os novos [pneus] sem cobertores foram melhores do que os antigos”.
Isola salientou que “nos três testes com seis pilotos diferentes, todos eles disseram ‘queremos estes pneus’”, dando início ao pedido à FIA para trazer estes novos pneus para a Fórmula 1 a partir da ronda de Imola.
12:44 – Max Verstappen passou a liderar a tabela de tempos. Passado meia hora do início da sessão da tarde, o piloto neerlandês da Red Bull voltou a estabelecer nova volta rápida, desta vez suficiente para passar Sainz, com o tempo de 1:31.863s com pneus C3.
12:40 – 1:36.844s o primeiro tempo de Oscar Piastri esta tarde.
12:30 – Verstappen melhorou a sua volta anterior passando ao segundo posto da tabela de tempos, com 1:32.519s, a apenas 0.033s do tempo de Carlos Sainz durante a manhã. Também aos comandos do Ferrari SF-23 está Charles Leclerc, que, com pneus médios, registou 1:34.507s
12:22 – Verstappen apenas numa volta rápida passou imediatamente para a terceira posição da tabela de tempos, com o crono de 1:32.815s com pneus C0, os mais duros da gama da Pirelli.
12:15 – Arranca o segmento da tarde do segundo dia de testes da Fórmula 1, já com Max Verstappen aos comandos do RB19.
11:40 – Toto Wolff admite dificuldades com o W14
Lewis Hamilton perdeu cerca de uma hora durante a sessão da manhã do segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, com os mecânicos a resolverem alguns problemas causados pela perda de parte da fibra de carbono no fundo do W14. No entanto, parece não ter sido apenas esse problema a causar alguma apreensão na garagem da Mercedes. Toto Wolff revelou, em entrevista à Sky durante a manhã, que o carro mostrou algumas dificuldades com a temperatura mais alta.
“O carro não está equilibrado hoje. Está mais quente e não encontramos a melhor configuração para estas condições, faz parte de ter um carro novo”, disse Wolff, acrescentando que “não é o piloto que está a ir mais longe do que é preciso, são os pneus traseiros que mostram falta de aderência. É algo que temos de resolver durante o dia”.
Sobre a concorrência direta, o responsável da Mercedes disse que “são rápidos. Não é surpresa”, afirmou Wolff durante a transmissão do teste, acrescentando que “nesta altura é complicado julgar e analisar. Todos andam com diferentes cargas de combustível e escondem os modos do motor”. “Também escondemos, claro”, admitiu o responsável da Mercedes, dizendo que será preciso esperar para a próxima semana para se saber o real andamento de todas as equipas. Apesar disso, Wolff diz-se “excitado” com o novo carro e espera poder lutar pelo campeonato do mundo.
Jerome d´Ambrosio está na garagem da Mercedes, o que levantou algumas dúvidas e Toto Wolff admitiu que pode haver novidades para breve em relação com o antigo chefe de equipa Venturi no mundial de monolugares elétricos, mas para já está a ajudar a equipa com a sua experiência na gestão de uma estrutura de Fórmula E.
First run for the day done. 👏 pic.twitter.com/e7fpvV2E4m
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 24, 2023
11:30 – Carlos Sainz termina manhã com o tempo mais rápido
O segmento da manhã do segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein ocorreu com tranquilidade para a maioria das equipas, exceção (com problemas mais visíveis) para a Mercedes. Toto Wolff admitiu problemas de configuração, mas a equipa teve também de resolver os danos sofridos no fundo do W14, depois de ter sido visto partes da fibra de carbono a sair do carro pilotado por Lewis Hamilton. Apesar de ter perdido tempo em pista, o piloto britânico completou 72 voltas ao circuito de Sakhir.
Ao contrário da Mercedes, a Ferrari terminou a manhã com Carlos Sainz no topo da tabela de tempos, com a sua volta mais rápido em 1:32.486s e com 70 voltas.
Yuki Tsunoda foi o piloto com mais quilómetros acumulados, tendo parado pela primeira vez na box apenas ao fim de 68 voltas e quase 3 horas de sessão. Depois disso, o japonês ainda continuou o bom trabalho e completou 86 voltas no total. O foco da AlphaTauri passou por acumular quilómetros e dados, importantes para perceber o que pode fazer o AT04.
Logan Sargeant foi o segundo piloto mais rápido da sessão matinal do segundo dia de testes, mas muitas equipas estão a esconder muito bem o jogo. O piloto da Williams realizou as suas melhores voltas com os pneus mais macios da Pirelli e com uma carga de combustível baixa, algo que Sergio Pérez no RB19 pouco experimentou, por exemplo. Zhou Guanyu no Alfa Romeo e Fernando Alonso, que voltará a estar aos comandos do AMR23 todo o dia, também mostraram um bom ritmo e carros rápidos.
A Aston Martin confirmou que Alonso será o piloto aos comandos do AMR23 durante todo o dia, prometendo para mais tarde o anúncio da escolha do piloto para o dia de amanhã, com a presença no primeiro Grande Prémio do ano de Lance Stroll ainda ameaçada. Veremos como estão em termos de fiabilidade, principalmente o carro da Aston Martin, que ontem teve algumas situações menos boas.
Em termos de tabela de tempos, a sessão da manhã terminou assim:
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s – 70 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:32.666s – 73 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:32.969s – 64 voltas
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:33.170s – 43 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s – 67 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s – 49 voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s – 76 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:33.954s – 72 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.522s – 65 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:37.687s – 85 voltas
11:15 – Fim da sessão da manhã. Resumo de seguida.
11:15 – Uma situação estranha quando os pilotos simulavam um arranque de corrida, com Lando Norris e Logan Sargeant a ficarem estacionados nos seus lugares, tendo Carlos Sainz e Lewis Hamilton tido que parar para não bater em qualquer carro adversário.
11:00 – Sessão interrompida para testar os sistemas de Safety Car e durante o período de Bandeira Vermelha.
10:58 – Jerôme d’Ambrosio está na garagem da Mercedes. Toto Wolff admite que pode haver novidades para breve, mas para já está a ajudar a equipa com a sua experiência na Fórmula E. Recordamos que Jérôme d’Ambrosio anunciou o fim de relação com a estrutura renomeada Maserati no mundial de monolugares elétricos em setembro de 2022, cerca de um mês depois do anúncio da saída de Susie Wolff do cargo de CEO da equipa de Fórmula E Venturi Racing.
10:45 – A meia hora do final do segmento da manhã do segundo dia de testes da Fórmula 1 no Bahrein esta é a situação:
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s – 57 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:32.968s – 65 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:32.969s – 55 voltas
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:33.170s – 33 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s – 55 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s – 38 voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s – 76 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:33.954s – 60 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.522s – 60 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:37.687s – 78 voltas
10:32 – Logan Sargeant ascendeu ao segundo lugar da tabela de tempos, com o crono 1:32.968s com pneus C5 (macios), ficando a 0.482s do tempo de Sainz.
10:30 – Com Logan Sargeant de regresso à pista, Fernando Alonso atinge as 50 voltas. Sergio Pérez deverá ter terminado o seu trabalho por hoje com 76 voltas concluídas, enquanto Yuki Tsunoda também com 76 voltas voltou aos trabalhos. Apenas Esteban Ocon e Zhou Guanyu ainda não atingiram as 50 voltas, tendo apenas 38 e 30 voltas, respetivamente.
10:00 – Ferrari ainda lidera tabela de tempos
Yuki Tsunoda parou e saiu do AT04 ao final de quase três horas e depois de 68 voltas completadas desde o início do segundo dia de testes no Bahrein. Um tempo rápido parece pouco interessar à equipa italiana, tendo estado o foco do trabalho na fiabilidade do AT04 que parecia estar carregado com combustível. Foi um trabalho muito bom por parte do piloto japonês, que decorreu sem incidentes.
Depois de estabelecer o tempo mais rápido até agora, Carlos Sainz parou para que a equipa se dedique a alguns trabalhos nos travões do Ferrari. Quem também parece ter tido algum problema com os travões foi Logan Sargeant – que conta já com meia centena de voltas realizadas no circuito de Sakhir – com os mecânicos da Williams a trabalharem o mais rápido possível no FW45 para tentar que regresse à pista.
Fernando Alonso saltou, durante a última hora, para o segundo posto da tabela de tempos, estabelecendo o crono de 1:32.969s e ficando a 0,483s do melhor registo de Carlos Sainz.
Intermitente parece estar o Mercedes W14, uma vez que Lewis Hamilton completa algumas voltas e regressa à box, sem que tenha rodado mais rápido do que o seu anterior registo.
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s – 40 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:32.969s – 36 voltas
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:33.170s – 30 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s – 43 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s – 33 voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s – 62 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:34.084s – 50 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:34.094s – 49 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.522s – 43 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:37.687s – 68 voltas
9:50 – Yuki Tsunoda realizou um Grande Prémio! O piloto japonês finalmente parou e saiu do AT04, depois de 68 voltas completadas desde o início do segundo dia de testes no Bahrein. Detém o tempo mais lento, mas claramente esse não foi o foco da equipa italiana durante quase 3 horas de sessão. Um trabalho muito bom por parte do piloto japonês e que decorreu sem incidentes.
Sergio Pérez e Logan Sargeant já entraram na meia centena de voltas, com o piloto mexicano a realizar até agora 56 voltas e o norte-americano 50 voltas.
9:40- Fernando Alonso sobe ao segundo lugar da tabela de tempos, estabelecendo o crono de 1:32.969s e ficando a 0,483s do melhor registo de Carlos Sainz. Enquanto isso, Lewis Hamilton continua a rodar, mas estabelecer voltas rápidas com o Mercedes W14 com fita cola para resolver parte dos danos sofridos em pista.
9:28 – Sem qualquer alteração no topo da tabela de tempos, continua a ser Yuki Tsunoda quem completou mais voltas até agora. O piloto japonês vai em 60 voltas completadas no circuito de Sakhir.
9:00 – Muitas voltas acumuladas pela AlphaTauri
Até ao final da segunda hora do segundo dia de testes no Bahrein ainda não houve qualquer paragem da sessão, apesar de ter sido possível ver alguns carros a perder fibra de carbono. Um deles foi o Mercedes W14, que obrigou a uma paragem mais demorada de Lewis Hamilton na garagem da equipa. O britânico perdeu pouco mais de uma hora de sessão devido a danos no fundo do carro, que foram resolvidos pelos mecânicos, apesar de estar neste momento de regresso à box.
Carlos Sainz saltou para a liderança da tabela de tempos pouco após a passagem para a segunda hora da sessão e melhorou ainda o seu tempo anterior. Neste momento tem registado em seu nome o tempo de 1:32.486s, sendo seguido por Zhou Guanyu, que bateu o tempo de Fernando Alonso, que é o terceiro mais rápido.
O AlphaTauri AT04 de Yuki Tsunoda também perdeu partes da carroçaria, mas o piloto japonês continua a somar voltas à sua conta pessoal. Tem 44 voltas já completadas e é de longe o piloto com mais quilómetros até agora.
- Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.486s – 23 voltas
- Zhou Guanyu, Alfa Romeo, 1:33.170s – 30 voltas
- Fernando Alonso, Aston Martin, 1:33.278s – 20 voltas
- Kevin Magnussen, Haas, 1:33.442s – 27 voltas
- Esteban Ocon, Alpine, 1:33.490s – 28 voltas
- Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s – 24 voltas
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1:34.575s – 26 voltas
- Logan Sargeant, Williams, 1:35.113s – 30 voltas
- Lando Norris, McLaren, 1:35.528s – 26 voltas
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:37.928s – 44 voltas
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— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) February 24, 2023
8:50 – Um pequeno contratempo na unidade motriz da Ferrari fez ontem a Haas perder algum tempo em pista durante o primeiro dia de testes no Bahrein. Sem nada a relatar por parte da Ferrari, o chefe de equipa Haas, Günther Steiner, explicou que os mecânicos da equipa tiveram de desmontar uma grande parte da carroçaria traseira do VF-23 para resolver o problema.
“Foi preciso tirar tudo para chegar à unidade e depois resolver isso”, disse Steiner. “Não perdemos muito tempo, mas, se temos nove horas e meia por dia, perder uma hora ou duas, isso é uma grande percentagem do dia”.
Os pilotos da Haas ainda completaram 108 voltas, mas Steiner salientou que a equipa ainda precisa “de descobrir como está o carro e tirar o melhor partido dele”. No entanto, o responsável da equipa afirmou que a equipa está satisfeita com o monolugar de 2023.
8:42 – Lewis Hamilton regressou à pista, com os pneus experimentais da Pirelli montados no W14.
8:30 – Carlos Sainz melhorou o seu tempo anterior, tendo completado uma nova volta rápida em 1:32.486s, deixando agora Fernando Alonso, que tinha batido o tempo anterior de Magnussen, a 0.792s de diferença.
8:25 – Lewis Hamilton continua sem regressar à pista, enquanto a equipa trabalha no W14. Segundo as informações avançadas durante a transmissão em direto dos treinos, a equipa tentava encontrar o problema no carro depois de se ter visto detritos de fibra de carbono do Mercedes a voar enquanto Hamilton ainda estava em pista. Os mecânicos conseguiram encontrar o problema, tratando-se de danos no fundo do carro.
8:22 – Zhou Guanyu passou para o quinto lugar da tabela de tempos, tendo completado a sua volta mais rápida em 1:34.764s coloca-o à frente de Esteban Ocon.
8:03 – Carlos Sainz passou para a frente da tabela de tempos logo após a passagem da sessão pela primeira hora. 1:32.653s foi o tempo que o piloto espanhol alcançou com pneus médios, 1.057s melhor do que anterior tempo de Kevin Magnussen.
8:00 – Magnussen lidera tabela de tempos no final da 1ª hora
A Mercedes começou bem o segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, com Lewis Hamilton a completar mais voltas do que os restantes 9 pilotos, mas depois da meia hora inicial o W14 parou na box e de lá ainda não saiu. Enquanto isso, todos os restantes carros têm estado em pista sem qualquer tipo de problema aparente, sendo no final da primeira hora Kevin Magnussen no Haas VF-23 quem lidera a tabela de tempos e tem mais voltas completadas.
Kevin Magnussen, Haas, 1:33.710s – 15 voltas
Sergio Pérez, Red Bull, 1:33.751s – 13 voltas
Esteban Ocon, Alpine, 1:35.327s – 14 voltas
Carlos Sainz, Ferrari, 1:35.547s – 11 voltas
Fernando Alonso, Aston Martin, 1:35.823s – 12 voltas
Lando Norris, McLaren, 1:36.019s – 8 voltas
Zhou Guianyu, Alfa Romeo, 1:36.206s – 11 voltas
Lewis Hamilton, Mercedes, 1:37.070s – 11 voltas
Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1:43.615s – 9 voltas
Logan Sargeant, Williams, sem tempo – 8 voltas
7:50 – Apesar de Lewis Hamilton ter sido o piloto que mais voltas completou na primeira meia hora, o Mercedes W14 está na garagem da equipa com os mecânicos a trabalharem na traseira do carro. Tem demorado os trabalhos no W14. Sergio Pérez também esteve parado durante algum tempo, mas regressou à pista e está a 0.041s do tempo de Magnussen, com 9 voltas completadas.
Neste momento é Esteban Ocon quem completou mais voltas (14).
7:49 – Helmut Marko confiante após 1º dia
Não foi só Max Verstappen que terminou o dia confiante com o que aconteceu no primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrein. Helmut Marko está seguro que a equipa fez um bom trabalho com o RB19. “É quase assustador o quão cedo terminamos o novo carro este ano e como tudo tem funcionado sem problemas até agora”, disse Helmut Marko. O austríaco reforçou a ideia anteriormente avançada que espera que os problemas da Mercedes e Ferrari do ano passado sejam resolvidos e os adversários pressionem mais a Red Bull. “Ambos ainda têm os seus problemas, mas espero que resolvam isso com a sua experiência. Surpreende-me que a Ferrari ainda esteja a oscilar assim. Não esperávamos que isso acontecesse. E o Mercedes ainda parece um pouco inquieto. Mas é apenas o primeiro dia”.
A confiança está em alta na Red Bull, até pelo bom primeiro dia de testes, explicando Marko que “mudámos relativamente pouco em relação ao carro do ano passado. Para nós parece estar tudo bem”
7:38 – Apenas Carlos Sainz e Esteban Ocon estão neste momento em pista. Lewis Hamilton é o piloto que mais voltas completou na primeira meia hora do segundo dia de testes, com 11 voltas, mas é Kevin Magnussen que lidera a tabela de tempos com o crono de 1:33.710s.
There’s just something about @KevinMagnussen and Bahrain, isn’t there? 💪
He goes P1 with a 1:33.710 in the opening half hour of Day 2#F1 #F1Testing @HaasF1Team pic.twitter.com/mY4wGHnQcZ
— Formula 1 (@F1) February 24, 2023
7:23 – Lance Stroll espera poder correr GP do Bahrein
Lesionado num treino de bicicleta, pouco se sabe da condição física de Lance Stroll, que falha os três dias de testes de pré-temporada no Bahrein. Alguns rumores dão conta da possibilidade do piloto canadiano ter partido um pulso, mas a equipa não confirma qual a lesão, adiando a confirmação de que piloto estará ao lado de Fernando Alonso no Grande Prémio inaugural da época, no mesmo circuito dos testes.
Segundo o piloto de reserva Felipe Drugovich, que devia ter estado ao volante do AMR23 no segundo dia de testes, mas viu Alonso tomar o seu lugar, Stroll tem esperança em conseguir recuperar a tempo da prova.
“Tudo depende de Lance e da sua situação”, explicou o piloto brasileiro no Bahrein. “Penso que ele está a recuperar. Essa é a única boa notícia que tenho. Está a recuperar e vai tentar estar aqui para a corrida, com certeza, mas a equipa vai tomar a decisão antes do início do fim de semana [do GP]”.
O chefe da equipa, Mike Krack, descreveu o incidente que deixou de fora Stroll pelo menos dos testes. “Lesionou-se e por precaução, decidimos que era melhor esperar um pouco”, disse Krack, não acrescentando muito mais sobre a situação do piloto. “Lesionou a mão, o pulso, mas não entrarei em pormenores”, concluiu o responsável da equipa.
7:15 – Poucos pilotos em pista neste momento. Carlos Sainz tem montados os pneus protótipo no seu Ferrari SF-23 e estabeleceu para já o melhor tempo da sessão da manhã (1:38.225s).
7:00 – Arranca o segundo dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, com Sergio Pérez, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Esteban Ocon, Lando Norris, Zhou Guanyu, Kevin Magnussen, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda e Logan Sargeant aos comandos dos monolugares das suas equipas no segmento da manhã.
Tanto a Red Bull como a Aston Martin alteraram os seus planos de alinhamento, com Pérez a tomar o lugar de Max Verstappen e Alonso o de Felipe Drugovich. A Aston Martin confirmou que Alonso será o piloto aos comandos do AMR23 durante todo o dia, confirmando mais tarde a sua escolha para o dia de amanhã.
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