F1: Terá a Ferrari descoberto a pólvora?
Neste momento já não há volta a dar, nem sequer – por muito que os pilotos tenham entrado num ‘bate boca’ – possível de esconder. O novo Ferrari SF70H nasceu com uma aura de vencedor, e pelos vistos a Mercedes vai ter mesmo um adversário à altura do seu W08.
Em outubro do ano passado, Luca Baldisseri, antigo chefe dos engenheiros da Ferrari, em declarações ao Corriere dello Sport foi muito duro com a sua antiga equipa ao dizer que a Ferrari já não era uma equipa de Fórmula 1, mas sim “um grupo de pessoas assustadas”. Foram palavras muito duras, mas que pelos vistos tiveram o condão de reunir as ‘tropas’ e se uma das críticas que eram feitas aos homens de Maranello tinha a ver com o facto de se arriscar pouco, pelos vistos, foi qualquer coisa do estilo, perdidos por um, perdidos por mil. “Já não são uma equipa, mas um grupo de pessoas assustadas. Há um clima de medo, ninguém corre riscos por medo de falhar e cair em desgraça”, disse Baldisseri na altura. Agora, apesar da saída de James Allison, parece que ficou gente com valia na equipa, e o grupo liderado por Mattia Binotto, que substituiu Allison no departamento técnico, e podem ter descoberto algo diferente que parece estar a permitir à Ferrari ‘andar’. Repare-se, para Vettel tirar o pé antes de entrar na reta, algo que toda a gente que estava atenta em Barcelona ontem, percebeu que o alemão estava a fazer, é mesmo porque há ali ‘qualquer coisa’….
Mas o quê? O carro curva muito bem, dizem, o melhor de todos. E o segredo pode estar nos flancos do Ferrari SF70H. Até Adrian Newey ficou surpreendido, sem explicar pois o que foi feito é radical, e tem a ver com os flancos ou sidepods e a forma como o fluxo de ar é guiado. O que salta à vista é que são muito altos, e esta zona era claramente um caminho a ser explorado pelos engenheiros. Os sidepods têm vários elementos, e nota-se que o que está feito foi pensado para direcionar o fluxo de ar para dentro do (alto) sidepod, e pelos vistos está a resultar bem. Não há garantias que seja esse o segredo, mas tudo indica que sim. Já se percebeu que a Ferrari está, pelo menos, ao nível da Mercedes, a não ser que esta tenha algo de muito diferente escondido, mas se olharmos para anos anteriores, nesta altura a Mercedes já tinha deixado claro a toda a gente que tinha mais ‘motor’, mais fiabilidade, e com pilotos, pelo menos, ao nível de outras equipas, um ‘package’ perfeito para continuar a ganhar, mas até aqui a Mercedes só mostrou que está a mesma de sempre. O que aconteceu é que a Ferrari não está a ‘mostrar-se’ nada como a ‘mesma de sempre’, isto numa altura em que a Red Bull ainda não apareceu. Pelos vistos este novo Ferrari SF70H é mesmo uma notável peça de engenharia e se nada mudar muito, a Mercedes não fará de 2017 novo passeio.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois… a Ferrari deve ter qualquer coisa de ilegal no carro…para estar a dominar. É o que costumam dizer da Mercedes, e antes da Red Bull, não é verdade?
Pois bem, espero que seja o ano do Kimi, ele merece mais um título.
Merece pois!
O Vettel é que não ia ficar lá muito satisfeito com isso, certamente exigiria um multi 22.
Talvez não. Mesmo com o Kimi campeão, o Vettel ainda ficava a ganhar 4 a 2.
Neste caso seria multi 57 (Vettel 5, Kimi 7).
Provavelmente lá descobriram como funciona a suspensão da Mercedes. E como agora no carro deles já funciona, agora já não devem ir a correr para a FIA fazer o choradinho de que é ilegal. Até não me admirava que se a Ferrari começasse a ganhar corridas, a FIA fizesse vista grossa em relação às suspensões. Relembro que antes dos testes da pré-época eles tinham avisado as equipas que usavam essas suspensões… Veremos se o fazem antes da primeira corrida.
O carro parece ser bom, mas é sabido que a Ferrari sem ajudas não vai lá. O histórico da firma demonstra isso, basta ter um pouco de memória.
Daí a ser considerada favorita vai um passo enorme, porque como soi dizer-se, o primeiro milho é para os pardais, que neste caso ainda nem da capoeira ou do ninho saíram.
Serão os sidepods ou o “sidekick”?!
Brincadeira à parte, acho que é de tudo um pouco o que foi desenvolvido durante os anos que não viram a «mulher do padeiro» lá para os lados de Maranello, e que, tudo indica, está a resultar com um equilíbrio notável.
Parece no entanto que o grande responsável por este grande salto qualitativo na scuderia é o motor. Não é por acaso que na Haas andam todos ‘deslumbrados’…
Este ano vai ser divertido acompanhar o SF70H com aquelas entradas de ar laterais; faz-me lembrar a personagem “Walter” de Jeff Dunham 🙂 🙂
http://cdn.quotesgram.com/img/0/29/642543107-walter_new_art_color_3.jpg
Eheh! É que faz mesmo…
Não foi a pólvora, foi um reformado de 73 anos que foram buscar á Tailândia!!!!
Bem observado. Esse reformado foi parte (e não pequena) da equipa maravilha.
Só espero que assim seja a bem da competição. Mais um ano de “passeio de Mercedes” já aborrece.
A Ferrari costuma ser a campeã da pré-temporada. Esperar para ver.
Não valorizo estes testes , o verdadeiro potencial vira após o 2 GP
continuem a ladrar anti-ferraristas….. fica-vos tão bem…..