F1: Stefano Domenicali quer “limitar os treinos livres ao mínimo possível”
Ainda em 2022 o CEO da Fórmula 1 tinha deixado no ar uma possível alteração no formato de cada fim de semana de Grande Prémio “para melhorar o espetáculo”, assim como a introdução de outros elementos, à semelhança do que aconteceu com as Sprint. Presente no Autódromo Internacional do Algarve para assistir à primeira prova do calendário do MotoGP, que também estreou em Portimão o formato de corrida sprint, Domenicali insistiu em mudanças na disciplina que lidera, afirmando que estão a trabalhar em reduzir os treinos livres ao “mínimo”.
“Gostaria de limitar os treinos livres ao mínimo possível, que interessam apenas aos engenheiros das equipas e não ao público”, disse Domenicali. O responsável da F1 admitiu estar a trabalhar para “mudar algo nesse sentido” e explicou que irá “apresentar uma proposta nas próximas reuniões”. O italiano considera que todas as vezes “que os monolugares entrarem na pista, devem estar prontos para lutar por algo importante , que valha a pena. Na próxima reunião da Comissão da F1 vamos abordar como fazer algumas correções ao atual formato. […] Estou ansioso por discutir com os pilotos e as equipas a possibilidade de reduzir o número de sessões de treinos livres. Obviamente, também teremos que discutir isso com a FIA antes de tomar qualquer decisão”.
Recordamos que, depois da introdução das corridas Sprint e do aumento do número a realizar por época, a Fórmula 1 vai experimentar novas regras na sessão de qualificação para a corrida do Grande Prémio de Emilia Romagna, onde as equipas deixarão de ser livres de escolher os pneus montados nos seus carros, sendo obrigadas a usar os pneus duros na Q1, na Q2 os pneus médios e na Q3 os pneus macios. Este teste deverá ser repetido, pelo menos mais uma vez esta temporada.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Se diminuírem os treinos livres, têm de aumentar os testes. Os engenheiros, que o Domenicali parece desprezar, precisam de testar os carros em pista.
Deixem de inventar, não transformem a F1 numa F2 ou F3.
Don Menicali, o killer da F1. A LM está a confeccionar um produto de larga escala. O fim é arrebanhar o grande público, estão-se a c…, marimbar para os apaixonados do automobilismo. Enquanto para estes as FP são objecto de discussão, e acesa, tantas vezes , ao espectador médio ( aquele que se comove principalmente com o teatro (farsa?) do troféu viajar da da AM para a RB) não interessa um chavo porque não as vê como verdadeira acção, não há acidentes, incidentes e ultrapassagens. Em suma, vê as FP como tempo morto. Já falta pouco para trazerem o half… Ler mais »
Cortam-se os testes agora querem cortar nos treinos. Em todas as modalidades é necessário treino é isso que desenvolve atletas e máquinas. Isto para não falar que com menos treinos ainda as possibilidades de jovens pilotos testarem é ainda menor. Sinceramente acho que estamos a ir num caminho errado e de extremismo
Já agora, façam 2 provas por fim de semana e a de domingo com a grelha invertida em relação aos resultados de sábado, com treinos só á 6f.. Ou então quem vencer Fica com lastro na prova seguinte…
Acabem mas é com a F1 tal como está, isso sim.,
Fi ( fórmula interesses)
Espero que não cheguem aos BOP´s, grelhas invertidas, ou à aquela palhaçada da FE em que as namoradas e os familiares votam (tipo Facebook) para os pilotos terem potência extra. Estas variações anti-desportivas já mataram o WTCR, etc,
Na F1 devem sempre ganhar os melhores!