F1: Stefano Domenicali quer introduzir corridas com grelha invertida e pontos para treinos livres

Por a 13 Setembro 2022 12:31

O número de espetadores da Fórmula 1 cresceu significativamente nos últimos anos, com novos e maiores públicos a assistir agora ao desporto.

A ‘batalha’ da época passada pelo campeonato entre Lewis Hamilton e Max Verstappen contribuiu para o crescimento da competição.

A série da Netflix “Drive to Survive” também desempenhou o seu papel, embora tenha recebido cada vez mais críticas pela sua deturpação das corridas. Independentemente disso, a série tem sido bem-sucedida em atrair novos adeptos para o desporto.

Contudo, o CEO da F1, Stefano Domenicali, tem sido insistente para a introdução de novos aspetos inovadores no desporto “para melhorar o espetáculo”.

As corridas Sprint têm sido implacavelmente impulsionadas por Domenicali. Começámos com três Sprints por época, mas crê-se que, em 2023, o número destas corridas seja aumentado para 6.

Falando ao Corriere.it, Domenicali exprimiu alguns dos seus novos planos para a F1:

“Conquistámos uma audiência que não era adepta de corridas, criando conteúdos diferentes. Os jovens precisam de intensidade: novas imagens, novos tipos de narração de histórias…”

“O campeonato é seguido por 2 biliões de espectadores, com cada evento empregando cerca de 8.000 a 15.000 pessoas durante um período de duas semanas a um mês”.

“É preciso tentar [implementar novas ideias]. Há sempre muitas desculpas para não o fazer. É um princípio de vida. Os puristas vão estar sempre reticentes, mas ao longo dos anos, a F1 mudou o formato de qualificação dezenas de vezes”.

“É uma necessidade que não pode ser adiada, de ter ainda mais espetáculo”, continua o CEO da F1.

“Num fim-de-semana normal, devem ser atribuídos pontos a cada sessão dos treinos livres 1 e 2, à sexta-feira, ou voltas individuais de qualificação ou uma qualificação para uma corrida diferente e mais curta ao sábado, em vez do terceiro treino livre, talvez com o mecanismo da grelha inversa”.

“Estamos a colocar muitas coisas em cima da mesa. Muitos dizem que não, mas temos visto em algumas ocasiões a beleza de ter ordens alteradas na grelha, mais ultrapassagens. Temos a obrigação de tentar”, concluiu Stefano Domenicali.

Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

D I S P A R A T E ! As grelhas invertidas justificam-se nas fórmulas de promoção, porque os carros são (teoricamente) iguais, pelo que essa é a melhor forma de se avaliar o mais correctamente possível, todos os pilotos. Na F1 não precisamos disso. As sextas-feiras servem para afinar os carros, não precisam de pontos. A única alteração que eu compreenderia, seria imitar o MotoGP, mas isso obrigaria a mexer também na qualificação. Em alternativa, seria voltar ao passado, com duas qualificações, uma à sexta e outra ao sábado, ordenando a grelha pelo melhor tempo de cada piloto… Ler mais »

MC
MC
Reply to  Pity
2 anos atrás

Plenamente de acordo, quer os pontos atribuídos nos treinos, quer a grelha invertida são enormes disparates. De qualquer modo, mesmo com grelha invertida, os pilotos das 3 melhores equipas passariam à frente dos outros enquanto o diabo esfrega um olho… grande espetáculo…

Cágado1
2 anos atrás

Vá bardamerda mais a grelha invertida. Isto é a F1, o topo do desporto automóvel, não um circo.

Zé Bellof
Zé Bellof
2 anos atrás

As voltas únicas de qualificação até seriam bem vindas, assim acabam as ajudas de cone de ar e outras artimanhas.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

LOL…
Apenas está sendo “Domenicalli”… ou seja…. palerma…
Já estou habituado a estas idiotices desde o tempo da Scuderia…
Pontos nos TL?… qualquer dia o Instagram dos pilotos também dá pontos para o campeonato…

917/30
2 anos atrás

Domenicali só devia falar quando está sóbrio…

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Passou-se!… Esse ramo de negócio não se chama F1 e já está ocupado pelo Circo Mariani…

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado