F1, Stefano Domenicali: “Isto é uma oportunidade de pegar ou largar…”
Stefano Domenicali, antigo líder da Ferrari é de opinião que a FIA deve aproveitar esta oportunidade para reformular o desporto automóvel de fio a pavio, Fórmula 1 em particular, já que o que se preconiza, caso se tente manter tudo mais ou menos na mesma pode arrasar o mundo motorizado.
Domenicali, que é agora o CEO da Lamborghini, sugere que esta incerteza financeira provocada pelo coronavírus deve ser o impulso para avançar com uma reforma significativa de que o desporto tanto necessita: “Isto é uma oportunidade de pegar ou largar e não se pode largar, é preciso aproveitá-la. Caso contrário, o risco da F1 não voltar a ser a plataforma que é. É dever de todas as partes interessadas garantir que este tipo de atenção estará presente após a crise. Penso que seria ‘criminoso’ não aproveitar esta oportunidade para rever os pontos que sabemos que precisamos de melhorar. Temos que trabalhar nestas semanas para garantir que é possível apresentar ao Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, em junho, ideias que estávamos a discutir mas sempre a adiar, porque a situação económica era boa. Agora temos de o aceitar, sabendo que se falharmos esta vaga será criminoso”, disse Domenicali, que exorta a FIA a utilizar a sua nova cláusula de ‘salvaguarda’ na sua primeira oportunidade, que será a reunião do Conselho Mundial do Desporto Automóvel em junho.
Domenicali é de opinião que toda a indústria do desporto automóvel deve aproveitar a oportunidade “para se remodelar rumo ao futuro. Não há dúvida de que o desporto automóvel será uma parte essencial, mas a curto prazo precisamos de rever o nível de investimento e talvez o nível de tecnologia e o número de campeonatos. Precisamos de uma linha de base para considerarmos a forma como vamos voltar a construir, considerando que nos próximos anos a situação vai melhorar e o desporto automóvel continuará a ser uma plataforma muito importante para a indústria automóvel”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pelo que conheço da natureza humana e em especial do mundo dos negócios, é óbvio que vão largar.
Se Domenicali ainda estivesse à frente da equipa de F1 da Ferrari, o discurso seria que a Ferrari abandonaria se houvessem demasiadas mudanças.