F1, Sprint da China: Lewis Hamilton consegue primeiro triunfo com a Ferrari

Por a 22 Março 2025 03:57

Lewis Hamilton voltou ao primeiro lugar do pódio, desta vez com as cores da Ferrari. O #44 da Scuderia saboreou o primeiro sucesso com a mítica equipa italiana, na primeira corrida Sprint de 2025, na China.

Um dos maiores especialistas desta pista capitalizou da melhor forma a pole conquistada ontem e carimbou um triunfo dominante, fazendo uma gestão fenomenal dos pneus, a lembrar os tempos áureos da Mercedes. Apenas Max Verstappen tentou pressionar Hamilton nas primeiras voltas. No entanto, ninguém conseguiu colocar um andamento tão competitivo quanto Hamilton, especialmente nas últimas voltas. Verstappen teve de se contentar com o terceiro lugar, depois de ter sido ultrapassado por Oscar Piastri, que lutou muito para chegar ao segundo lugar, tarefa que cumpriu com sucesso.

O top 3 ficou definido pouco depois do meio da corrida, mas o top 5 deu emoção até ao fim, com Charles Leclerc a tentar passar George Russell, sem sucesso, com o britânico a lucrar com manobra sobre o monegasco, bem cedo na corrida.

Yuki Tsunoda conseguiu um bom arranque e subiu duas posições para terminar em sexto, sem nunca ser pressionado por Kimi Antonelli, que foi sétimo, à frente da grande desilusão do dia, Lando Norris. Uma largada ao ataque não permitiu subir posições e um pequeno erro na primeira volta atirou o vencedor da corrida da semana passada para o nono lugar, tendo conseguido ultrapassar Lance Stroll já perto do fim.

O filme da corrida

Com o sol a brilhar sobre a pista de Xangai, os pilotos iriam enfrentar 19 voltas, numa pista que rondava os 37 °C com a temperatura do ar nos 24 °C. Hamilton largava da pole, seguido de Verstappen, na reedição de uma linha da frente que deu muitas lutas escaldantes no passado. O desafio nesta corrida Sprint seria a gestão dos pneus. O novo asfalto da pista chinesa devolve agora muito mais aderência e a exigência nas borrachas é ainda maior, com o pneu dianteiro esquerdo a ser alvo de todas as atenções. Nico Hülkenberg largou das boxes, depois de um acerto de suspensão, quebrando o parque fechado.

Na largada, Hamilton arrancou melhor e manteve a liderança na primeira curva, enquanto Piastri ficou sob pressão de Leclerc, aguentando a pressão. Lando Norris teve um início de corrida ao ataque, mas o britânico foi demasiado largo na curva 6 e caiu três lugares, ficando em nono. Também Alex Albon perdeu duas posições, enquanto Pierre Gasly ganhou três lugares.

Na volta 2, Lewis Hamilton conseguia quase um segundo de vantagem para Verstappen, escapando ao DRS do #1. Entretanto, Charles Leclerc perdeu um lugar para George Russell, que também iniciou a corrida de forma intensa, subindo ao quarto lugar.

Yuki Tsunoda estava em sexto, após ganhar duas posições na primeira volta, as mesmas posições que Lance Stroll ganhou. Na volta 5, a ordem era Hamilton, Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc, Tsunoda, Antonelli, Stroll, Norris e Alonso.

Os espaços foram se alargando e a corrida entrava numa fase menos vigorosa, com a gestão de pneus a ser crucial. Quem conseguisse aguentar mais os pneus (especialmente o dianteiro esquerdo), teria vantagem nas voltas finais.

Na volta 6, Piastri já estava no DRS de Verstappen, ganhando a cada volta. Era o início do ataque de Piastri ao tetracampeão da Red Bull. Já Lando Norris não parecia ter argumentos para chegar a Stroll, o que era surpreendente.

Liam Lawson estava a ter uma corrida mais afirmativa e subia ao 17º lugar na volta 17, ainda demasiado longe dos pontos, mas com manobras interessantes. E por falar em rookies, a luta Gabriel Bortoleto vs Isack Hadjar pelo 15º posto também animava a prova.

Na frente, Verstappen aproximava-se de Hamilton, enquanto Norris queixava-se do desgaste do pneu dianteiro esquerdo, estávamos apenas na volta 8. Já a ameaça de Piastri sobre Verstappen dissipou-se temporariamente e a distância era de 1.5 segundos entre segundo e terceiro.

Na volta 10, Hadjar passou Pierre Gasly pelo 14º posto, depois de ter passado Bortoleto, que acabou por ser ultrapassado também por Lawson. Foi também nesta volta que Piastri regressou à traseira de Verstappen, recomeçando o ataque ao segundo lugar.

As lutas no meio do pelotão estavam animadas e no espaço de duas voltas, Gasly subiu do 15º para o 13º lugar, depois de despachar Carlos Sainz. O espanhol sofria nesta fase da corrida, de tal forma que foi chamado às boxes para trocar de pneus, o único que o fez nesta corrida.

Na volta 12, Lewis Hamilton tinha 1.6 segundos de vantagem para Verstappen, com as posições estabilizadas no top 10. Lando Norris parecia estar definitivamente fora das contas dos pontos, sem pneus para tentar atacar Stroll. Já o seu colega de equipa continuava a pressionar Verstappen, que ia aguentando o segundo lugar do pódio.

Na volta 14, Piastri desenhou a primeira tentativa de ultrapassagem na curva 1, sem sucesso, com o #1 a ter muitas dificuldades em gerir os pneus do eixo dianteiro. Esta luta tirava ainda mais pressão a Hamilton, com 2.5 segundos de vantagem para o duo atrás de si. Na volta 15, Piastri carimbou a ultrapassagem a Verstappen, agarrando o segundo lugar, numa excelente manobra no final da reta oposta à reta da meta.

A três voltas do fim, a distância entre Hamilton e Piastri dilatava-se e o primeiro triunfo de Hamilton pela Scuderia estava cada vez mais perto. Na mesma volta, Pierre Gasly subia ao 12º lugar, passando Oliver Bearman. Era também na volta 17 que Leclerc começava a atacar Russell e Lando Norris entrava nos pontos, passando Stroll.

À entrada na última volta, Hamilton tinha seis segundos de vantagem para Piastri, enquanto Leclerc dava espetáculo, com a ajuda de Russell, que se defendia como podia do #16 da Ferrari.

Mas a festa era da Ferrari, com Lewis Hamilton a carimbar uma exibição estrondosa e a vencer a primeira corrida Sprint do ano. Piastri terminou em segundo lugar e o pódio era completado por Verstappen. Russell conseguiu aguentar o quarto posto, seguido de Leclerc em quinto. Seguiram-se Tsunoda, Antonelli e Lando Norris, que fechou o top 8 que dava pontos nesta corrida.

Foi uma corrida sensacional de Hamilton, com uma gestão perfeita. Estas 19 voltas permitiam entender o desafio que os pilotos terão de enfrentar na corrida de amanhã, especialmente na gestão dos pneus nas primeiras voltas, com os carros carregados de combustível. Os pneus vão sofrer muito e apenas uma gestão cuidada das borrachas permitirá chegar ao sucesso. Hamilton foi insuperável, Verstappen fez o que pôde e Piastri nunca mostrou o ritmo que se esperava da McLaren. Norris voltou a desapontar, com um erro desnecessário a tirá-lo das lutas da frente (sofreu mais com os pneus que o colega de equipa). Leclerc também não apresentou o ritmo de Hamilton e parece em apuros para amanhã se não encontrar solução. Destaque para Tsunoda, com mais uma excelente prestação e Kimi Antonelli, mais uma exibição sólida. Fora dos pontos, Pierre Gasly animou a corrida e Liam Lawson conseguiu subir algumas posições, com manobras vigorosas, mas nem sempre limpas.

Segue-se a qualificação, agendada para as 7h00.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
malhaxuxas
malhaxuxas
1 dia atrás

Lewis. Masterclass

malhaxuxas
malhaxuxas
1 dia atrás

Começo a acreditar no que li algures. Lewis vai atropelar C.Leclerc

Kampux
Kampux
1 dia atrás

Uma corrida limpa, sem qualquer hipóteses a quem lhe quis tirar o primeiro lugar, excelente gestão de pneus, pelo menos os Ferrari eram os únicos atacar nas últimas voltas, e não fosse o Leclerc ainda estar um pouco dormir como eu no início da corrida quando foi surpreendido pelo Russell e tinha sido um pódio com 2 carros da Ferrari.
Que comece a qualificação!

autovia622025_gmail_com
autovia622025_gmail_com
1 dia atrás

Grande Hamilton a dar a primeira vitoria numa corrida sprint à Ferrari logo na primeira oportunidade numa das pistas preferidas dele onde já venceu diversas vezes em Xangai, excelente ritmo e gestão de pneus a defender-se bem do Max, excelente corrida do Piastri a conseguir poupar pneus e ultrapassar o red bull do max e chegar ao 2º lugar, Russell excelente 4º lugar e sobretudo ultrapassagem no braço ao Leclerc ambos tiveram ritmos semelhantes e pouparam muito bem os pneus e conseguiram roubar tempo aos da frente nas ultimas voltas! Yuki Tsunoda que corrida sprint fez, sempre com o Kimi… Ler mais »

Thor
Thor
Reply to  autovia622025_gmail_com
1 dia atrás

As vírgulas e pontos finais são gratuitos. É de usar alguns para se perceber o texto.

Pity
Pity
Reply to  Thor
1 dia atrás

Depende… nos anos 70, era moda não usar pontuação, dizia uma amiga minha, que tinha a mania que era escritora 😀😀😀😀

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 dia atrás

Nunca ouvi falar sinceramente, até porque sou um pouco mais “à frente”, mas agora acho que não é. Bastava um ponto final de vez em quando. 😁
Falando por mim, é um texto ou leitura em que rapidamente perdemos o interesse.

Last edited 1 dia atrás by Thor
Pity
Pity
Reply to  Thor
1 dia atrás

A história é verdadeira. Passou-se com a minha amiga Graciete. Ela era uns dois ou três anos mais velha do que eu, frequentámos o mesmo liceu mas, claro, ela acabou primeiro e seguiu para a faculdade, para o curso de Românicas. Um dia, veio-me mostrar um texto, escrito por ela e publicado no Diário de Lisboa, sem uma vírgula ou ponto. Nem um ponto final. Claro que eu achei esquisito e, então ela disse que era moda escrever sem pontuação. Visto que o texto foi publicado, acreditei. Para quem é mais jovem, o Diário de Lisboa era um dos três… Ler mais »

Thor
Thor
Reply to  Pity
1 dia atrás

😁
O último parágrafo resume com perfeição o que me acontece a mim.

4RcNg
4RcNg
Reply to  autovia622025_gmail_com
1 dia atrás

Há textos muito bons, que sem pontuação são soberbos… mas são sempre assinados pelo António Lobo Antunes, um mestre. nesse dasafio. Outros que aparecem, são redigidos dessa forma por puro e mero desleixo, pretensamente ‘avantgarde’ e supra digitais, mas de índole totalmente não proficiente.

Pity
Pity
1 dia atrás

A melhor resposta ao que se passou na Austrália, por parte de Hamilton.
Que raio de pneus ou asfalto, que não aguentaram 19 voltas, com 1/3 do combustível, e eram os médios!

canam
canam
1 dia atrás

Ninguém arrisca nada na frente nestas corridas e com razão porque pode ficar tramado para o GP. Isto serve para quê ? O arranque decidiu tudo.

4RcNg
4RcNg
1 dia atrás

‘Magister dixit’.
LH em pleno.

Last edited 1 dia atrás by Nrpm
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1

Instale a APP AutoSport

aqui
×
Ativar notificações? Sim Não, obrigado