F1: Singapura 2023 foi ponto de viragem para Charles Leclerc
Jock Clear, engenheiro da Ferrari e “driver coach” de Charles Leclerc, identificou o Grande Prémio de Singapura de 2023 como um momento crucial para Leclerc, onde aprendeu lições valiosas depois de o seu colega de equipa da Ferrari, Carlos Sainz, ter conquistado a vitória.
Leclerc, que começou a corrida em 3º, mas terminou em quarto, ultrapassado por Sainz, o único piloto fora da Red Bull a vencer uma corrida em 2023. Clear observou que esta experiência levou Leclerc a concentrar-se na execução da corrida em vez de apenas na qualificação, melhorando a sua gestão da corrida.
Embora Leclerc seja conhecido pelas suas excecionais capacidades de qualificação, Clear acredita que 2024 mostrou um crescimento na sua capacidade de corrida, particularmente na gestão dos pneus. Esta melhoria é atribuída tanto ao foco da equipa em melhorar o desempenho em corrida como ao desenvolvimento de Leclerc como piloto.
“Penso que ele reagiu bem a um companheiro de equipa muito forte”, disse Clear. “Há muito que falamos sobre as qualidades do Carlos e o facto é que o Carlos provavelmente não tem a vantagem do ritmo que o Charles consegue mostrar na qualificação, mas se olharmos para Singapura no ano passado, isso é muito importante para o Charles.
Foi uma corrida em que o Charles era o favorito para ganhar. Ele costuma ir para lá com muita confiança e o facto de o Carlos lhe ter feito “um golo” debaixo do nariz foi muito doloroso. Penso que este tipo de coisas o fez concentrar-se no trabalho no domingo.
Não quer dizer que ele nunca tenha pensado nisso, mas significa que se muda um pouco o foco, se o tiramos da mentalidade de se focar apenas na qualificação”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sainz era o perfeito companheiro de equipa para o Leclerc, seria também para o Max, provavelmente até para o Russell. É um pouco incompreensível e até revoltante, como é que um piloto tão valioso acaba por sair de cena no seu auge. O Hamilton na Ferrari poderá ser um casamento perfeito, mas tem tudo para ser mais tempestuoso do que o que se espera à partida. A Ferrari podia confiar no Sainz para ser o perfeito “team player”, um papel que o próprio não tem problemas em aceitar, ao mesmo tempo que é uma garantia para conquistar pontos importantes na… Ler mais »
“o Carlos lhe ter feito “um golo” debaixo do nariz foi muito doloroso.” É esta a razão porque sempre defendi o valor de Sainz, sem ter o talento de Leclerc consegue por vezes batê-lo. Há algum tempo, em termos poucos simpáticos, você disse que eu que eu estava a dizer que Sainz era tão bom como Leclerc só por eu ter enaltecido o valor de Sainz e ter chamado a atenção para o facto de estarem com quase os mesmos pontos na altura… Nunca me chegou a dizer foi onde é que eu tinha escrito que Sainz era tão bom… Ler mais »
Em termos de talento puro/rapidez o monegasco só terá rival em Max (e eventualmente Lando e Piastri). No incío da temporada Sainz andava em cima (e até batia) de Leclerc. A verdade é que desde então o monegasco tem batido Sainz com alguma facilidade. Não acredito que seja Sainz a andar menos mas sim que Leclerc esteja a andar mais, talvez por atingido a maturidade como piloto.