F1, ‘Silly Season’: Será que ainda haverá alguma surpresa?
À medida que o mercado de pilotos da Fórmula 1 para 2025 se aproxima da sua fase final, alguns movimentos importantes começam a assentar após terminar uma das sagas mais longas da ‘silly season’ deste ano, quando Carlos Sainz confirmou a mudança surpresa para a Williams.
Com a confirmação do piloto espanhol na equipa britânica para a próxima temporada, isso abre caminho para que Alpine e Sauber/Audi finalizem as duas duplas de pilotos para a próxima época, assim como a decisão na Mercedes.
A Alpine, que se debate com desempenhos pouco satisfatórios em pista e perturbações internas, poderá promover o piloto de reserva Jack Doohan a um lugar a tempo inteiro, havendo ainda a possibilidade de Zhou Guanyu, que enfrenta a forte possibilidade de perder o seu lugar na Sauber após a chegada de Nico Hülkenberg, possa ser também opção.
A decisão de promover Doohan assinalaria uma aposta na juventude e na estabilidade da equipa francesa em dificuldades, enquanto o piloto chinês, mais experiente na Fórmula 1, poderia trazer consigo um apoio financeiro importante.
Os esforços da Sauber/Audi para garantir um piloto de topo para 2025 sofreram um verés, com a equipa a não conseguir atingir o seu objetivo prioritário: Carlos Sainz. A equipa suíço-alemã irá provavelmente, manter um dos seus actuais pilotos – Valtteri Bottas ou Zhou Guanyu – para alinhar ao lado de Hülkenberg. Embora a Audi tivesse como objetivo uma contratação de maior visibilidade, a equipa parece agora estar pronta para abordar outras opções à medida que o projeto avança para uma equipa de fábrica.
Apesar de muita especulação, a Mercedes e a Red Bull ainda não finalizaram os seus duplas para 2025, com especial incidência para a equipa de Brackley. Espera-se que a Mercedes promova Andrea Kimi Antonelli para substituir Lewis Hamilton, mas sem urgência, a equipa poderá esperar até ao final da época para fazer qualquer anúncio oficial.
A Red Bull, por sua vez, enfrenta um dilema com o futuro de Sergio Pérez. A equipa manteve Daniel Ricciardo ao lado de Yuki Tsunoda na RB até ao final da época de 2024, mas o piloto de reserva Liam Lawson está a pressionar muito para conseguir um lugar a tempo inteiro, depois de ter impressionado durante as suas aparições como substituto no ano passado. A Red Bull poderá ter de agir rapidamente, uma vez que Lawson é livre de sair se não lhe for oferecido para 2025.
O futuro de Liam Lawson na Fórmula 1 é um dos maiores pontos de interrogação no mercado de pilotos. O seu desempenho tem colocado pressão sobre os atuais pilotos do ‘universo’ Red Bull, mas com uma potencial promoção para 2025 ainda no ar, a Red Bull tem de decidir se quer correr o risco de perder o jovem talento.
Apesar do anúncio de manter Pérez na Red Bull, tudo está dependente do desempenho do piloto mexicano e de Ricciardo nas próximas corridas. O australiano não tem convencido, mas terá sido um dos pilotos, assim como Lawson, considerados para substituir Pérez.
A Red Bull poderá ainda alterar o alinhamento de pilotos na RB, deixando o futuro de Lawson como um dos principais motivos de interesse no seio da estrutura nas próximas semanas.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA