F1: Sergio Pérez de saída da Red Bull, Liam Lawson deverá ser o substituto

Por a 18 Dezembro 2024 17:08

Sérgio Pérez está de saída da Red Bull. O piloto mexicano vai deixar a equipa de Milton Keynes, com a sua saída a ser oficializada hoje. Liam Lawson deverá ser o seu substituto.

Foi uma das novelas do ano. A falta de resultados de Sergio Pérez foi adensando as dúvidas em torno do futuro do piloto mexicano que, apesar da renovação de contrato, não conseguiu encontrar-se e regressar às boas performances. A situação já se arrastava desde 2023, um ano em que Pérez já sentiu muitas dificuldades para acompanhar Max Verstappen, um cenário que se complicou ainda mais em 2024, de tal forma que a distância pontual entre ele e Max Verstappen foi de 285 no final desta temporada. Com esta diferença significativa, quem ficou a perder foi a equipa, que não teve argumentos para se aguentar na luta pelo título de construtores.

Termina assim a passagem de Pérez pela Red Bull, que durou quatro épocas. Foram 90 GP, cinco vitórias, três poles e 29 pódios pela equipa austríaca sediada no Reino Unido. Uma passagem que permitiu a Pérez lutar por vitórias, pódios, conquistando o vice-campeonato de 2023 (apesar de ficar a 290 de Verstappen) e o terceiro lugar em 2022, cimentando a sua posição como o piloto mexicano mais bem-sucedido na F1. Foi um dos responsáveis pelo título de 2021 de Max Verstappen, defendendo-se aguerridamente dos ataques de Lewis Hamilton (ajudando o seu colega de equipa), o que lhe valeu o título de “Ministro da Defesa”.

Mas os momentos maus também aconteceram com alguma frequência, especialmente a partir de 2023 em que o comportamento do carro não beneficiou o seu estilo de condução. A equipa deu-lhe sempre um voto de confiança, até porque os objetivos coletivos nunca ficaram em causa. Em 2024 o caso mudou de figura e Pérez deixou de ser um bom segundo piloto, sempre demasiado afastado para ajudar verdadeiramente Verstappen. Manteve sempre o discurso que permaneceria na F1 até ao fim do contrato (que tinha mais dois anos de duração), mas a realidade dos resultados pesou mais do que a sua vontade ou até a sua invejável carteira de patrocinadores.

Para o seu lugar deverá seguir Liam Lawson, que se destacou nas cinco corridas que fez em 2023, curiosamente quando substituiu o que era na altura o principal candidato ao lugar de Pérez, Daniel Ricciardo. Lawson mostrou competitividade, velocidade e garra, também em 2024, quando assumiu o lugar de Ricciardo na RB, já com a Red Bull a planear este cenário.

Liam Lawson é um piloto de 22 anos da Nova Zelândia. Nascido em 11 de fevereiro de 2002, em Hastings, Nova Zelândia, Lawson é membro da Red Bull Junior Team desde 2019. Tem subido constantemente na hierarquia dos desportos motorizados e demonstrou o seu talento em várias ocasiões.

O início da carreira de Lawson mostrou-se imensamente promissor, começando no karting antes de alcançar um sucesso notável nas categorias júnior. Em 2016, tornou-se o mais jovem campeão de Fórmula Ford da história. Ele continuou a fazer o seu nome ao vencer a Toyota Racing Series em 2019 e terminar como vice-campeão nos campeonatos australianos de Fórmula 4 e ADAC de Fórmula 4.

Sendo apenas o décimo neozelandês a correr na Fórmula 1, Lawson segue os passos de lendas do desporto automóvel como Denny Hulme e Bruce McLaren. Com apenas 22 anos, ele representa a nova geração de talentos do automobilismo emergentes da Nova Zelândia, com um futuro promissor pela frente na Fórmula Um. Vai fazer dupla com um dos melhores pilotos da atualidade, que tem dominado a F1 e arrasado todos os colegas de equipa que tem encontrado desde os tempos de Daniel Ricciardo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
25 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
2 dias atrás

Noticia esperada, apesar dos custos que a RB poderá ter. (saida de patrocinadores+indemnização). Quanto ao seu substituto não mostrou nada de especial em relação ao Tsunoda, e até no sangue-frio/calma em pista esteve ao nivel do japonês que têm (ainda) aqui o seu ponto mais fraco.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
2 dias atrás

Ouvem-se urros de alegria em toda a Commonwealth.
Agora só falta reciclarem mais uma vez o «Danny Ric» para que os wet dreams de muita gente se tornem realidade.

Last edited 2 dias atrás by Danny Ric Fan Club
917/30
Reply to  dannyricfanclub
2 dias atrás

rannydick… pelos vistos quem tem wet dreams com o australiano és tu, não perdes uma oportunidade de falar nele…

AS19940501
2 dias atrás

Que surpresa… O “segredo” mais mal guardado da segunda parte desta época de Fórmula 1.
O que agora será interessante de assistir é a dança de cadeiras que esta saída vai provocar. Quem irá ocupar o lugar do Liam Lawson? Hadjar sobe ao Grande Circo ou Colapinto volta à equação?
A seguir nas cenas dos próximos capítulos.

917/30
2 dias atrás

Então isto do Pérez andar mal não era tudo um plano para que a RBR não ganhasse o campeonato de construtores para ter mais tempo de desenvolvimento??? Houve aqui quem defendesse essa teoria idiota… Pérez teve uma boa carreira na F1 mas já estava na hora de sair.

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 dias atrás

Obvio que um monte de m— e vigarista como tu tinha que deturpar tudo. São assim os covardes escondidos atrás do computador.

917/30
Reply to  garantia4
2 dias atrás

Oh garantiade4… não tens um espelho em casa pois não? Acho piada a “corajosos” como tu que atrás de um computador chamam “monte de m—” aos outros… e a cereja no topo do bolo é logo a seguir falares em “covardes escondidos atrás do computador”… hilariante!

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 dias atrás

Ou seja, acabas por reconhecer a tua covardia.
É uma lástima não haver neste fórum o bom exemplo de outros em que se pode bloquear utentes. Provavelmente interessará ao Autosport que tal não suceda (?). Enfim, estamos na sua casa.

917/30
Reply to  garantia4
2 dias atrás

A tua estupidez não tem limites… primeiro ofendes e depois falas na cobardia dos outros…
Quando é que mudas o nick para cobardia4??? lol

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 dias atrás

“Primeiro ofendes” ? Estar a ligar a palavra idiota a alguém é um elogio na tua laia, ó nojento?

917/30
Reply to  garantia4
2 dias atrás

Como se pode ver pelos comentários, associar a palavra idiota a algo que escrevas é uma mera constatação da realidade…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
1 dia atrás

Realmente é pena. Já estaria bloqueado ou até mesmo expulso. Controle-se por favor.

Pity
Pity
2 dias atrás

Então, mas não eram só especulações? Foi o que eu li por aqui diversas vezes. Era esperado. Como já disse várias vezes, o Perez não é mau piloto, mas não é piloto para uma equipa grande. brilhou na Sauber, o que lhe permitiu ser o escolhido para substituir Hamilton. Até eu achei que era a escolha certa. É verdade que a McLaren estava a começar a sua travessia do deserto, mas ele teve umas atitudes,,, que até foi considerado arrogante, Na Force India / Racing Point voltámos a ver o melhor Perez. E a história repetiu-se: equipa grande, sonho (legítimo)… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
2 dias atrás

Eram. E você abocanhou-as todas e veio logo a correr porque o Checo ia ser despedido. Era na pausa a seguir ao Brasil, era na pausa de Verão a seguir a Interlagos, e por aí fora recuando no tempo.
Mas está a ver, continua o seu asco face a esse piloto. Desde quando é que teve carro e apoio da equipa, a começar pela de engenharia, para ser campeão, independentemente do seu valor? Na McL? Na RB?
Enfim, acho que ficamos todos contentes por esta saída. Que só sucedeu porque houve mútuo acordo,

Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 dias atrás

Está muito azedo. Foi o jantar que lhe caiu mal?

Cágado1
Reply to  Pity
2 dias atrás

Sim eram só especulações. O facto de uma especulação acertar não faz dela menos especulação. Duvido que alguma vez o ASou qq outra publicação pudesse ter alguma noção fundamentada quanto ao que se ia passar.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
2 dias atrás

Especulações que faziam parte de uma campanha diária, repito, diária, da imprensa facciosa, e alimentada pelo Marko, e, desde o GP do México, pelo Horner o qual nem se coibiu de usar esses jornalistas para pressionar o piloto.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
2 dias atrás

Não, não eram especulações. Especulação é algo que se diz, mas não acontece. Não sei se o AS (jornal espanhol) se interessou pelo tema, o Autosport tem as suas fontes, como qualquer outro OCS, além disso, qualquer pessoa que use a cabeça para pensar, percebeu o que se iria passar. porque razão, após Abu Dhabi, iria haver uma reunião para decidir os pilotos, se já tinham quatro contratados? Só podia ser para despedir um. Quem é que estava na berlinda?

Cágado1
Reply to  Pity
1 dia atrás

Não Pity, especulação é algo que se diz sem fundamentos para o dizer. Há coisa que são ditas com bom fundamento e não acontecem – e não são por isso especulações – e há coisa que são ditas sem fundamento e acontecem – e continuam a ter sido especulações. Quase tudo o que se disse do Pérez ao longo deste ano foi especulação. Não é especulação quando a Audi diz que está interessada no Sainz, mesmo que isso não aconteça.

Sir Peste
Sir Peste
2 dias atrás

Para mim é uma medida sem sentido, mas sabia que a Redbull não promoveria o Tsunoda – andou lá por influência da Honda, cujo acordo está no fim, e não demonstrou o suficiente para a primeira equipa. Quem demonstrou ainda menos (na minha opinião) foi o Lawson, porque também não andou lá tempo suficiente. Esperemos que não seja mais um para despromover a meio da época, trocar pelo hadjar e depois dispensar também este a meio da época seguinte, a la Redbull. Para quem tem o benefício de ter uma segunda equipa, parece-me uma gestão bastante incompetente

Scb
Scb
2 dias atrás

No imediato há uma grande perda financeira. Perez estava desgastado. Não vi nada em Lawson nem em Tsunoda que me façam crer que sejam melhores que Perez mas a RB sobretudo por Marko tornou a situação insustentável. Que paguem bem.

Thor
Thor
Reply to  Scb
1 dia atrás

A terceira afirmação é perfeita para descrever esta situação.

JP7F
JP7F
2 dias atrás

O erro foi terem renovado com o Perez quando se antevia que era difícil recuperar a forma na Red Bull e tinham o Sainz disponível no mercado. Quanto ao Liam Lawson, caso se efetive a escolha, parece-me mais uma decisão tomada em cima do joelho, apesar do bom desempenho em 2023, em 2024 não convenceu e inclusive mostrou alguma intempestividade no incidente com o Perez. O Yuki, apesar da personalidade que toda a gente já conhece, parece-me a escolha mais sólida neste momento e acredito que numa ou outra pista possa incomodar o Verstappen.

Cágado1
2 dias atrás

Não faço qq fé no Lawson. Acho que ainda não demonstrou nada de jeito e em termos de consistência e falta de cabeça anda a par com o Tsunoda,. Assim como assim, antes apostava no japonês, que é pelo metos muito rápido de vez em quando. E para a VCARB ou um piloto fora das fileiras, ou o Iwasa. O grupo RB pode ficar com 4 pilotos exageradamente agressivos. em pista, não me parece boa ideia.

4RcNg
4RcNg
2 dias atrás

Estava numa casa onde já só havia porta de saída. Plantado ao de um eucalipto como o Verstapen, não tinha hipótese, mas lançavam em cada debut de temporada, por ele, o desiderato de que seria um próximo campeão. Abateu-se sem retorno.
Agora meter o Lawson parece outra cavalada dos ‘anjinhos’ (pois,os que dão asas… ) que comandam as coisas lá dentro e não percebem que fogosidade não é competência.
O Yuki, como é excentrico e não alinhado era quem merecia ficar com aquela backet, mais a mais por ser muito capaz de desesperar o MV!
Era bom de ver.

Last edited 2 dias atrás by Nrpm
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado