F1: Será que os travões foram mesmo uma questão no incidente Rosberg/Hamilton?

Por a 6 Julho 2016 09:09

A polémica entre o que sucedeu entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na última volta do GP da Áustria de Fórmula 1 continua a resultar em opiniões divergentes por parte dos observadores e adeptos, mas há uma questão que poderá nunca vir a ter resposta e só mesmo Nico Rosberg sabe o que aconteceu.

Sendo verdade que a Mercedes já por diversas vezes teve problemas técnicos com os travões brake by wire, até que ponto isso afetou a prestação de Rosberg na curva 2 onde tudo aconteceu é uma incógnita.

Por exemplo no GP do Canadá de 2014, ambos os Mercedes tiveram problemas com a MGU-K, o que significou que os travões brake by wire deixaram de funcionar, o sistema deixou de enviar mais ‘potência’ de travagem para onde mais precisava, com os pilotos a terem de confiar nos travões ‘normais’. E a diferença é grande, até porque a Mercedes para poupar no peso tem travões ‘mecânicos’ mais fracos (é uma cedência que se faz na construção do carro) atrás.

Sabia-se que Hamilton tinha pneus mais frescos, Rosberg ficou sem brake by wire, ambos os pilotos lutavam com problemas com a temperatura dos travões, e aquela é a curva em que a travagem é mais longa, e onde se precisa mais dos travões naquele circuito. Contudo, a única coisa que só Rosberg sabe é porque não deu qualquer sinal de querer curvar, mesmo com os eventuais problemas de travões, nem que fosse no último momento.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
17 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ttclass
ttclass
8 anos atrás

A manobra de ir por dentro e atrasar a entrada na curva, empurrando quem está por fora para fora da pista, é das manobras mais feias que há. Veja-se Hamilton em Austin 2015 e este ano no Canadá. Mas também não podemos esquecer Rossi na decisão no final do MotoGp de 2015. Rosberg tentou aplicar a mesma receita que Hamilton já lhe tinha aplicado nas vezes que citei, mas saiu-se mal porque não estava mesmo ao lado e Hamilton estava ligeiramente à frente. Faz-me lembrar as lutas Mansel vs Senna em que Senna levava sempre a melhor… Mas na minha… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  ttclass
8 anos atrás

Continua-se a comparar o incomparável. Austin 2015, Montreal 2016 e Áustria 2016 apenas têm 2 pontos em comum. Nas 3 situações o Hamilton está na frente e na linha da trajétoria. Austin 2015: Largada, pista molhada, pneus frios e tanques cheios. Hamilton ligeiramente na frente, trajetória do Hamilton. Montreal 2016: Largada, pneus frios, tanques cheios. Hamilton ligeiramente na frente, trajetória do Hamilton. Áustria 2016: Última volta, pneus à temperatura, tanques vazios. Hamilton bem na frente antes do ponto de travagem, trajetória do Hamilton. Junto mais duas situações: Montreal 2014: Largada, pneus frios, tanques cheios. Rosberg ligeiramente na frente, trajetória do… Ler mais »

m42engine
m42engine
8 anos atrás

Que artigo mais mal escrito…se a Autosport não tem pessoal que perceba da técnica da F1 é melhor deixar de escrever artigos como estes cheios de asneirada…

Génesis
Génesis
8 anos atrás

tentar justificar o injustificável ?????????????? só não vê quem não quer que foi uma manobra muito porca da loira que lhe saiu mal.

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  Génesis
8 anos atrás

é para ensinar o 44 que só se passa por fora quem tiver um carro bem superior ao adversário! 😀 o rapaz até foi limpinho, se fosse comigo , dava a curva por dentro, alargava a trajetória ao entrar na reta e apertava o moloide contra os rails, isso sim, era ser porco eheh, eu devia ter ido para piloto!

fb76
fb76
8 anos atrás

Antes de mais devo dizer que sou admirador do Hamilton como piloto puro desde os seus tempos inicio de carreia na Mclaren. Sem dúvida um dos mais talentosos pilotos das últimas décadas. Nesse período cometeu muitos erros, defendeu muitas vezes a sua posição de forma mais agressiva. Não sou grande admirador do Rosberg, acho um bom piloto, muito esforçado, tipicamente alemão. Erra, tenta aprender com os erros. Mas muito frágil em termos mentais. Ao contrário da opinião reinante, acho que defendeu a sua posição. Estava do lado interior da curva pode perlongar até onde poder essa posição, levando ao outro… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  fb76
8 anos atrás

Não posso concordar. Rosberg já várias vezes fez destas, se não me engano começou em Spa 2014. São manobras que aprendeu com o seu ex-colega na Mercedes. Ele tinha direito á trajectória, e Hamilton deu-lhe, mas não tem direito a sair da sua trajetória e impedir o outro piloto de curvar, se o incidente fosse à saida da curva e ele estivesse por dentro e à frente, a conversa era outra. Rosberg foi malandro, e acoisa saíu-lhe mal, porque com a falha de travões acabou por não conseguir evitar o embate, e assim a coisa acabou por se virar contra… Ler mais »

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
Reply to  fb76
8 anos atrás

Muito bem! sou Ferrarista e até gosto de ver o Hamilton a voar, quando está inspirado. Mas o 44 devia saber que só se passa por fora quem tiver um carro bem superior ao adversário! Acho que o Rosberg se quisesse ser mesmo mau, atirava-se para a curva por dentro, alargava a trajetória ao entrar na reta e apertava LH contra os rails, isso sim, era ser mau e perigoso. Aqui foi mais um aviso e que o Hamilton aproveitou. tiveram sorte!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  peudreot106rallye-220
8 anos atrás

Ah… Mas o Hamilton estava melhor nas ultimas voltas que o Rosberg, logo o passar por fora foi bem feito. Aliás, ele saiu mais rápido da curva 1 devido a um erro do Rosberg que usa demasiado corrector nessa primeira curva e tem uma pior tracção na saída. De tal maneira que o Hamilton quando chegou à curva 2 já tinha meia roda na frente de Rosberg, que tentou tudo por tudo para fazer o Hamilton sair pela escapatória, onde com a sujidade teria menos tracção e logo pior saída, que daria um respiro ao Rosberg nas próximas curvas. Mas… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  fb76
8 anos atrás

Fosse Rosberg ou outro qualquer e estariamos a culpar quem fez a manobra “à lá Rosberg”, porque o que o Rosberg fez foi anti-desportivo, seja quem for que o faça, nem tenta fazer a curva até ao limite desta (vê-se bem pela camâra onboard) e depois ainda tenta impedir o companheiro de equipa de voltar à pista no final da escapatória. Foi “porco” duas vezes e teve sorte de não levar uma penalização mais pesada, que bem a merecia.

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Não acho que os travões tenham sido a principal causa do toque, podem ter ajudado, mas o Rosberg vai na direção do carro do Hamilton sem esboçar a trajetória da curva sequer. Saiu-lhe mal porque a escapatória é de alcatrão porque se fosse gravilha o Hamilton ficava provavelmente ali, nunca conseguiria acelerar e continuar ao lado dele. Manobra à Schumacher na minha opinião.

peudreot106rallye-220
peudreot106rallye-220
8 anos atrás

Muito bem! sou Ferrarista e até gosto de ver o Hamilton a voar, quando está inspirado. Mas o 44 devia saber que só se passa por fora quem tiver um carro bem superior ao adversário! Acho que o Rosberg, se quisesse ser mesmo mau, atirava-se para a curva por dentro, alargava a trajetória ao entrar na reta e apertava LH contra os rails, isso sim, era ser mau e perigoso. Aqui foi mais um aviso e que o Hamilton aproveitou. Ou foi mesmo falta de travões. tiveram sorte! (em todo o caso o LH será sempre campeão. desde final de… Ler mais »

dumberdog
dumberdog
8 anos atrás

Travões ou não o certo é que quem tem a trajectória é o Rosberg e como tal tem direito a defender a posição. O Hamilton sendo um experiente tri-campeão do mundo deveria ter a sensatez de atacar o Rosberg logo a seguir pois iria sair melhor da curva 2, tendo melhor tracção, e teve sorte em não ter posto os 2 Mercedes fora da corrida.
Atenção que não sou fã nem de um nem de outro, esta é a minha visão do incidente.
Cumps.

Seven_keys
Seven_keys
8 anos atrás

As regras até são simples, mas como sempre há que as complicar! Em pista, desde que não ande aos sss à frente de ninguém para não ser ultrapassado, e que não vá contra miguem, propositadamente ou por ter errado no seu melhor ponto de travagem (para não sair de pista), todas as “manobras” defensivas e ofensivas são, ou deviam ser!!!, permitidas. Quem vem a trás, e se tem carro com condições técnicas que o permitidas, pode sempre curvar por fora ou fazer uma “tesoura” a que exagera na sua trajetória. Dito isto, e na minha opinião, quem invadiu a trajetória… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  Seven_keys
8 anos atrás

O Nico a partir de 3 quartos da reta teve sempre atrás e nunca na frente como refere. Tanto que os comissários no comunicado que emitem, tratam o incidente como uma ultrapassagem do Rosberg ao Hamilton e não o contrário.
O Nico só aparece praticamente ao lado do Lewis quando se tocam e porque decidiu travar muito para além do ponto de travagem. Aliás, se são se tocam, o Nico com a velocidade que levava tinha saído largo para a escapatória.

Entre jornalistas, pilotos, ex-pilotos e especialistas, a unanimidade é total. A culpa é do Rosberg.

Seven_keys
Seven_keys
Reply to  MurrayWalker
8 anos atrás

Numa pista e em corrida não há pontos de travagem, essa expressão é usada para definir um ponto “imaginário” que permite fazer uma trajectória tipo “recta – curva –recta” o mais rápido possível, e deve ser tida em conta apenas em qualificação. Numa corrida existe asfalto limitado por linhas contínuas/barreiras para ser totalmente usado da melhor forma, para ultrapassar quem vai à frente, ou para defender a posição perante quem vem atrás. Não vale mesmo, e muito bem, é andar aos SSS em pista à frente de quem é mais rápido ou ir propositadamente contra alguém que está à sua… Ler mais »

gp4
gp4
8 anos atrás

São só 2 pilotos que, de tanto se destestarem, ficam “cegos” e não se controlam quando estão lado a lado. Nada que já não tenha acontecido em épocas passadas.

Quanto ao incidente não vi o Rosberg fazer nada que o Hamilton já não lhe tivesse feito.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado