F1: Será que ir para lá dos limites é fundamental para ser campeão? Resultado da Sondagem

Por a 8 Janeiro 2025 17:33

Max Verstappen não tolera perder e está disposto a fazer tudo o que for necessário para vencer. Se for preciso ir aos limites das regras, o piloto neerlandês não tem qualquer problema em fazê-lo como demonstrado na sua batalha contra Norris no México. Será este o ingrediente necessário para qualquer campeão?

Verstappen acredita ter aperfeiçoado o seu talento ao longo dos anos e agora tem controlo total sobre as suas ações na pista. Embora deteste perder, reconhece quando alguém faz um trabalho melhor. A sua exigência com a Red Bull reflete o seu desejo de manter o mais alto nível, já que, em 2024, enfrentará forte concorrência de McLaren, Ferrari e Mercedes.

“Houve corridas difíceis, jogadas e momentos questionáveis, mas sei o que estou a fazer, tenho o controlo total do que estou a fazer”, insiste. “Por vezes, claro, com um pensamento por detrás. Controlo bem o que estou a executar em pista. Por vezes, é necessário. Farei tudo o que puder para ganhar”.

“Detesto perder”, acrescenta. “Sei reconhecer quando alguém faz um trabalho melhor, mas mesmo assim não é bom perder. É esse o fator determinante – temos de ser melhores. Mesmo quando fomos bem-sucedidos em 2023, queríamos ter mais desempenho. Foi algo que definitivamente nos ensinou muito em 2024”.

A questão colocada na última sondagem estava relacionada com os limites: será que, hoje em dia, um campeão tem mesmo de ir sempre ao limite e, por vezes, um pouco para lá, para conquistar o título? Será este um fator determinante na conquista de um título ou pode um piloto vencer jogando sempre “limpo”, sem necessidade de ir ao limite? E o leitor, gosta mais de pilotos agressivos, que são capazes de tudo, ou pilotos que preferem jogar dentro das regras e não exagerar?

As respostas dos leitores foram claras:

No que diz respeito à necessidade de ir para lá dos limites para ser campeão, 64.9% dos leitores que votaram escolheram a opção “não”, mostrando que a maioria não acredita que os pilotos têm necessidade de se excederem para chegar ao sucesso. Apenas 35.1% votou “sim”.

Na questão sobre o piloto preferido, 64.5% dos leitores que votaram preferem um piloto que “joga limpo”, sem exagero. Apenas 35.5% gosta de pilotos mais agressivos.

Vox Pop

Cágado1

É só ver a forma como Hakkinen bateu o Schumacher para perceber que jogando totalmente limpo se pode ser campeão, mesmo contra um piloto muito duro (por vezes para lá dos limites).

NOTEAM2.0

Tudo o que seja para lá do limite das regras deve ser penalizado, nesse sentido acho que o Max tem tido algumas benesses ao longo dos tempos, e pelo facto de ser recorrente neste tipo de comportamentos, não estará muito longe de levar uma penalização séria.

Do ponto de vista estratégico, a forma como aborda as lutas em pista, pode ter maior ou menor sucesso dependendo do adversário que encontra pela frente.

Acho que ele não faria ao Alonso, ao Russell ou até mesmo um Leclerc, ou Piastri, o mesmo que fez com o Lando.

Ou melhor, até podia fazer, mas o resultado final seria diferente certamente, e acho que o Max está a par disso.

O Max é muito agressivo em pista, tem tendência para “se passar” quando as coisas não lhe estão a correr muito bem na pista, há vários exemplos desses ao longo da sua carreira, e eu diria que isso faz com que ele tenha mais a perder do que a ganhar.

Portanto, acho que o que fez ganhar este campeonato mundial foi a sua inacreditável velocidade, capacidade invulgar para tirar rendimento de um carro por vezes não se revelou grande pistola, e algumas performances lendárias ao nível dos melhores da história, com o GP à cabeça.

Todo o resto, acho que foram distrações que lhe podiam ter custado caro, caso o seu rival fosse mais mais competente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
12 horas atrás

O Hakkinen era um extraordinário piloto mas venceu esses 2 campeonatos por ter um carro bastante superior ao do alemão, já para não falar do acidente deste. O Schumacher foi bem punido após Jerez, e gastaram-se oceanos de tinta a condena’- lo. Todavia, o conluio entre a mclaren e a williams nesse fim de semana foi escandalosamente varrido para debaixo do tapete. ( é a mclaren…). E se o alemão foi justamente castigado, há que lembrar por exemplo que foi uma manobra instintiva. Em constraste com a do colega do Hakkinen Spa/98, que foi premeditada. Mas, claro,sabemos bem para que… Ler mais »

917/30
7 horas atrás

As coisas que se aprendem aqui… Fiquei hoje a saber que em 99 o MB era muito superior ao Ferrari…lol O Ferrari devia ser tão inferior que um coxo como o Irvine andava como andava com esse carro, isto para não falar desse portento que dá pelo nome de M. Salo que só não ganhou na Alemanha por ter tido que obedecer a ordens de equipa… O Ferrari devia ser tão inferior que, mesmo sem Schumacher durante quase metade da época, ganhou o campeonato de construtores… Por último, talvez se tenham gasto oceanos de tinta a condenar as “manobras instintivas”… Ler mais »

Last edited 6 horas atrás by .
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado

Instale a APP AutoSport

aqui
×