F1: Sebastian Vettel desculpou-se… e safou-se!

Por a 3 Julho 2017 19:30

E pronto! foi o que bastou. A FIA decidiu não tomar qualquer outra atitude face ao pedido de desculpas apresentado por Sebastian Vettel. No seu comunicado, a FIA refere: “à luz destes desenvolvimentos, o presidente da FIA, Jean Todt decidiu que o assunto deve ser encerrado. Contudo e face à ofensa e a suas consequências o presidente da FIA deixa claro que uma possível repetição de tal comportamento o assunto será de imediato remetido para o Tribunal da FIA para investigação.”

Ao contrário do que tinha sucedido anteriormente, durante a reunião de Paris, e depois do vídeo do incidente ter sido examinado, Vettel admitiu a sua culpa, desculpando-se perante a FIA e toda a comunidade do automobilismo e isso foi suficiente para Jean Todt e a FIA não levarem o assunto mais além.

Para além disso, o alemão realizará trabalho educacional em diversos eventos da entidade federativa, incluindo o Campeonato FIA de Fórmula 2, Campeonato Europeu FIA de Fórmula 3, num Campeonato FIA de Fórmula 4 a ser definido e no seminário de Comissários da FIA.

Por outro lado, até ao final do ano o piloto da Ferrari não tomará parte em qualquer campanha de segurança nas estradas da FIA.

Porém, caso Vettel repita uma atitude semelhante, será levado imediatamente ao Tribunal da FIA.

Acabou por ser uma saída airosa para o tetracampeão mundial, face aos castigos que lhe poderiam ser aplicados. No entanto, Vettel terá que rever o seu comportamento, sob pena de poder ser castigado de forma exemplar, até por que já tem nove pontos na sua superlicença, num máximo de doze. Desta vez, ‘safou-se’, mas depois do México 2016 e Azerbaijão 2017, não se vai ‘safar’ mais vez nenhuma…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Concordo. Levou a penalização na corrida, acabou por assumir a culpa. Tudo está bem, quando acaba em bem.
Agora, Vettel tem que refrear os ímpetos, porque, se voltar a fazer a mesma gracinha, vai ser mesmo penalizado.
E por castigo, vai ter de andar a mostrar aos jovens das fórmulas de formação, o que não se deve fazer. Bem feito 🙂

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Muito brando, muito brando. Nas entrevistas, apesar de confrontado inequivocamente com o facto de ter atirado o carro para cima do Mercedes, Vettel desviou sempre o assunto para Hamiltos, o que nunca justifica a sua atitude, mesmo que tenha razão no brake test, e até demonstra que ele próprio não encontra uma desculpa razoável. Podia ter acabado com a corrida dos dois, e eventualmente de mais alguém, e no fim ainda aumentou a vantagem pontual para os maiores rivais. Talvez a FIA devesse penalizar os dois, mas Vettel merece sem dúvida maior castigo. Com isto, fico na dúvida se de… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
7 anos atrás

Eu comparo este caso ao de Jerez 97, com a diferença de que este se deu a uma velocidade mais baixa, por isso não causou danos, daí eu considerar o delito menos grave. E tal como disse ontem, tudo dependia se a Fia queria mostrar firmeza, ou apenas mostrar que agia. Foi a segunda. E como também disse, a FIA só actua à segunda e o Vettel ainda vai na primeira.

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Em relação a 97, há uma diferença muito maior que a velocidade: Discutia-se o título e não a liderança do campeonato, para além do “bandido” ser reincidente e ter saído impune da primeira vez. Quanto a mim, saiu impune da segunda também, porque foi desclassificado de uma derrota, o que tendo em conta a sua personalidade, foi um alivio, e não um castigo. Vettel reconheceu o erro, porque foi muito aconselhado para tal, até porque já deu para perceber que o rapaz tem evoluído negativamente em termos de carácter desportivo nos últimos 3 anos. O correctivo tem que o fazer… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Pity
7 anos atrás

“Eu comparo este caso ao de Jerez 97”
A sério? Olhe, Pity, tem-se sentido bem ultimamente?

Pity
Pity
Reply to  MVM
7 anos atrás

Tenho-me sentido muito bem, obrigada 🙂 Comparo, porque é o único caso com semelhanças que encontro, desde que vejo F1 com olhos de ver. Mas claro que há diferenças, como diz o ernie: 1-o Schumacher era reincidente, o Vettel não; 2- em 97 era a decisão do título, agora ainda não 3- em 97 foi no calor da corrida, com Schumacher a impedir a ultrapassagem de Villeneuve, agora foi Vettel a quer ter a oportunidade de passar Hamilton e meter-se-lhe na cabeça que ele estava a fazer tudo para o impedir. Se analisarmos, friamente, as reacções do Vettel em várias… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Obrigado pela sua visão alternativa dos factos…

MurrayWalker
7 anos atrás

Péssima decisão da FIA. Nunca mostrou qualquer arrependimento. Aliás, safou-se do quê? quando o próprio deu várias entrevistas a afirmar categoricamente que não fez absolutamente nada.

Mas o maior problema virá no futuro, quando situação semelhante ocorrer novamente e interferir diretamente nas contas finais de um campeonato. Aí a jurisprudência do ocorrido agora, será mandado às urtigas e será tomada uma decisão completamente diferente e muito mais penalizadora para quem cometer semelhante infração.

Pity
Pity
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Segundo o comunicado da Fia, assumiu a culpa hoje, perante os responsáveis da FIA.

MurrayWalker
Reply to  Pity
7 anos atrás

Sim, hoje. Quando se viu apertado.

MVM
MVM
7 anos atrás

Gostei do título sensacionalista, cheio de reticências e pontos de exclamação. Claro que não me interessou ler o resto. Isto por aqui está abaixo do Correio da Manhã: é mais tipo O Crime.

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Sou da opinião que o castigo aplicado foi muito soft, foi uma agressão pura e simples contra outro piloto, acho que deveria ter sido mais rígido, mas durante a corrida, se tomassem outra medida agora era como passar um atestado de incompetência a toda a direção da corrida, por isso tendo em conta que até acho o Vettel um tipo porreiro (se tudo lhe correr bem), uma palmada no pulso e o aviso de que é a última vez, é o mais politicamente correto!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Só se desculpou porque a FIA o apertou, se não ainda hoje estaria a berrar pela rádio a perguntar o que é que ele tinha feito para merecer tal castigo.

Agora fica a pergunta se já enviou um pedido de desculpas a Hamilton ou se continua a teimar que ele travou, meteu marcha atrás e albaroou a frente do seu ferrari.

ernie
ernie
7 anos atrás

Pois eu não fico nada surpreendido. Aliás já aqui tinha expressado a minha opinião de que a montanha ía parir um rato. Não é para admirar, se tivermos em conta que se trata de um piloto Ferrari, e que o presidente da FIA é Jean Todt, só falta lembrar a forma como foi resolvido o caso Schumacher/Villeneuve em 1997, em que Schumacher saiu desclassificado de uma derrota no campeonato e foi condenado a umas horitas de serviço comunitário. É óbvio que este caso não tem nem de longe a mesma dimensão, mas dez lugares na grelha eram justificados, além do… Ler mais »

anotheruser
7 anos atrás

Como irá o Vettel reagir quando levar com umas alfinetadas de humor britânico sobre este assunto?

nvg
nvg
7 anos atrás

Não concordo com a decisão! Penso que foi uma penalização muito leve, para o que aconteceu. No entanto, acho que uma penalização mais dura (desclassificação da corrida) deveria ter sido dado na hora.

Mas como fã do Hamilton, fico satisfeito. Espero que seja campeão na luta e não na secretaria…

can-am
can-am
7 anos atrás

Mas só quem não conhecer o que é a F1 ,a FIA e a Ferrari é que podia pensar outra coisa. A Ferrari é uma equipa, que goza duma protecção descarada da FIA há décadas. Não têm conta os episódios de favorecimento directo ou indirecto – este ano a FIA está a fazer tudo para lhes dar o titulo, custe o que custar: mudou o regulamento com a aprovação deles (podem vetar, é como um jogo em que uma equipa escolhe o árbitro !!!), ilegalizou as suspensões dos Mercedes e Red BUll, penaliza á minima o Hamilton ( Barhain) e,… Ler mais »

addicta
Reply to  can-am
7 anos atrás

E os comissários da FIA ainda sopram atrás dos Ferrari para eles andarem mais rápido!

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  can-am
7 anos atrás

“A Ferrari é uma equipa, que goza duma protecção descarada da FIA há décadas.”
Se calhar é por causa de tanta protecção que a FERRARI não ganha um título à 10 anos. Vocês anti-FERRARI têm que começar a começar a arranjar novas ideias para atacar a FERRARI. O cérebro não serve só para fazer peso na cabeça. Convém exercitá-lo can-am.

m42engine
m42engine
Reply to  crashhbbandicoot
7 anos atrás

Não ganha por pura incompetência da equipa. Porque as ajudas tem tido. Mas alguém tem dúvidas que o mesmo Vettel noutra equipa tinha levado uma penalização a sério??

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  m42engine
7 anos atrás

Só pessoas anti-FERRARI como você, can-am, entre outros é que não tem dúvidas.

aguia25
aguia25
7 anos atrás

É caso para dizer: O Çrime Compensa!!!

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  aguia25
7 anos atrás

comment image

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado