F1: Sebastian Vettel desculpou-se… e safou-se!

Por a 3 Julho 2017 19:30

E pronto! foi o que bastou. A FIA decidiu não tomar qualquer outra atitude face ao pedido de desculpas apresentado por Sebastian Vettel. No seu comunicado, a FIA refere: “à luz destes desenvolvimentos, o presidente da FIA, Jean Todt decidiu que o assunto deve ser encerrado. Contudo e face à ofensa e a suas consequências o presidente da FIA deixa claro que uma possível repetição de tal comportamento o assunto será de imediato remetido para o Tribunal da FIA para investigação.”

Ao contrário do que tinha sucedido anteriormente, durante a reunião de Paris, e depois do vídeo do incidente ter sido examinado, Vettel admitiu a sua culpa, desculpando-se perante a FIA e toda a comunidade do automobilismo e isso foi suficiente para Jean Todt e a FIA não levarem o assunto mais além.

Para além disso, o alemão realizará trabalho educacional em diversos eventos da entidade federativa, incluindo o Campeonato FIA de Fórmula 2, Campeonato Europeu FIA de Fórmula 3, num Campeonato FIA de Fórmula 4 a ser definido e no seminário de Comissários da FIA.

Por outro lado, até ao final do ano o piloto da Ferrari não tomará parte em qualquer campanha de segurança nas estradas da FIA.

Porém, caso Vettel repita uma atitude semelhante, será levado imediatamente ao Tribunal da FIA.

Acabou por ser uma saída airosa para o tetracampeão mundial, face aos castigos que lhe poderiam ser aplicados. No entanto, Vettel terá que rever o seu comportamento, sob pena de poder ser castigado de forma exemplar, até por que já tem nove pontos na sua superlicença, num máximo de doze. Desta vez, ‘safou-se’, mas depois do México 2016 e Azerbaijão 2017, não se vai ‘safar’ mais vez nenhuma…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
40 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
fbrazao
fbrazao
7 anos atrás

Tendo em conta a falta de estrutura psicológica do Vettel vai acontecer novamente e ainda durante esta época. É só haver um pequeno incidente que ele ache que foi intencional, seja por parte do Hamilton ou de outro qualquer.

Pity
Pity
Reply to  fbrazao
7 anos atrás

Acho que não. A FIA deve tê-lo ameaçado, caso repetisse a graça, e ele não é tolo. Acredito que vá berrar mais pelo rádio, mas agir… não.

ze-do-pipo
ze-do-pipo
7 anos atrás

Não sou fã, nem da Mercedes nem do Hamilton, nunca fui em “clubismos” nas corridas, apenas gosto de ver corridas pelo prazer que me dão. Estando Vettel com “pena suspensa” depois do problema com Charlie Whiting, o que a FIA fez foi “não mexer” num campeonato que está a ser diferente, ou seja, “adjudicou” o campeonato à Ferrari… pois se fosse outro qualquer piloto teria sido penalizado! Uma coisa é a penalização na prova (por sinal bastante suave…), outra é a da entidade federativa.

seven
seven
7 anos atrás

Como já referi neste fórum, não sou adepto das equipas nem dos pilotos protagonistas deste lamentável episódio.
Dito isto, e perante a decisão inconsequente da FIA, apenas me ocorre o seguinte: será triste e desprestigiante para a modalidade, se o VET vier a conquistar este campeonato.

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  seven
7 anos atrás

A sério?

RogerM
RogerM
7 anos atrás

O Vettel lá se safou. Desta reunião admitaria 10 lugares de perda na grelha do próximo GP como a medida a tomar, e encerrar o assunto. Mas também desta reunião deveriam ter saído normas a aplicar futuramente, como o Safety car virtual ao estilo WEC, com zonas lentas da pista, e definir que os Pilotos em período de Safety car, não deverão fazer mudanças bruscas de velocidade, em especial o Piloto que segue como líder do pelotão e dita o ritmo.

MurrayWalker
Reply to  RogerM
7 anos atrás

” e definir que os Pilotos em período de Safety car, não deverão fazer mudanças bruscas de velocidade, em especial o Piloto que segue como líder do pelotão e dita o ritmo.”

Isso já é a atual regra e não foi quebrada. Mas o que se está aqui a discutir é outro assunto.

RogerM
RogerM
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Não foi quebrada? Essa suposta regra, tem é sido constantemente quebrada, não só foi pelo Hamilton, como também pelo Vettel e outros tantos Pilotos noutras ocasiões, que gostam de se armar em engraçadinhos com mudanças bruscas de velocidade com a suposta justificação que estão a aquecer os pneus e travões em período de Safety car, mas estão é a ver se apanham desprevenidos os que seguem na retaguarda, para se distanciarem nas relargadas.

MurrayWalker
Reply to  RogerM
7 anos atrás

A FIA diz que não.

RogerM
RogerM
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Lol…pensava que a Fia não tinha credibilidade, segundo alguns fanáticos…neste caso já tem credibilidade? Decidam-se.

MurrayWalker
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Ironia meu Caro… ironia.

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  MurrayWalker
7 anos atrás

Que comecem a fazer como na Indy ou na Nascar: pilotos lado a lado.

belc_hris
belc_hris
7 anos atrás

Grande palhaça da da FIA.
Pagina virada, vamos para o Redbul Ring. Assim pelo menos ninguém vai dizer que o Lewis foi campeão de 2017 porque a FIA penalizou o Vettel e bla bla bla.

O Lewis que se prepare pois vem ai mais uma luta dramatica como foi em 2008, com a FIA a entar a todo custo dar o de pilotos a Ferrari.
Aquele episódio de SPA foi vergonhoso, que descaramento.

crashhbbandicoot
crashhbbandicoot
Reply to  belc_hris
7 anos atrás

E no fim o título caiu do céu nas mãos do hamilton. Ou então foi oferecido pelo Glock.

MurrayWalker
Reply to  crashhbbandicoot
7 anos atrás

“Caiu do céu”?! O Massa foi levado ao colo artificialmente pela FIA até à última prova.

A FIA ofereceu-lhe a vitória de Spa e em Fuji também lhe foi perdoada uma bandeira preta.

belc_hris
belc_hris
Reply to  crashhbbandicoot
7 anos atrás

Caiu do céu como diz, pois a justiça veio lá do alto. Ganhou o piloto que merecia o título e que em condições normais não precisava de chegar até a última corrida para derrotar um piloto vulgar como o Massa. Este ano vai ser parecido.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado