F1: Se existir um GP da Tailândia, é provável que se realize num circuito citadino

Por a 2 Junho 2024 14:55

A ambiciosa proposta da Tailândia para acolher um Grande Prémio de Fórmula 1 nos próximos anos, pode passar por um circuito citadino nas ruas de Banguecoque, a capital do país. 

Após a confirmação do diretor-executivo da Liberty, Greg Maffei, do interesse e os possíveis planos para expandir o calendário da Fórmula 1 na Ásia, com Tailândia, Coreia do Sul e Indonésia como países que terão fortes hipóteses em acolher novas provas, 

A Tailândia está a dar passos significativos no sentido de acolher um Grande Prémio de Fórmula 1, após o Primeiro-Ministro Srettha Thavisin reunir com o diretor-executivo da F1, Stefano Domenicali, em Imola, para discutir potenciais palcos para a prova.  

As discussões sublinham a ambição da Tailândia de trazer para o país o prestigiado evento automobilístico, com destaque para três possíveis localizações, segundo o Autosprint italiano, incluindo um novo circuito urbano na capital, algo que tem sido reproduzido nos últimos anos pela competição, através da gestão da Liberty Media. 

Desde a visita de Domenicali aquele país, em abril, que aumentou a especulação em torno da realização do Grande Prémio na Tailândia, a curto prazo. A presença de Thavisin em Imola, convidado pelo próprio Domenicali, sublinha a seriedade destas negociações. 

Ainda segundo a publicação italiana, a realização do primeiro Grande Prémio da Tailândia poderá acontecer em 2027 ou 2028, com três opções principais de locais atualmente em consideração. 

Um circuito citadino em Banguecoque, num traçado que poderá levar a F1 para perto do Palácio Real, com amplas avenidas e jardins panorâmicos, é uma forte hipótese. No entanto, poderá estar em cima da mesa a consideração de um novo circuito perto do aeroporto de U-Tapao na província de Rayong, cerca de 140 quilómetros a sudeste de Banguecoque. 

A terceira opção parece ser o desenvolvimento de uma nova pista num local ainda por determinar perto de Banguecoque, o que implicaria um planeamento e um investimento significativos. 

Afastada parece estar a hipótese de receber a Fórmula 1 no mesmo palco do MotoGP. O circuito de Buriram não agrada aos organizadores da F1 ou aos interesses comerciais do desporto por estar muito afastado da capital.

Foto: Mark Sutton/ Stake F1 Team

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

5 comentários

  1. Rui

    2 Junho, 2024 at 15:20

    Olha um citadino para a F1, uma ideia refrescante, inovadora. Desejo lhe tanto sucesso como GP do Vietname.

  2. simiao jms

    2 Junho, 2024 at 21:16

    Então 1/2 mundo está contra o Mónaco e agora querem um citadino?… O ideal era mesmo na Mongólia…
    Não sabem o que querem mas principalmente não sabem o que criticam…

Deixe aqui o seu comentário

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado