F1, Sauber: O ano zero de uma nova era

Por a 20 Dezembro 2017 13:20

A equipa de Peter Sauber passou por momento delicados nos últimos anos. A instabilidade financeira que foi exacerbada pelos regulamentos dos motores turbo-híbridos complicou sobremaneira a tarefa a uma equipa que tinha muitas dificuldades em manter-se na F1.

Essas dificuldades levaram a que a equipa fizesse uma espécie de “reset” e começasse 2017 como um ano zero. Usaram motores de 2016, o que logo à partida foi um handicap sério, tendo em conta o nível de evolução que as unidades motrizes sofrem ao longo do ano. A equipa preferiu apostar numa evolução sustentada do chassis e usar um motor mais barato, preparando a base para o futuro. Os resultados práticos desta decisão não seriam nunca sentidos este ano e os 5 pontos conquistados são a prova disso. Mas a estrutura deu passos para um regresso aos bons tempos, com a entrada de Frederic Vasseur que é agora homem do leme. O francês nunca escondeu que a o futuro da equipa passava por uma cooperação mais estreita com a Ferrari e o futuro parece apontar para isso mesmo, com a entrada em cena da Alfa Romeo, que irá dar uma projeção muito maior à equipa no próximo ano além de um maior apoio da Scuderia.

No que diz respeito aos resultados em pista, não há muito a dizer e a Sauber apenas pontuou por duas ocasiões (Espanha e Áustria), sendo que no restante da época se contentou com o fundo da tabela classificativa. Pascal Wehrlein foi o melhor piloto da equipa, com mais pontos conquistados, melhores resultados em corrida (7-4) e em qualificação (11-7) e o melhor resultado conquistado. Ericsson foi o único piloto que fez a época toda que não pontuou, mas mesmo assim conseguiu a vaga para 2018, e irá juntar-se ao jovem promissor Leclerc, que vem do programa de jovens pilotos da Ferrari e é encarado como uma das estrelas do futuro.

O futuro de Wehrlein na F1 está assim praticamente definido… Infelizmente o esforço do piloto alemão não compensou e é, estranhamente, preterido pelo 2º ano consecutivo. Não foi por falta de competência e até é algo caricato que tenha sido o melhor piloto das equipas por onde passou e mesmo assim tenha ficado sem vaga na F1.

Para o futuro da Sauber espera-se mais, até porque o investimento da Ferrari vai ser maior e o nome Alfa Romeo irá atrair mais investidores e patrocinadores. A equipa tem de evoluir muito para almejar voltar às contas por um lugar no top5, mas se conseguirem pontuar com regularidade em 2018, o ano poderá ser considerado positivo. A dupla de pilotos não oferece ainda garantias pois Leclerc vai estrear-se numa competição nova e Ericsson não parece ser uma solução com potencial para resolver os problemas da equipa. O fundo da tabela poderá ser ainda a realidade para a equipa mas o futuro poderá ser mais positivo até porque a equipa tem meios e experiência para fazer muito melhor.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
ze-do-pipo
ze-do-pipo
6 anos atrás

Diria que será mais do mesmo… Normalmente neste tipo de situação, só muda a cor, o resto é o mesmo!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado