F1: Saída de Sergio Pérez da Red Bull ganha força
Christian Horner deu a entender que o fim da ligação de Sergio Perez com a Red Bull está iminente, citando uma temporada difícil para o piloto mexicano.
O fim de semana de Pérez no Grande Prémio do Qatar evidenciou essas dificuldades, com uma má qualificação, um erro na corrida sprint e um pião atrás do Safety Car na corrida. Horner referiu que um problema de embraiagem foi provavelmente responsável pelo abandono prematuro, mas salientou as investigações em curso sobre a falha.
Reconhecendo as contribuições de Perez ao longo de quatro anos, incluindo papéis fundamentais na vitória de Verstappen no título de 2021 e em vários campeonatos de construtores, Horner elogiou as suas conquistas, como cinco vitórias. No entanto, ele admitiu que a situação atual é um desafio tanto para Perez quanto para a equipa.
Com Perez em oitavo lugar na classificação dos pilotos e especulações persistentes sobre o seu futuro, Horner expressou o foco da equipa em apoiá-lo até a corrida final, mas as decisões implícitas sobre o seu papel seguiriam o final de Abu Dhabi.
“O Checo contribuiu muito para esta equipa nos quatro anos em que aqui esteve. O campeonato do mundo que o Max alcançou em 21, os campeonatos do mundo de construtores em 22 e 23 e, obviamente, este ano tem sido particularmente difícil. Ganhou cinco Grandes Prémios para nós e teve algumas prestações notáveis em corridas como Singapura, Azerbaijão, Arábia Saudita, para citar algumas. Por isso, toda a gente tem o Checo na mais alta consideração e respeito. Mas, obviamente, a situação em que nos encontramos é tão dolorosa para ele como para a equipa.
Checo teve um ano muito difícil e, obviamente, os pontos, as tabelas são o que são. Estamos muito concentrados em apoiá-lo até à bandeira axadrezada em Abu Dhabi. Não é uma situação agradável para o Checo estar nesta posição, com especulações todas as semanas. Ele tem idade e sabedoria suficientes para saber qual é a situação e vamos ver onde estamos depois de Abu Dhabi.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Especulações todas as semanas? Aqui é todos os dias! Às vezes mais que uma por dia.
Falta pouco para saber se é especulação…
Há coisas que se tornam verdade, mas não é por isso que deixam de ter sido especulação. Neste caso, levamos um ano inteiro de especulação, sem base informativa.
A aritmética e os resultados nunca são especulações. São realidades. Constatações irrefutáveis.Em qualquer dia ou hora.
Para mim – que aprecio o Pérez desde que foi da McLaren para a Force India – este é realmente um ano muito decepcionante. Vejo as bocas do Horner como uma tentativa de levar o Pérez a pendurar o capacete por ‘comum acordo’ – e até talvez não fosse má ideia. A grande questão é: e onde é que a Red Bull tem melhor? O Tsunoda é totalmente insconstante e flipa de vez em quando; O Lawson acha que é o Verstappen, mas só tem em comum a agressividade; O Hadjar parece o Tsunoda, mas um bocadinho menos rápido; Ir… Ler mais »
Neste momento, faltando ainda uma corrida, Perez está a 277 pontos do Verstappen, 35%, a mesma percentagem de Stroll face a Alonso.. É uma diferença demasiada. Até a sua melhor característica não tem mais, que era a forma de cuidar dos pneus, mas isso, tanto pode ser dele, como dos pneus actuais.
Eu lamento esta situação, porque simpatizo com ele, mas não dá mais, pelo menos numa equipa de ponta. Não sei até que ponto a pressão do pai, com o sonho de querer o filho campeão, não estará a prejudicá-lo, causando uma pressão extra.
Nesse caso diga lá ao nosso colega quem propõe para o substituir. Eu não tenho a pretensão de dar palpites com um conhecimento absolutamente empírico (ou nem isso), mas talvez a Pity tenha informação que eu não tenho. Uma coisa eu sei: nunca se despede um empregado sem ter alguém melhor para o lugar. Como diz o Cágado1, não há uma alternativa credível neste momento. O risco de terem quem faça pior é muito grande. Isto não quer dizer que eu ache que o Pérez está a fazer um trabalho maravilhoso; mas, quando se tem uma campanha maciça a deitar… Ler mais »
Entrámos numa pescadinha de rabo na boca? Critica-se porque vai mal, e vai mal porque se critica? 🙂
Claro que havia alguém melhor, só que o deixaram fugir, ou melhor, não quiseram contratar. Sendo assim, arrisquem, Lawson ou Tsunoda não farão pior do que este Perez, que não é o Perez de 2021. E a Red Bull ainda tem a vantagem de poder mandá-los de volta à segunda equipa.
Pelos vistos, a Pity só lê o que se publica no autosport.pt e nos sites brasileiros. Só assim se explica que não se tenha apercebido da dimensão do que se está a passar em relação ao Pérez. O Christian Horner percebe. É por isso que fala nas especulações todas as semanas.
O que me interessa é o que eu vejo na pista, não o que os sites ingleses, mexicanos, dinamarqueses ou chineses dizem. E o que eu vejo é o que tenho dito este ano.
Tenho que lhe perguntar: essa da pressão insuportável do piloto da parte do pai, viu em que pista?
É que com esta fica provado que você não tem a mínima noção do que se fala fora do ambiente asfixiante dos media ingleses e seus papagaios , não consegue perceber que os da f1tv e os da sky têm ódios de estimação e uma agenda. Até podia ser que o piloto – em relação ao qual a pity tem um asco indisfarçável desde sempre- saísse, mas não é esse o ponto.
Vai em maiúsculas, a ver se percebe:EU NÃO LEIO A IMPRENSA INGLESA.
Não, não tenho asco, simplesmente tenho olhos na cara e cabeça para pensar por mim.
Quanto ao pai, é ou não verdade que passa a vida a dizer que o filho ainda vai ser campeão?
Lê /ouve os papagaios dessa imprensa inglesa dominante ( ver a vergonha da f1tv ). E informação verdadeira, honesta, não existe sem o princípio do contraditório, e percebe-se a milhas que no seus comentários está completamente alheada do que se diz e do que se evidencia fora desse círculo. É esta a ideia. As preferências ou o oposto muitas vezes não têm a ver com a razão. Temos o Checo, mas no outro polo o Lando, por exemplo, piloto que você é incapaz de criticar mesmo que ele repita erros mais próprio de um mau piloto. Não, não é verdade.… Ler mais »
Fique lá com a taça, que eu não me importo. Tenho ideias /convicções próprias, quer agradem quer não.
Eu não estou de maneira nenhuma a defender o Pérez. Pode haver coisas que eu não compreendo, mas já nem eu consigo em consciência defendê-lo. Só digo que a RB não está nada bem de alternativas.
Por acaso esqueci-me de um de que gostei na F2: o Iwasa. Não sei o que ele tem feito, ou como está, mas achei-o parecido com o Tsunoda, com mais calma. Acho que apostava nele para a 2ª equipa, antes de apostar no Hadjar.
É verdade, já não me lembrava do Iwasa. Gostava dele. Penso que corre no Japão, na Super Fórmula. Pelo menos, foi para lá quando deixou a F2.
Sim, as alternativas, na F2 são fracotas, mas a culpa é das escolhas, pouco acertadas, da Red Bull. O Hadjar, por exemplo, não me convence. Posso vir a engolir estas palavras, mas para já…
Alguém viu a loja on-line da Red Bull Racing? Teremos Bottas como reserva no próximo ano?
Na F1 store, entrando na parte da Red Bull e fazendo filtro por piloto aparece lá o bottas junto de Max e Checo.
https://f1store2.formula1.com/en/red-bull/t-98080827+z-867377-2773625181
Especulações ou não, o Checo teve um fim de semana miserável. A juntar a outros esta temporada. Está desanimado e sem confiança em si, no carro e na equipa. Talvez fosse melhor abandonar a modalidade ou a equipa, isto nem é bom para ele