F1: Ross Brawn quer abolir as bandeiras azuis…

Por a 1 Fevereiro 2017 07:46

Ross Brawn trouxe a público uma nova ideia para apimentar as corridas de Fórmula 1 e fala da possibilidade de serem abolidas as bandeiras azuis, que como se sabem, servem para avisar os pilotos mais lentos em pista da aproximação de outros carros que se estão a preparar para os dobrar, permitindo dessa forma que pilotos atrasados não ‘incomodem’ os carros da frente.

Ross Brawn, que foi recentemente nomeado Formula One Managing Director of Motorsports é de opinião que isso poderá tornar as corridas mais interessantes, já que os pilotos mais lentos deixam se ser chicanes ‘andantes’ e passam a ser adversários ‘reais’: “O Ken Tyrrell era famoso por dizer aos seus pilotos para não se deixarem ultrapassar mesmo quando estavam a ‘levar’ uma volta de avanço, e o meu instinto é que provavelmente fazíamos bem em livrarmos-nos das bandeiras azuis de modo a que se criassem mais desafios nas corridas. Um piloto moderno, se está na frente da corrida, está sempre a fazer ouvir no rádio para lhe tirarem os carros da frente ‘mostrem-lhe as bandeiras azuis, mostrem-lhe as bandeiras azuis’. Querem ter caminho livre e mentalmente estão preparados para ter caminho livre e não querem ter que ultrapassar normalmente quem está na frente deles. E eu acho que isso criaria mais incerteza na corrida. Reparem que o debate se faz nas penalizações para os pilotos e a medida recente da FIA de recuar nessas penalizações para alguns comportamentos em pista é ir na direção certa. Claro que se um piloto foi demasiado agressivo os Comissários têm que reagir, mas acho que se deve ser mais permissivo. Por exemplo, o Max Verstappen é uma lufada de ar fresco na F1 pois é muito agressivo e chateou algumas pessoas, mas as corridas devem ser assim, e eu não penso que ele tenha feito alguma coisa ultrajante, portanto acho que temos que recuar um pouco nesse ponto”, disse Brawn.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MAXLD
MAXLD
7 anos atrás

Portanto em vez de se preocuparem em resolver o equilíbrio entre equipas e o porquê de haver regularmente pilotos “dobrados”, vêm com esta de banir bandeiras azuis?… Para que depois haja mercenários “sub-contratados” / ordens entre-equipas?…Com motores-cliente e pilotos jovens das formações/escuderias emprestados, com aspirações à sua equipa principal, tudo ao barulho? “Tu que tb tens motor “X”, aguenta aí esse um bocado para ele perder tempo.” Como se costuma dizer: “what could possibly go wrong…”. Mas pronto, isto para os novos donos Americanos até que nem era má ideia, já que o que eles por lá gostam é de… Ler mais »

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

Mais areia para os olhos…

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Pois eu também vi em 2016 o Esteban Gutiérrez a quase parar o carro para deixar passar as divas e em consequência perder pontos por ficar em 11ºlugar, e ainda o vi a ser penalizado a pedido expresso do lewis, exactamente o mesmo que no início das qualificações ultrapassava os concorrentes para a seguir os bloquear, situação que só no fim da época, de forma tímida, foi denunciada. O que ninguém fala, é que o Gutiérrez, de longe o piloto mais aporcalhado por todos, jamais foi criticado pelos pilotos da Ferrari, então porque será?! Portanto, acabem com as bandeiras azuis,… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

O campeonato começou em Março, em Outubro o Motorsport lá se dignou falar daquilo que TODOS viam nos autódromos e não autódromos. bandeiras azuis na F1? Mais vale copiar os americanos

http://www.motorsport.com/f1/news/haas-critical-of-mercedes-after-hamilton-hampers-gutierrez-in-q3-836191/

2fast4u
2fast4u
Reply to  rodríguezbrm
7 anos atrás

Essa dos bloqueios tem muito que se lhe diga. Um piloto que chega à F1 não anda nisto há dois dias. As estratégias dentro de pista sempre existiram, e há quem consiga ter descernimento para conduzir e ainda pensar em mais alguma coisa. Nenhum piloto (e muito menos o Gutiérrez, que ainda não provou nada a ninguém – talvez por culpa de lhe terem acelerado demais a carreira, porque concordo que há potencial) pode argumentar que falhou o tempo porque não aqueceu bem os pneus, ou porque foi passado na volta de “aquecimento” e não reagiu quando tinha alguém a… Ler mais »

ernie
ernie
7 anos atrás

Estou totalmente de acordo em relação ao “abrandamento” das penalizações, porque estava a cair-se no ridículo. Mas a ideia de acabar com as bandeiras azuis, quer dizer pelo menos duas coisas: – O segundo piloto de uma equipa X, poderá ser retardado durante um pit stop sob um falso pretexto de uma roda que não entra, ou uma fingida inspecção a um componente qualquer, e ser colocado em pista à frente de um piloto da equipa Y, de forma a empatá-lo o mais possível e proporcionar assim uma vantagem ao seu colega da equipa X, ou seja, recriar de uma… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Mais uma proposta sem pés nem cabeça, que favorece esquemas, como aqueles do futebol em que equipa x (rica) paga a equipa y (pobre) se eles ganharem ao outro candidato ao título… Estas medidas são óptimas para as teorias da conspiração e para o jogo menos limpo. Está mais que na altura de serem ex-pilotos e mesmo atuais pilotos a fazerem o livro das regras e não ex-mecânicos e ex-dirigentes, que o mais perto que tiveram de correr na F1, foi sentarem-se num simulador ou na PlayStation.

Pity
Pity
7 anos atrás

Discordo completamente do Brawn. Tal como já foi dito, isso presta-se a joguinhos de bastidores. Sem bandeiras azuis vamos ver um qualquer Sutil, que embirra com um qualquer Hamilton, a travá-lo de propósito, certo de que não será penalizado. Vamos ver também um Toro Rosso a bloquear um Mercedes, ou Ferrari, ou…, para beneficiar um Red Bull. Acho que chega de exemplos.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
7 anos atrás

Se o Maldonado tivesse na F1 bloqueava toda a gente. Quando se fartasse… crash!

MVM
MVM
Reply to  Pity
7 anos atrás

Entretanto, em Oviedo, um asturiano esfrega as mãos de contente e não consegue conter uma gargalhada sarcástica ao pensar no que vai fazer aos ‘rojos’.

RedDevil
RedDevil
7 anos atrás

eu até simpatizo com o Ross Brawn… mas essa?!?… por favor!!!
Talvez podiam criar algo temático tipo, no GP de Espanha faziam uma largada de touros no momento das idas à boxe… no GP do Brasil entrava a bateria da Magueira, no GP da Alemanha entrava um horde do Oktoberfest… e etc… dava espectáculo, emoção e incerteza no resultado…

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

L O L!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RedDevil
7 anos atrás

E no GP da Austrália entrava uns kangurus aos saltos. Não faltava festa!

can-am
can-am
7 anos atrás

Azuis e amarelas e verdes e..todas, menos a de xadrez e a preta! A F1 está cheia de porcaria de regulamentismos piquinhas, regrazinhas, penalizações eu sei lá. Para mim isso era directamente para o lixo. As corridas melhoravam logo. O problema, como sempre, é que muita gente vive à custa disso, e tem contas para pagar etc e tal.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  can-am
7 anos atrás

A bandeira de xadrez também vai ser retirada. A corrida passa a não ter fim e o piloto que sobreviver mais tempo é que ganha.

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Acho uma péssima ideia, mas como se fala que vai ser mais difícil ultrapassar, talvez esteja a pensar numa alternativa para animar as corridas.

nuz18t
nuz18t
7 anos atrás

Até faz algum sentido, afinal de contas a F1 é um jogo de equipas, e muito se fala da falta personalidade dos pilotos (antigamente é que era), assim de certeza que se ia ver mais as personalidades e o pilotos a bem ou mal entendem se e respeitam se entre eles… quanto aos exageros e a jogos de equipa, entra a velha regra do “cá se fazem cá se pagam”
Cps

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado