F1: Rodin Cars felicita Andretti depois de rejeitada a sua candidatura

Por a 29 Setembro 2023 12:40

A Rodin Cars confirmou, em comunicado enviado, que a sua candidatura a um lugar na grelha da Fórmula 1 no processo aberto pela FIA foi rejeitada, revelando ainda que a proposta da Andretti foi aceite. 

Corriam muitos rumores que teria sido a Andretti a única candidatura aceite pela FIA em resposta ao processo aberto para a entrada de uma nova equipa na grelha da F1, mas sem qualquer confirmação oficial. No entanto, através do comunicado da Rodin Cars – assinado por David Dicker, fundador da estrutura – percebe-se que essa informação confere. 

O documento da Rodin Cars começa por esclarecer que a estrutura “participou no recente processo da FIA destinado a obter a entrada no prestigiado Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Infelizmente, a nossa proposta não foi aceite”. Pode ainda ler-se que o documento “tem como objetivo dar a conhecer os pontos-chave da nossa candidatura que, na nossa opinião, justificariam o seu mérito. Gostaríamos de sublinhar que o nosso objetivo não é criticar a FIA ou pedir uma reconsideração da sua decisão. Respeitamos e aceitamos plenamente o resultado. O nosso único objetivo é divulgar informações que consideramos de interesse público para informar a comunidade da Fórmula 1” e acrescenta que, “informações recentes sugerem, tal como previsto desde o início deste processo, que o único candidato selecionado será a Andretti Global”. 

No comunicado, a Rodin Cars esclarece que a sua fábrica estaria localizada na Nova Zelândia e que teria discutido com a Ferrari um acordo de parceria. Além disso, a estrutura comprometia-se “a reservar um lugar para uma piloto feminina”, esclarecendo que chegou a testar com “Liam Lawson, Jamie Chadwick e Louis Sharp” nas instalações na Nova Zelândia, tanto com um carro de F3 como no próprio carro, “o Rodin FZed, que é um carro um pouco mais rápido do que um carro de GP2/F2”. Esclarecem ainda que “Jamie teve um desempenho excecional” e, se estivesse disponível, não hesitariam em colocá-la como piloto principal. 

Com “uma unidade de fabrico na Nova Zelândia”, a Rodin Cars garante que estas “incluem uma fábrica de motores capaz de construir um motor completo” e que teria “capacidades completas de fabrico de compostos e as nossas próprias pistas de testes”, comprovando-se pela produção do protótipo FZero, totalmente fabricado nas instalações. 

Depois de darem conta que, ao contrário da Andretti, o programa de competição está direcionado para promover pilotos para a F1 (F4, GB3, F3 e F2) e que o projeto seria totalmente apoiado financeiramente pelo seu fundador, o documento termina com o agradecimento pela “oportunidade de ter participado no processo da FIA e felicitamos a Andretti pela sua bem sucedida candidatura”.

Foto: Rodin Cars

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pintinha
pintinha
1 ano atrás

Gostaria de ver os fundamentos /justificações da FIA para esta recusa…
Se é como dizem serem não vejo o que lhes possa faltar (dinheiro ? … ou são fora do lobby? reinante 😳

Pity
Pity
Reply to  pintinha
1 ano atrás

Talvez porque acharam bom demais 🙂 Lá diz o ditado “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”… Não sabemos quais os critérios da FIA, pelo menos eu não os vi escritos em lado nenhum, pelo que é difícil saber se esta candidatura seria mesmo credível. Pelas declarações deles, parece tudo maravilhas, mas o projecto ser todo financiado por uma só pessoa e a fábrica estar sediada nos antípodas, podem ter sido factores negativos. Além disso, a Rodin comprou a Carlin, e não mostrou, nas F2 e F3, mais do que esta vinha mostrando, salvo alguns bons resultados esporádicos do… Ler mais »

Scb
Scb
Reply to  Pity
1 ano atrás

Não é só dizer que querem fazer, têm de demonstrar que têm capacidade e recursos para o fazerem. A Alpha Tauri tem dificuldade em contratar pessoal para Itália. Para a Nova Zelândia devem fazer fila de espera.
Criar um FZero é o mesmo que criar um F1? E vemos Honda e Renault às aranhas para fazerem motores, e estes fazem um motor sem problemas, numa fábrica que não existe com pessoal que virá sabe se lá de onde e quando?

Pity
Pity
Reply to  Scb
1 ano atrás

Exacto. A F1 precisa de mais equipas, mas não de marussias. Não sei se foi esta candidata, se outra que, ao que consta, acenou com pagar 600 ou 800 milhões, em vez dos 200.
Uma candidatura baseada só no dinheiro deixa muito a desejar.

pintinha
pintinha
1 ano atrás

O AutoSport podia presentear-nos com unborn jornalismo e publicar o relatório/resumo da FIA com os fundamentos da recusa

Pity
Pity
Reply to  pintinha
1 ano atrás

Sim… Se a FIA já o tivesse divulgado. Só que a FIA ainda nem sequer anunciou que a Andretti foi aceite.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado