F1, Renault: “Vamos apanhar ou passar a Mercedes e Ferrari em 2019”
Cyril Abiteboul, diretor desportivo da Renault, coloca a fasquia da sua equipa bastante alta e em entrevista à Auto Moto und Sport alemã revelou que a sua equipa se está a preparar para chegar rapidamente à Mercedes e à Ferrari. E nem sequer referiu a Red Bull, dando apenas como exemplo os triunfos que os homens de Milton Keynes já conseguiram com o motor Renault. O homem da Renault atribui ao chassis e não à unidade motriz a razão da menor competitividade atual.
Quando lhe perguntaram sobre a diferença de um segundo, ou mais, que têm para as equipas da frente, Abiteboul foi claro: “Temos que melhorar o chassis. O motor é bom o suficiente para colocar um carro na pole position, para ganhar corridas e lutar pelo título. E a Red Bull provou isso. Sem os problemas deles, estariam na luta pelo título e quero referir que apenas dois dos seus vários problemas tiveram a ver com o motor. Na Renault, estamos no caminho certo na nossa recuperação. Estou convencido de que conseguiremos alcançar a Mercedes e a Ferrari em 2019, talvez até ultrapassá-los. ”
Cyril Abiteboul mostra-se satisfeito com o aumento de desempenho deste ano, mas ainda está preocupado com a fiabilidade, acrescentando também que a equipa está ainda atrasada em termos aerodinâmicos e na suspensão: “A aderência mecânica e a gestão de pneus são áreas em que estamos atrasados, para além de que não conseguimos fazer mudanças no carro com a rapidez suficiente. O caminho entre o túnel de vento e a pista leva muito tempo. Temos que aumentar a eficiência do design e também da capacidade de produção. Não conseguimos desenvolver rápido o suficiente para fechar a margem para a frente do plantel.
A diferença permaneceu semelhante desde o início da temporada e isso mostra muito o estado da Fórmula 1. Para ter sucesso é preciso investimento, dinheiro, pessoas, recursos e ainda não chegamos lá. 2018 é o último ano da nossa fase de crescimento e ainda estamos a treinar pessoas, melhorando as ligações com os parceiros, reconstruindo a estrutura administrativa e aumentando os recursos” disse Abiteboul que dá como exemplo a Red Bull face ao que a sua própria equipa deve fazer: “É um desafio para nós em Enstone, a Red Bull é uma referência fantástica”, disse Abiteboul. Mas para desafiar a Mercedes e a Ferrari é preciso muito mais dinheiro do que a Renault gasta hoje em dia. De qualquer forma, os sinais são positivos e a contratação de Daniel Ricciardo à Red Bull é um ‘soco’ na Red Bull que bate duas vezes.
Será que a Renault se chega para o ano à Mercedes, Ferrari e ultrapassa a Red Bull? É um ponto de grande interesse para 2019…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI