F1: Renault com motor completamente novo
A Renault decidiu parar com a evolução da sua atual unidade motriz e já avançou para a construção e desenvolvimento de um conceito completamente novo, depois de ter percebido que o limite da evolução do atual não seria suficiente para chegar onde pretendem. Sendo verdade que os franceses conseguiram um grande pulo de competitividade este ano, depois de um 2015 muito turbulento com muitas acusações da Red Bull, a verdade é que agora avançam para uma espécie de tudo ou nada, porque uma unidade motriz completamente nova não é garantia de sucesso, pois as coisas podem correr muito bem, mas também muito mal, ainda que com a experiência acumulada ao longo destes três anos é muito mais fácil perceber os caminhos a evitar e será isso que a Renault pretende. Fazer uso da experiência que têm mas com um produto completamente novo. Por isso, é mais fácil acreditar num motor mais perto do Mercedes, sendo certo que em Brackley não vão ficar a marcar passo.
Em declarações ao Motorsport.com, Frederic Vasseur, responsável máximo pela equipa, confirmou a novidade: “Vamos ter um motor completamente novo no próximo ano. 100 por cento novo. Isto significa o fim do desenvolvimento do motor atual.” Neste momento já se especula se a Renault vai seguir o mesmo conceito da Mercedes, que separou a turbina e o compressor, mas Vasseur nada confirma.
No que mais interessa aos adeptos, e tendo em conta que a aerodinâmica vai contar imenso no próximo ano é bem provável que com um motor ainda melhor que este ano e se os homens de Milton Keynes conseguirem desenvolver um chassis um pouco melhor que a Mercedes, é possível que o equilíbrio seja diferente no próximo ano, desconhecendo-se, como é lógico, o que poderá fazer a Ferrari. De qualquer forma, seja o que for que se diga neste momento é pura especulação…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A Renault se quer visar o topo tem de dar um salto quântico no próximo ano. Mas o problema ultrapassa em muito o motor ( basta ver o que a Red Bull faz com o mesmo motor). O chassis não vale nada (é um Lotus de 2015 disfarçado). E sem eles realizarem um chassis e uma aerodinâmica de qualidade, não há motor que os safe. E depois o line up de pilotos também nada ajuda. Os grandes pilotos, que podem fazer a diferença, não estão lá, nem iriam arriscar as suas reputações num projecto cheio de incertezas. É um ciclo… Ler mais »