F1: Regulamento começa a afetar a Red Bull?

Por a 12 Julho 2024 09:44

Max Verstappen pediu para que a Red Bull continue a trabalhar nas atualizações dos carros, uma vez que os regulamentos de testes aerodinâmicos da Fórmula 1 podem começar a ter impacto no seu domínio.

A Red Bull tem sido a principal força desde 2022, com Verstappen a bater recordes de maior número de vitórias numa época e a garantir vários títulos. Apesar da sua posição de liderança na classificação atual, Ferrari, Mercedes e McLaren venceram corridas, e as dificuldades de Sergio Perez intensificaram a batalha pelo título dos construtores.

Adversários aproximam-se

Depois de um forte início de época no Bahrein, o domínio da Red Bull tem sido desafiado pela Mercedes, McLaren e Ferrari. Verstappen enfatizou a necessidade de atualizações contínuas, referindo o impacto positivo das recentes alterações, apesar de alguns contratempos no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

No entanto, o tempo que a Red Bull tem para testar novas soluções no túnel de vento é reduzido. Também o número de itens que podem ser testados com CFD é menor. Para 2024 a Red Bull tinha, no arranque de julho (tendo em conta a classificação nessa altura) 224 testes na sua alocação, contra 240 da Ferrari, 256 da McLaren e 272 da Mercedes. Quanto aos itens de CFD a Red Bull tinha 1400, contra 1500 da Ferrari, 1600 da McLaren e 1700 da Mercedes.

Max Verstappen pediu à equipa que continuasse a trazer melhorias no final do GP da Grã-Bretanha, talvez sentido que a concorrência está cada vez mais próxima:

“O fim de semana foi um pouco atribulado, com algumas alterações no carro e, claro, o tempo não ajuda. Mas se olharmos para as coisas, se não tivéssemos tido danos no piso, estaríamos definitivamente na luta pela pole. Por isso, é um ponto positivo. Temos de continuar a insistir, temos de continuar a trazer peças – e sei que elas virão e espero que sejam um pouco melhores do que as atualizações das outras equipas. Estou confiante de que todos na fábrica estão sempre a esforçar-se para tentar melhorar o desempenho do carro, mas há muitas pessoas inteligentes noutras equipas que também estão a fazer o mesmo.”

Sinal de que o sistema funciona?

É verdade que a Red Bull está com uma boa margem para o resto da concorrência. O arranque forte permitiu isso. Mas a aproximação das equipas adversárias pode ser a prova de que o sistema de facto funciona e que os tempos em que víamos um domínio incontestado durante várias épocas pode ter mesmo terminado.

Muitos podem dizer que o Cost Cap e este sistema têm feito pouco para trazer mais emoção ao campeonato e que estas regras, implementadas em 2021, pouco fizeram para travar o domínio da Red Bull. Mas os responsáveis da FIA e da F1 avisaram que este sistema demoraria algum tempo a fazer-se notar. Estes podem ser os primeiro sinais.

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Vagueante
Vagueante
3 meses atrás

O que afecta é o Newey não estar lá. Virou-se para o carro de estrada, mas o Max disse que ele não faz assin tanta falta,pois….. Os poucos updates que fazem, não parecem resultar muito, provavelmente ele faz falta sim, não esquecer que ele foi o Pai dos RB’s efeito de solo, sabe perfeitamente como funcionam e provavelmente como ninguem onde alterar/melhorar.

Pity
Pity
Reply to  Vagueante
3 meses atrás

É tudo junto. Segundo consta, Newey já não trabalhava activamente no carro, apenas dava os palpites finais. Serão esses palpites que estão a fazer falta, aliados ao menor tempo de desrnvolvimrnto por estarem em primeiro.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Pity
3 meses atrás

Sim, provavelmente indicava à equipa o caminho a seguir e ia acompanhando e acertando as evoluções.O facto é que como está arriscam-se a ser batidos quando no inicio tinham o melhor carro. Na prática está a contecer o que aconteceu à AM no ano passado, começaram muito bem, mas depois nunca mais mantiveram o nivel, sendo batidos pelos adversários directos.

Pity
Pity
Reply to  Vagueante
3 meses atrás

Todos os regulamentos têm um limite de desenvolvimento. Chega uma altura em que já não é possível desenvolver mais. Quem começa melhor, mais depressa atinge esse limite, enquanto as outras se vão aproximando. Foi assim que a Red Bull se colou à Mercedes em 2021.
O que se está a ver este ano, para além da questão túnel de vento e CFD e ausência de Newey, é esse limite de desenvolvimento.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Pity
3 meses atrás

Pode limitar o desenvolvimento, mas existe sempre possibilidade de melhorar, ainda para mais quando se tem um dos melhores pilotos. Em 2021 a segunda metade foi da Mercedes depois de um inicio mais forte da RB. Agora quando a janela é mais pequena para desenvolvimento os génios fazem a diferença e agora o génio faz falta, mas o que diz também afecta, o limite de tempo de tunel de vento provavelmente será o que mai safectará

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