F1: Red Bull preparada e organizada para trabalhar sem Adrian Newey
Adrian Newey não tem estado diretamente envolvido no desenvolvimento técnico da Red Bull há vários meses e por isso, Pierre Waché, o diretor técnica da equipa austríaca, admite que todos estão a preparados para trabalhar sem a presença do engenheiro britânico.
Embora Newey ainda esteja oficialmente sob contrato com a Red Bull até março de 2025, o atual RB20 é o último carro de Fórmula 1 em cujo desenvolvimento desempenhou um papel significativo, uma vez que não tem estado envolvido no desenvolvimento técnico da equipa de Milton Keynes, disse Pierre Waché.
O responsável da Red Bull explicou recentemente como a equipa se tem preparado para a saída gradual de Newey. De acordo com Waché, a Red Bull já estava organizada para a equipa poder trabalhar sem a presença imediata do britânico. Embora não queira diminuir a influência de Newey nos sucessos da Red Bull até à data, o diretor técnico admite que a equipa funciona como um coletivo e não é avaliada pelas contribuições individuais.
“O feedback e os conselhos de Adrian foram, sem dúvida, muito úteis para nós”, revelou Waché à edição neerlandêsa do Motorsport.com. “O nosso trabalho diário não mudou fundamentalmente, para além do facto de já ninguém estar a olhar por cima dos nossos ombros e a dizer: ‘Ei, pessoal, já pensaram nisto ou naquilo?’”, acrescentou o responsável.
No entanto, Newey já estava “menos envolvido do que antes” com a equipa e o desenvolvimento técnico do monolugar. E por isso, esclarece que “a organização não mudou porque já estávamos organizados de tal forma que podíamos passar sem a sua contribuição. No passado, acontecia que estar menos presente em algumas alturas do que noutras”.
A estrutura e os métodos de trabalho na Red Bull não sofreram, portanto, alterações significativas e Waché sublinha que todos os envolvidos continuam a trabalhar arduamente para desenvolver o melhor carro possível.
“Estamos aqui para tornar o carro rápido. Somos pagos pela equipa e estamos motivados para ganhar. A melhor recompensa para nós é ganhar todas as corridas da época e só falhámos esse objetivo por uma corrida no ano passado”, disse.
Foto: Joerg Mitter / Red Bull Ring / Red Bull Content Pool
Tem-se notado…