F1, Red Bull mais perto da ‘solução’: “já temos alguns resultados conclusivos”
A Red Bull procura, naturalmente, reverter a queda de desempenho do RB20, e Helmut Marko acredita que a equipa está mais perto de solucionar os problemas. Mais uma vez, Max Verstappen expressou forte insatisfação com o carro em Monza, e como consequência a Red Bull já enfrenta a ameaça da McLaren na classificação do campeonato de construtores.
Contudo, a prioridade é para Max Verstappen e o campeonato de pilotos, e nesse ponto Helmut
Marko admitiu em declarações à OE24 TV austríaca que o neerlandês corre o risco de perder o título se não houver melhorias, pelo que a procura por soluções técnicas para corrigir os erros de desenvolvimento estão em curso: “Temos de encontrar o ponto em que tomámos um rumo errado no desenvolvimento. Já temos alguns resultados conclusivos, agora temos de implementar rapidamente as alterações técnicas adequadas para que o carro volte a ter o equilíbrio correto.”
Contudo, há desafios pela frente nas próximas corridas, pois os circuitos citadinos de Baku e Singapura não são favoráveis para ‘chancelar’ mudanças no carro, pois são traçados fora do habitual da maioria das pistas ainda pela frente no campeonato e Austin será uma pista crucial para perceber se desta feita a Red Bull ‘acerta’ ou não.
É clara a pressão que sente neste momento a Red Bull, Max Verstappen e a Red Bull já não vencem um Grande Prémio há seis corridas, e a única coisa positiva no meio disto tudo é que o piloto ainda tem 62 pontos de avanço, que em condições normais lhe deverão permitir chegar ao título.
Até porque a McLaren tem ‘ajudado’, ao ‘dar’ o triunfo (merecido) a Piastri na Áustria e ao não dar ordens de equipa em Monza com Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro, em Monza, atrás de Charles Leclerc. Se isso muda, e o RB20, não, Verstappen fica em apuros. “E esta, hein?”, como dizia o mítico Fernando Pessa no final das suas reportagens.
Claramente para a RB e Ferrari um primeiro passo é copiar a deflexão da asa dianteira para os niveis do McLaren dada a resposta da FIA. Quanto a repôr a rapidez do carro de maneira a dar luta aos carros laranja já tenho algumas duvidas, pois não me parece que a equipa técnica tenha essa capacidade.
Se de facto conseguirem elevar a performance isto significa que ainda mais emoção na F1 aparecerá. Ter novamente 4 equipas em condições de discutir a vitória e o pódio seria bom de se ver.