F1, Red Bull confirma saída de Adrian Newey
A Red Bull anunciou com um misto de emoções que Adrian Newey, o cérebro por trás dos monolugares de Fórmula 1 da sua equipa, partirá no início do próximo ano. No entanto, enquanto se despede da pista, Newey não se despede completamente das corridas, já que continuará a marcar presença em eventos selecionados ao longo desta temporada.
No meio a uma atmosfera de especulação fervilhante sobre o seu futuro, a Red Bull anuncia agora oficialmente que o génio técnico encerrará a sua jornada na equipa no primeiro trimestre do próximo ano, mas não sem deixar a sua marca final no hipercarro RB17 da Red Bull, que está previsto para ser revelado em julho no evento de Goodwood.
A equipa enfatiza que, embora Newey se afaste da F1, permanecerá imerso no desenvolvimento do RB17, assegurando a sua conclusão e entrega bem-sucedida. “O chefe de engenharia retira-se das funções do projeto na F1 para se concentrar exclusivamente no último patamar de desenvolvimento e na realização do tão esperado RB17”, afirmou a equipa em comunicado.
Newey, uma lenda no mundo do ‘motorsport’ e parte integrante da Red Bull Racing desde 2006, expressou a sua sensação de que o momento de passar o bastão finalmente chegou. “Desde a infância, o meu sonho foi moldar carros velozes. Tive o privilégio de transformar esse sonho em realidade na F1, contribuindo significativamente para o sucesso da Red Bull Racing ao longo dos anos.”
Quanto ao seu futuro, especula-se sobre possíveis destinos, com a Ferrari e a Aston Martin entre os pretendentes mais proeminentes.
Sobre a sua saída iminente, Newey disse: “Sinto que é tempo de procurar novos horizontes e permitir que outros assumam o leme. No entanto, até lá, o meu foco permanecerá na conclusão do RB17.”
Christian Horner, diretor da equipa, prestou homenagem ao legado de Newey, descrevendo-o como uma verdadeira lenda que deixará uma marca indelével nos corredores de Milton Keynes: “Mais do que um colega, Adrian é meu amigo e um mentor cuja contribuição será eternamente lembrada”, disse ele.
A partida de Newey marca o fim de uma era gloriosa na Red Bull Racing, mas também sinaliza o início de uma nova fase, com desafios e conquistas ainda por alcançar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Foi claramente uma vida dedicada à f1 e à red bull, depois de passagens vitoriosas na mclaren e williams nos anos 80 e 90 do seculo passado! Vamos ver se ele vai decidir o seu futuro em breve, se poderá ir para a ferrari aumentando exponencialmente as hipoteses de voltar a ser uma equipa ganhadora na f1 com o hamilton e leclerc e o vasseur poderá no espaço de um ano tornar-se num dos melhores diretores de sempre da ferrari quando ninguem dava nada por ele por causa da sua aparencia e do seu curriculo modesto, a hipotese de ir… Ler mais »
Gui, nunca ouviu dizer que “de insubstituíveis estão os cemitérios cheios”? Newey não morreu, felizmente, e espero que viva muitos anos, mas o que eu quis dizer com este ditado, é que não há insubstituíveis. A Red Bull tem gente capaz de o substituir sem perder muito. Claro que alguma coisa perderá, mas isso iria acontecer em qualquer altura, caso Newey decidisse reformar-se.
Quanto a se o Max sair… os pilotos passam, as equipas ficam e nenhuma equipa fica eternamente no topo, como sabe.
E agora sou eu a especular simplesmente. Uns dizem que vai para a Ferrari outros Aston e se no final ele aparecer na Audi.
Isso é que seria uma jogada de mestre…
Claro, aí já ninguém diz que sendo tudo novo para a Audi, “seria um risco”… entende-se.
Se for for “para outros lugares”, nem sempre teve sucesso, já é velho, sai pela numa má altura, etc… etc.
A Audi já veio dizer que quer um grupo forte e não apenas uma pessoa. Por isso acho mesmo muito difícil ele assinar pela Audi. Também se fala de Mercedes e McLaren, uma coisa é certa quem ganhar a corrida vai ganhar um JACKPOT. Acho que lá para o final do verão devemos ficar a saber qual será o novo projeto do Adrian!
Na Audi, com o max e o sainz (…)… :;
Substituir um génio não é facil a não ser que tenhas outro… Uma coisa é copiar outra é inovar para evouir… dar continuidade é preciso + conhecimento do que está a ser orientado … A RB vai perder a capacidade de criar, AN é um homem que não para de recriar e é certamente o melhor que a F1 já viu… Não vejo tarefa fácil… Ferrari+ Hamilton + AN trepla de sucesso…ADEUS MAX vam,os ver quem faz a diferença…
…
Zzzzzzzzzzzzzzzzz… O ódio ao encarnado é forte…
Enfim.
Agora sim, é: baralha e volta a dar de novo. A F1 a viver, a decorrer.
Parece que se aproxima uma nova era. E é bom que assim aconteça.
Fica a noção de que o ‘nada muda’ e de que ‘vale tudo’, não são parâmetros confiáveis e certos. Num ‘instante’…
Já foi Chapman, já foi Head, já foi Murray, já foi Barnard, já foi Brawn/Byrne, já foi Newey… já houve montes de projectistas de grande sucesso por um período assinalável. É inegável que Newey foi dos que teve mais sucesso, mas não o teve sozinho. É certo tb que a seguir virá outro. O que não e de todo certo é que ele continue a ter todas as condições e as capacidades para repetir o enorme sucesso que teve, para onde quer que vá. O futuro só pode ser interessante!
Ora então onde a fumo a fogo! Está confirmado a saída do Adrian e como já aqui escrevi que o Adrian saindo da RB podia levar outros a sair da equipa, vamos ver como vai ser o caso Max, se também não segue o mesmo caminho.
Se o Adrian Newey entrar em um projeto nas muitas equipas que se falam Ferrari, Mercedes , Aston, McLaren. A equipa que o Adrian escolher vai ser um candidato á vitória em 2026.
A Red Bull é um alvo a abater. Porquê ? Tiros de fora, o que até pode ser compreensível, e tiros de dentro o que é singular. Claro que este sr tem o direito de ir para onde quiser. Mas quem pensa que a Red Bull era o mr Newey não conhece a F1 de hoje. A de há 30 anos sim. Claro que tanta artilharia dirigida a um alvo, fatalmente farão alguma mossa. E o piloto vedeta também espera a mínima oportunidade para sair do barco se vir que deixa de ter carro para ganhar…ou antes ! E assim… Ler mais »
Interessa ao Newey, foi ele que decidiu sair. Tudo o resto é a mais pura especulação.
A RBR vai dar um tiro no pé… Horner diz que o trabalho que Newey está feito , grande erro Horner vai desfazer a RB por causa do poder… Uma coisa é teres um criador e estar sempre a inovar outra coisa é teres gente que faz o que mandam… Se sai o cérebro será que quem fica sabe inovar??? não me parece!… Os génios tem sempre capacidade de criar e evoluir…Acrdito que vá para a Ferrari pela decisão do Hamilton … Uma coisa é certa adeus MAx …srsrsrsrrsrsrsrrsrs