F1: Red Bull apresentou novo RB20
A Red Bull apresentou o seu novo monolugar para a temporada de 2024, o RB20, que vai ser pilotado por Max Verstappen e Sergio Perez. Foi a última a revelar o seu monolugar, mas foi no primeiro lugar que terminou todas, menos uma, as corridas de 2023.
O RB20 foi desvendado no Red Bull Technology Campus e apresenta diferenças significativas face ao seu antecessor, a maior delas os longos ‘canais’ de arrefecimento que correm para a traseira do carro a partir do Halo, ao longo de todo o comprimento da cobertura do motor.
O RB20 tem também uma entrada vertical do radiador no sidepod, isto com flancos ainda mais rebaixados do que no RB19. O piso do RB20 é claramente uma versão de ‘lançamento’ pois é bastante simples. Certamente surgirá bem diferente nos testes da próxima semana.
A decoração do RB20 é basicamente a mesma do RB19, num esquema de cores que já vem de 2016.
Presente na apresentação Christian Horner disse que o RB20 “é uma evolução do carro do ano passado.
Os rapazes não têm parado, o carro não é conservador, e pode ver-se que fomos bastante agressivos em certas áreas e que continuam a ultrapassar os limites. Estou consciente de que os nossos adversários continuam a esforçar-se muito e vi alguns carros que foram lançados com um tema semelhante ao que lançámos no ano passado. É possível ver que todos os homens e mulheres nos bastidores têm trabalhado arduamente [no RB20] e alguns dos detalhes do carro são absolutamente requintados.”
Como se sabe, o seu antecessor, o RB19 venceu 21 dos 22 Grandes Prémios que tiveram lugar durante a época, Verstappen conseguiu 19 dessas 22 vitórias ao selar o seu terceiro título de pilotos no Qatar bem antes do fim do campeonato. O neerlandês terminou a campanha com uma vantagem de 290 pontos sobre o segundo classificado, Pérez. Embora esta tenha sido a primeira vez na história da Red Bull em que os seus pilotos terminaram o campeonato com uma ‘dobradinha’.
No campeonato de construtores, a Red Bull acumulou mais 451 pontos do que a Mercedes.
Para Max Verstappen: “Parece um pouco diferente. Acho que a equipa evoluiu bastante em relação ao ano passado e penso que isso é muito positivo. Estou ansioso por chegar ao Bahrein, começar a testar e ver realmente do que o carro é capaz” disse Verstappen que teve a primeira oportunidade de se sentar ao volante quando a equipa realizou um shakedown em Silverstone esta semana, antes de todas as 10 equipas irem para o Bahrein para os testes de pré-temporada de 21 a 23 de fevereiro.
“Infelizmente, estava bastante molhado, pelo que só se conduziu com pneus de chuva, mas tudo estava a funcionar muito bem e acho que isso é sempre ótimo”, explicou o piloto de 26 anos. “Conduzimos fora da caixa e não há problemas e só temos de fazer o que temos de fazer antes de chegarmos ao Bahrein.”
Sergio Pérez também reagiu ao novo carro e elogiou a equipa por explorar um novo conceito em 2024, apesar do seu sucesso no ano anterior: “É possível ver que a equipa fez um trabalho incrível”, disse o mexicano. “Fomos muito agressivos com o conceito, por isso estou ansioso por ver como resulta. Acho ótimo que a Red Bull tenha tido um carro tão dominante no ano passado e que tenhamos mudado completamente o nosso conceito. É algo que, na minha opinião, exige muita fome da equipa, para continuar a ultrapassar todos os limites. Vai ser interessante ver como tudo se sente em pista.”
Após a conclusão dos testes de pré-época, a época de 2024 terá início no Circuito Internacional do Bahrain, de 29 de fevereiro a 2 de março.
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Curioso… todas copiam o RB19 e a Red Bull adota um conceito em tudo semelhante ao zeropod.
Se fizerem funcionar o que outros não conseguiram é quase surreal. Se falharem… terão de rolar cabeças.
Até as entradas de ar são semelhantes aos que as outras equipas reverteram. Baralharam mesmo tudo se funcionar.
Nota: ontem referi como curiosa a asa dianteira da mercedes. Vamos aguardar pelos próximos dias a ver se temos novidades sobre este assunto.
Se o RB20 que se vai estrear no GP do Bahrain for igual a este da apresentação e a Red Bull continuar muito a frente da concorrência, então esse ponto do sidepod ou zeropod não tem tanta importância como se parecia ter. Mas sim o fundo do carro que está a chave para o sucesso!
Também achei muito interessante a asa dianteira da Mercedes muito louca! Não sei se é ou não legal mas que está espectacular está!
Continuo a achar que é todo o conjunto e não essa forma simplista que é apenas o fundo. Que este contribui muito concordo. Mas não é só ele. Quanto à asa mal vi as fotos achei estranho. Também não sei se será legal (mas que está com um aspeto alternativo engraçado à vista) mas nos próximos dias deveremos ter mais novidades sobre isso. Mas mais do que a asa dianteira é a parte de trás que me levanta mais dúvidas, principalmente em condições de chuva. Lendo o regulamento e a forma como o carro termina fiquei com algumas dúvidas em… Ler mais »
O conceito não parece o ZeroPod (basicamente ausencia de flancos), eles só adoptaram ou copiaram ou ainda melhoraram a forma de alimentar o ar para os radiadores
A mim parece-me em tudo semelhante.
Vais desculpar, mas não é semelhante, uma coisa é a entrada de ar (ou inlet, se preferires), outra coisa é o conceito ZeroPod, que era a ausencia de flancos laterais, coisa que o RB tem e muito bem definido.Alias o motorsport.com, explcia bem a diferença
Eu desculpo. :p
Continuo a achar que é em tudo semelhante. O w13 e w14 também tinham definido os flancos. chama-se zeropod mas não era assim tão “sem pod”.
Falo da minha perceção, mal vi as primeiras fotos escrevi aqui isso. O certo é que já hoje vários sítios especializados vieram falar de algo semelhante ao que eu referi há largas horas. Não devo estar assim tão errado, respeito a tua opinião mas não tenho de concordar com ela nem tu com a minha.
We agree to disagree! Que seja tão competitivvo como mai s1/6 duzia de carros para ser mais animado, isso é que é preciso!
Concordo com as duas tuas frases. Abraço.
… e ao fim de 10 apresentações, o primeiro carro diferente do RB é o RB 😉
Espermos que não acertem em cheio (mas tb não errem em cheio), para dar alguma emoção ao campeonato.