F1: Recente tentativa da Ferrari em contratar Adrian Newey poderá ter fracassado por veto de Vasseur

Por a 7 Agosto 2024 15:30

A mais recente tentativa da Ferrari para garantir os serviços de Adrian Newey terá falhado, desta vez devido ao poder de decisão de Frédéric Vasseur, que, segundo a publicação italiana AutoSprint, terá rejeitado as exigências contratuais do engenheiro, apesar das questões financeiras não serem um problema. 

Como demos conta anteriormente, Newey estará pronto para se juntar à Aston Martin num negócio que, segundo se diz, rondará os 100 milhões de dólares. O acordo poderá ser anunciado no início de setembro devido a restrições contratuais com a Red Bull até o final de agosto.

Os rumores que ligam Newey à Ferrari ganharam força depois de a Red Bull ter anunciado, a 1 de maio, que o seu diretor técnico deixaria o Red Bull Technology Group no início de 2025. Com relatos de visitas a Maranello e outros encontros entre Newey e elementos da Ferrari, acreditava-se que a mudança para a Ferrari poderia estar iminente. No entanto, à medida que o tempo passava e não existia nenhuma confirmação, os rumores deram conta do interesse de outras equipas, como a Williams e a Aston Martin. 

Segundo o AutoSprint relata que as negociações entre a Ferrari e Newey continuavam e não houve nenhum constrangimento financeiro que pudesse impedir a parceria entre engenheiro e a estrutura, com os italianos prontos a pagar o que fosse necessário para realizar um sonho antigo.

No entanto, as conversações tiveram um impasse quando Newey terá exigido poder de veto sobre a contratação de novos engenheiros, atribuição de funções e aceitação de parcerias técnicas, decisões reservadas ao chefe de equipa. Desta forma, e ainda segundo as informações da publicação italiana, Frédéric Vasseur acabou por rejeitar as exigências, o que levou ao fracasso da discussão.

Vasseur, defendendo a sua posição, terá salientado a importância da estabilidade coletiva sobre a influência individual. 

Desta forma, Newey parece estar pronto para se juntar à Aston Martin, deixando a Ferrari à procura de garantir talentosos técnicos, uma busca que continua enquanto tentam recuperar a sua posição no topo da classificação na Fórmula 1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Peter Parker
Peter Parker
4 meses atrás

O futuro dirá quem perderá mais com este definitivo afastamento.

Uma coisa é certa, segundo o que disse a esposa do Newey assim que “explodiu” o caso Jos-Horner, com o tal assédio a uma funcionária pelo meio, o sonho dele era a Ferrari antes da reforma, porém, se os italianos aceitaram algumas condições (principalmente a financeira) para o receberem, não compreendo a posição dele em querer controlar praticamente a equipa toda, exceto talvez o presidente da Ferrari, acho eu!

Estou muito curioso para ver a Aston Martin a partir de 2026…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado