F1, Racing Point: O que está na base das sanções aplicadas?
Uma multa de 400.000€ e uma penalização de 15 pontos no campeonato de construtores foram as sanções aplicadas pela FIA à Racing Point dada a ilegalidade das condutas do travão.
Foram precisos três protestos por parte da Renault à FIA, relativamente a ilegalidades cometidas no desenvolvimento do monolugar da Racing Point – sendo este demasiado inspirado no carro que levou a Mercedes a vencer o campeonato em 2019 – mas finalmente uma decisão chegou. A equipa cor de rosa, foi multada em 400.000€ (200.000€ por carro) e perdeu ainda 15 pontos no campeonato do mundo de construtores. Ainda assim, importa perceber quais as alegações da Renault e, também, o que terá sido usado como defesa por parte da Racing Point.
As semelhanças entre o monolugar para 2020 da Racing Point com o Mercedes W10 de 2019 saltaram imediatamente à vista durante as sessões de teste em Barcelona, tendo até chegado a ser apelidado de “Mercedes cor de rosa”. Ainda assim, o protesto da Renault foca-se exclusivamente nas condutas de travão do RP20, onde a equipa francesa alega serem cópias daquelas encontradas nos Mercedes W10.
Inicialmente, a equipa liderada por Otmar Szafnauer alegava ter-se inspirado largamente no Mercedes vencedores de 2019, tendo inclusive tirado fotografias para estudar o design dos componentes ao pormenor. O resultado foi, como alegado pela Racing Point, um monolugar desenhado quase a papel químico, mas em tudo legal, uma vez que nada proíbe as equipas de tirarem fotografias e se inspirarem nos componentes exteriormente visíveis.
Pela primeira vez, durante a temporada de 2020, as condutas dos travões são consideradas partes listadas e devem ser desenvolvidas pela própria equipa, ou então serem adquiridos através de fabricantes terceiros que não compitam na F1. Isto, combinado com as semelhanças visuais aparentes entre o RP20 e o W10, levou a que os comissários desportivos aceitassem o protesto da Renault, fazendo com que a FIA pedisse a parte em questão a ambas as equipas para uma análise mais aprofundada. Ainda assim, a situação torna-se mais complicada de analisar uma vez que a troca de peças ou dados de peças listadas, embora seja proibida em 2020, na temporada passada não o era.
É, também, importante salientar que as condutas dos travões não só têm um papel importante no arrefecimento dos mesmos, mas também são uma parte integrante de toda a aerodinâmica do monolugar e de como o fluxo de ar se desloca à sua volta. De forma geral, e dadas as semelhanças do RP20 com o Mercedes W10, seria provável que efeitos adversos pudessem ocorrer caso as condutas do travão não fossem também semelhantes, dada a influência que estas têm na aerodinâmica geral.
A decisão da FIA, baseia-se numa violação do Regulamento Desportivo e não do Regulamento Técnico, o que invalida a possibilidade de uma desqualificação do campeonato, pelo que a sansão foi decidida tendo por base o facto de que a Racing Point estaria ciente de que as condutas do travão seriam partes listadas. Ainda para mais, chegou-se à conclusão de que os modelos CAD das condutas da Mercedes foram cedidas à Racing Point, algo que não terá qualquer consequência para a equipa germânica.
Embora uma decisão tenha já sido tomada, espera-se que a história não fique por aqui, uma vez que a Racing Point poderá continuar a usar as peças “copiadas”, decisão que foi já alvo de protesto por parte de outras equipas. No entanto, apenas irão receber reprimendas pelo uso das mesmas, sem que, por agora, seja aplicada mais alguma sanção.