F1 quer corrigir o problema da troca de pneus com bandeira vermelha, mas…
A permissão de troca de pneus sob bandeira vermelha é uma daquelas regras da Fórmula 1 que desperta tantas emoções quanto os próprios motores a rugir em pista, mas a verdade é que tem que ser muito bem pensada, porque corrigir problemas pode criar outros…
Essa regra, em vigor há anos, gera sempre polémica ao permitir que carros façam ‘pit stops’ completos sem perder posição em pista. Em momentos de tensão, como nas corridas do Mónaco em 2011 e 2023, vimos o efeito drástico dessa estratégia, capaz de redefinir o pódio de uma corrida em segundos – para o bem de uns e o desespero de outros.
O problema aqui é que esta situação vai sempre ajudar alguém e prejudicar outros, e sendo verdade que é aleatória, nunca se sabe quem vai ser beneficiado ou prejudicado, a verdade é que a questão define resultados, ou pelo menos torna-os bastante mais prováveis, e o que se quer duma disciplina como a F1, e o desporto automóvel em geral, é que as regras sejam feitas de maneira a nunca prejudicar alguém, porque é injusto. Sabe-se que isto é impossível, mas sempre que se puder mexer nas regras de modo a que evitem situações como a que se viveu no Brasil, isso deve fazer-se porque é sempre preferível que não seja a sorte/azar a determinar destinos.
De certeza que muitos adeptos gostaram do que aconteceu porque foi a favor das suas cores e o contrário para os outros, mas não só o contrário também pode suceder, como esta é uma regra que mais do que decidir triunfos em corridas, pode decidir campeonatos, e sendo verdade que nunca se poderá legislar prevendo os casos todos que podem suceder, em muitas situações, alterando a regra, equilibra-se a balança da sorte e do azar. Este é um desses casos…
Justiça e segurança é sempre em equilíbrio delicado. A regra exige que os pilotos usem pelo menos dois compostos de pneus durante a corrida, mas a bandeira vermelha e as suas trocas permitidas acabam por ‘minar’ essa exigência. Com isso, surge a questão: essa ‘ajuda extra’ sob bandeira vermelha não vai contra o espírito da regra do uso de dois compostos de pneus?
A Fórmula 1 pode muito bem aprender com a IndyCar, onde trocas de pneus durante uma bandeira vermelha são proibidas. Outra proposta interessante seria manter a regra dos dois compostos, mas fazer com que as trocas durante bandeira vermelha não contem para o cumprimento dessa obrigação. Simples? Nem tanto.
Do lado prático, há sempre a questão de segurança. Após acidentes com detritos, a troca de pneus sob bandeira vermelha garante que todos voltem à pista com condições seguras para uma relargada, especialmente em pistas com condições traiçoeiras. Por outro lado, muitos fãs e pilotos questionam a equidade dessa prática, que pode beneficiar alguns pilotos enquanto prejudica outros, simplesmente por uma questão de momento.
Na procura de uma solução, a FIA precisa equilibrar a segurança, a justiça desportiva e o espetáculo que tanto cativa o público. Até lá, a regra permanece, e cabe às equipas usá-la ao seu favor – e aos pilotos aproveitarem cada pit stop não planeado para desafiar o impossível.
Consegue imaginar se uma bandeira vermelha determinasse o destino de um campeonato, porque um dos candidatos foi à boxe e meteu pneus novos e o outro ficou em pista e tem pneus usados?
E se por um acaso do destino os monolugares que separaram ambos ‘desaparecessem’ por qualquer acaso do destino e o que tinha pneus novos e estava quatro ou cinco posições mais atrás, de repente estivesse nas ‘barbas’ do piloto da frente com quem lutava pelo título? Já viu se uma situação destas sucedesse?
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“…E se por um acaso do destino os monolugares que separaram ambos ‘desaparecessem’ por qualquer acaso do destino e o que tinha pneus novos e estava quatro ou cinco posições mais atrás, de repente estivesse nas ‘barbas’ do piloto da frente com quem lutava pelo título? Já viu se uma situação destas sucedesse?…”
Onde é que eu já vi isto?
Masi?
Por questões de segurança, as trocas de pneus têm de ser permitidas em bandeira vermelha. Vamos supor que um piloto tinha já os pneus em mau estado e iria trocá-los na volta 20, por exemplo, mas na 19 há uma bandeira vermelha. Em que condições ele iria fazer a relargada com esses pneus? Como está, é injusto, mas a sorte ou o azar uma vez calha a uns, outra a outros. Como em tudo na vida, não há soluções que agradem a todos, mas eu proponho não uma solução, mas uma base de discussão, Tomo por inspiração a última corrida… Ler mais »
O piloto para, não troca os pneus, dá uma volta e retorna ao box para efetuar a troca.
Vamos ver se percebi, pois pareceu-me um pouco confuso:
O piloto não troca durante a bandeira vermelha, no recomeço dá uma volta e vai trocar os pneus, é isso? Mas então ele larga com pneus em mau estado, o que não é seguro.
Mas aproveito um bocadinho da sua ideia, o piloto troca na bandeira vermelha, mas terá de passar pelas boxes numa das primeiras voltas após o recomeço.
A partir do momento em que o focus principal é a segurança, a existência de uma bandeira vermelha ou é devido a acidente e nesse caso a troca deveria ser permitida por causa de eventuais detritos na pista ou devido a causas atmosféricas e nesse caso não devia ser permitida a troca.
Depende do momento em que surge a bandeira. Na 10º volta ou na 40ª, a situação dos pneus é diferente, em especial em seco.
Se for devido a acidente é irrelevante a altura, e nesse caso na minha opiniao devia ser permitido mudar, sem ser acidente, fica como está.
Assim apenas se podia justificar como segurança, se não existe perigo, mamtém-se a estratégia que cada equipa decidiu aplicar.
Naturalmente, mesmo com detritos, alguem reclamaria dizendo que o piloto x da equipa adversaria nem lá chegou e por isso fi beneficiado, ma aí nada a dizer… politica…
Sim, qualquer solução que seja decidida, haverá sempre queixas, isso é inerente ao ser humano.
Quando eu falo em segurança, e aí o número de voltas nos pneus tem importância, é na largada após a bandeira vermelha. Numa largada parada, se o piloto está com pneus muito desgastados, corre mais risco de acidente do que se tiver pneus com poucas voltas. Se for uma partida lançada, o risco é menor.
Entendo, mas aí já tinha que se medir o estado dos pneus e daria pano para mangas…o piloto que tem pneus gastos lvanta o pé, +e porque já ia perto do limite.. Não é fácil, talvez por isso deixem estar como esta 🙂
Eu acho que com a bandeira vermelha deveriam entrar em parque fechado sem poderem alterar nada.
Caso a bandeira tivesse sido por ter começado a chover, poderiam trocar de pneus de seco para chuva caso tivesse sido declarado corrida à chuva.
Nos outros casos quem achasse que deveria trocar de pneus por estarem gastos ou trocar de composto deveriam arrancar das boxes quando a corrida fosse relançada
É uma hipótese válida.
Pessoalmente acho que mexer nos carros em bandeira vermelha, seja para o que for, só por questões de segurança. Nisto inclui-se os pneus. Só que voltaria a levar a distorções.
É claro que se fosse dada bandeira vermelha, por excesso de chuva, todos os pilotos poderiam trocar para pneus de muita chuva, por segurança – não faria sentido partirem de slicks, ou intermédios. Isto poderia levar os pilotos a atrasarem eventuais paragens, com situações potencialmente perigosas.
Como está, está mal, parece-me a minha sugestão melhor, mas tb tem muitas falhas.
Se com bandeira vermelha faz sentido mudar os pneus por segurança, não contando esta mudança como utilização de 2 compostos, em casos como o do Brasil os pilotos que beneficiaram porque não haviam trocado antes, pura e simplesmente deviam fazer nova troca nas 3 voltas seguintes. Isso na prática obrigaria os pilotos a fazer a troca de pneus obrigatória com a respetiva perda de tempo. Claro que estando a pista húmida ou molhada esta troca poderia ser feita por pneus semelhantes. Mas tinha de mudar.
Não há troca de pneus obrigatória numa corrida à chuva. Ninguém teria de fazer nova paragem.
A situação do Brasil nem se põe em questão para a potencial alteração desta regra porque não havia a habitual situação da utilização de dois compostos. Agora o que se passou no Mónaco este ano é que para mim foi errado e já na altura referi esta situação. Os pilotos em pistas secas deveriam sim poder mudar os pneumáticos mas isso não deveria contar para a contagem da obrigatoriedade de alterarem de composto. Disse-o na altura e volto a dizê-lo. O que se passou foi uma não corrida, os comentários via rádio a “exigir” aos pilotos para circularem mais devagar… Ler mais »
Só uma questão em relação ao texto, como é possível em bandeira vermelha pilotos ficarem em pista a queimar pneus e outros irem trocar? Só mesmo para tentar perceber o que essas linhas enriqueceram o tema original…
Em bandeira vermelha, pilotos ficarem em pista???? Onde é que aconteceu isso?
Pois, é isso… Tanto se tenta mexer no passado que depois dá nisto de dizer cosias sem sentido. Ora leia lá o texto novamente.
Acho que nao é assim tão complicado como isso. Não se deve de mexer no carro nem trocar de pneus. Se o piloto não entrou para trocar pneus antes da bandeira vermelha é porque os pneus aguentavam. Se temos uma bandeira vermelha a corrida só é retomada quando existem condições de segurança para tal portanto não deveria haver problemas com detritos em caso acidente. Após a bandeira vermelha a corrida deveria ser sempre retomada com rolling smart para não desvirtuar o que se passava antes da corrida ser interrompida ( já basta o tempo perdido entre pilotos pela paragem e… Ler mais »