F1: Que pilotos para a Audi?
O projeto Audi vai ganhando forma, com a marca a preparar a sua entrada sob o olhar atento de Andreas Seidl, um nome habituado a levar projetos ao sucesso. Mas uma das peças fundamentais para esse sucesso será a escolha dos pilotos para dar início ao projeto. Qual será a melhor opção para a Audi?
A Audi entra na F1 pela porta da Sauber, que vai deixar a ligação à Alfa Romeo para tentar voltar aos tempos de glória, numa espécie de regresso ao passado em que esteve ligada a uma importante marca alemã (a BMW). Assim, faz sentido analisar a dupla de pilotos que está atualmente ao serviço da equipa.
Valtteri Bottas é um dos pilotos mais experientes do plantel atual, com 228 GP, 10 vitórias, 20 poles e 67 pódios. É um piloto de créditos já firmados, com vasto conhecimento da F1, tendo passado pela Williams e Mercedes. Sabe o que é preciso para uma equipa ter sucesso e tem como vantagem ser um piloto que costuma colocar o interesse da equipa acima do seu. É um verdadeiro “team player”. É um piloto com qualidade, mas falta-lhe o instinto matador dos grandes talentos. Mas para o arranque de um projeto, pode ser uma boa aposta, pela qualidade, pela experiência e pela postura. Terá 35 anos quando a Audi regressar à F1, uma idade que ainda permite encarar um contrato a médio / longo prazo.
Zhou Guanyu é um jovem piloto que tem mostrado bons pormenores. Não deslumbrou ainda mas também não compromete. Não é certamente o talento mais entusiasmante da grelha e talvez por isso a sua permanência no projeto Audi tenha “perna curta” a não ser que a marca queira aproveitar para fazer um golpe publicitário na Ásia. Mas nesta fase, há outras prioridades que não o aspeto comercial de uma dupla de pilotos, havendo opções mais interessantes na atual grelha.
Carlos Sainz (1 vitória, 3 poles, 15 pódios) é um dos nomes que mais vezes tem sido apontado para a equipa. Diz-se até que haverá um pré-acordo entre o piloto espanhol e a Audi. Sainz está na Ferrari, para muitos o topo do automobilismo, mas o espanhol não tem sido feliz na Scuderia. Mais ainda, os rumores da tentativa de convencer Lewis Hamilton a mudar-se para a Ferrari poderão dar um sinal a Sainz que a Ferrari pode não ser o lugar certo para ele (Leclerc é assumidamente a estrela da equipa). Do ponto de vista do piloto não seria um mau passo. É muito experiente (chegaria à Audi com 30 anos), mas jovem e tem a mentalidade certa. Foi muito graças a Sainz e à relação que criou com a equipa e com Lando Norris que a McLaren deu um salto qualitativo em 2019. É um piloto tendencialmente subvalorizado. O seu talento não é equivalente ao de Charles Leclerc, Max Verstappen ou Lewis Hamilton, mas é um bom piloto, com uma ética de trabalho irrepreensível e que tem argumentos interessantes. Do lado da Audi seria uma boa adição para ajudar a fazer crescer a equipa.
Sergio Pérez (6 vitórias, 3 poles, 33 pódios) não tem sido um nome falado, mas poderá entrar nas contas da Audi. Pérez é experiente, tem qualidade e tem argumentos que o podem tornar numa aposta interessante, mais ainda porque a sua situação na Red Bull não é estável. Já mostrou que não tem força para se aguentar numa luta pelo título, mas é um bom piloto para uma equipa que queira evoluir gradualmente, garantindo pontos, com regularidade e consistência (esta fase que o mexicano viveu nos últimos meses nada tem a ver com a regularidade que evidenciou até então). Pérez já deu sinais de que a Red Bull pode ser a sua última aventura na F1, mas um projeto da envergadura da Audi pode fazer o piloto repensar o seu futuro. Para a Audi seria uma aposta ao nível de Bottas (têm a mesma idade).
Lando Norris (1 pole, 8 pódios) é uma hipótese algo remota, mas seria certamente uma adição de peso ao projeto. Norris é um dos grandes talentos da atualidade, já com experiência e muitas provas dadas. Rápido, regular, inteligente, tem os ingredientes todos para ser campeão e a sua entrada na Audi seria um “boost” interessante. Mas Norris não terá interesse em trocar a McLaren pela Audi. O projeto McLaren está mais próximo de dar frutos, e há outras equipas fortes de olho no jovem britânico. Por muito que Seidl goste de Norris, a ida do britânico é muito pouco provável. A não ser que a McLaren desiluda na próxima época e Norris seja convencido a mudar de rumo.
Nico Hulkenberg (1 pole) é também um piloto com experiência e talento. Esteve dois anos parado, mas regresso à Haas para causar bom impacto. A equipa melhorou com o alemão que parece não ter perdido as suas qualidades. Hulk seria uma boa adição a uma estrutura que irá passar a ostentar a bandeira germânica (estas coisas do patriotismo também conta neste desporto) e não deveria ser muito difícil convencer o alemão a trocar de projeto.
Dos atuais pilotos da grelha de F1 que poderiam interessar à Audi, Alonso não deverá querer o projeto Aston Martin (e a idade é agora um fator a ter em conta), nomes como Leclerc, Hamilton, Verstappen, Russell não deverão sair das equipas, Ricciardo estará apostado em tentar o regresso à Red Bull e pilotos como Ocon, Gasly, Stroll, Tsunoda não deverão interessar.
Sobram Alex Albon e Kevin Magnussen, ambos pilotos de reconhecida qualidade. Albon está muito ligado ao projeto Williams e ainda vive na sombra da dispensa da Red Bull. É um bom piloto, já o provou, mas talvez não tenha o perfil que a Audi precisa. Já Magnussen pode ser também uma boa opção, um pouco ao nível da de Hulkenberg.
Dos pilotos que não estão na grelha há um nome que pode interessar. Mick Shcumacher é alemão, tem talento e pode ser uma boa aposta para a equipa. Mas falta-lhe experiência, falta-lhe tempo de pista e isso pesa contra o jovem alemão, que poderia ser a cara do projeto na Alemanha. Nesta nesta fase em que a sua carreira está estagnada, é difícil apostar num jovem com tão pouca experiência (e com tanto para provar) num projeto que precisa de dar frutos com relativa rapidez.
Ainda faltam dois anos e meio para a entrada da Audi de forma oficial, mas as movimentações de mercado que se seguirão na Sauber deverão ter em conta o futuro. Qual a dupla mais interessante para a Audi. Atualmente, a dupla Bottas /Sainz poderia ser um bom compromisso. Mas na F1 tudo muda rapidamente e este cenário pode ser muito diferente daqui por dois anos.
Se a Audi quiser mesmo entrar na F1 para ganhar, a melhor dupla é a mais promissoara da F1, 2 jovens cheios de talento e garra e 1 deles já com uns anos no coiro. Vão roubar os 2 pilotos à McLaren: Norris e Piastri.
Se se mantiver o regulamento de motores, acredito que a experiência da Audi no Dakar pode fazer deles o motor a bater – por muito que eu ache a tecnologia um bocado absurda, acho que uma curva de binário muito plana das unidades elétricas, tem mais utilização na F1 do que no Dakar.
Discordo completamente. Deixe os pilotos da McLaren na McLaren, que estão lá muito bem. Ela também tem direito a poder vencer.
Claro que tem o direito. Eu só disse o que faria se fosse Audi e viesse mesmo com ganas de vencer, não disse que era o que eu gostaria.
Já agora, o que não faria de certeza era manter o Bottas ou contratar o Sainz. Arriscaria com convicção.