F1, Que futuro para Valtteri Bottas?

Por a 26 Abril 2024 17:11

Com a confirmação da ida de Nico Hulkenberg para a Sauber, que em 2026 já será Audi, o futuro de Valtteri Bottas na Fórmula 1 é agora incerto, embora o finlandês ainda possa ter mercado. Mas não vai ser fácil.

Os rumores do regresso de Hulkenberg à Sauber já assombravam Bottas há meses, mas agora está confirmado, pois o alemão, desde que regressou à F1 em 2023 com a Haas, foi-se destacando no pelotão intermédio, e teve agora o prémio.

Do outro lado da moeda está Valtteri Bottas, que desta forma fica com um futuro nebuloso: apesar de uma vaga na Sauber ainda estar disponível para 2025, o CEO Andreas Seidl tem um nome em mente: Carlos Sainz. Seidl está disposto a jogar o jogo da espera, apostando no espanhol que, por sua vez, observa com cautela a situação na Red Bull (será que Sergio Perez fica?) e na Mercedes (Andrea Kimi Antonelli?).

Portanto, para Bottas e Zhou, um mar de incertezas: Com Sainz na mira, Bottas e Zhou Guanyu veem-se eventualmente sem lugar para 2025. Pelo menos um deles. Para Bottas, a situação parece ainda mais cruel, já que o seu desempenho em 2024 tem sido sólido, próximo do seu auge. Uma sequência de nove ‘vitórias’ consecutivas sobre Zhou na qualificação e a forte convicção de que teria pontuado em pelo menos duas corridas este ano se não fossem problemas de fiabilidade ou pit stops lentos.

Já dos tempos da Mercedes sabe-se o que vale Bottas, mas também se sabe como a F1 é, por vezes, malvada, impiedosa.

Neste momento Bottas é como um leão enjaulado, pois o seu verdadeiro talento tem vindo a ser ofuscado pela falta de ritmo da Sauber. Mas Zhou não pode servir como referência justa de comparação.

Portanto, permanecer na Sauber? Fora de hipótese. Ou quase.

Então, qual o próximo capítulo para Bottas? A resposta paira no ar, incerta como o futuro. Será que ele encontrará um novo lar na F1? Ou procurará desafios noutras categorias? A única certeza é que o talento de Bottas merece um palco à altura.

Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
8 meses atrás

Esta F1 é ridícula. Este piloto tem 10 vitórias e 67 pódios, mas corre o risco de ser preterido por outro que nunca, em mais de dez anos de carreira na F1, subiu a um pódio. Só me resta concluir que a Audi não está interessada em pódios ou vitórias. (Ou isso ou fica-lhes mais barato contratar um medíocre que saca uns pontinhos de vez em quando do que um vencedor.)

Vagueante
Vagueante
Reply to  dannyricfanclub
8 meses atrás

O Botas tambem é mais novo, mas o Niko é alemão…..

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
8 meses atrás

A verdade é que o Hulkenberg nunca esteve numa equipa dominadora como o Bottas. Perdeu alguns pódios por culpa própria, sim, mas oportunidades de vitória não me lembro que ele tivesse.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Pity
8 meses atrás

É verdade que nunca esteve numa equipa dominadora, mas não deixa de ser interessante especular porquê. Já esteve numa das equipas mais competitivas do pelotão do meio, mas, enquanto foram companheiros de equipa na Force India, o Pérez subiu ao pódio seis vezes e o Hülkenberg ficou a zeros.
E, já que fala em pódios perdidos por culpa própria, basta relembrar aquela batida estúpida contra o Hamilton no GP do Brasil de 2012. O moço não é mau piloto, mas quando se vê na iminência de um bom resultado, perde o controlo das emoções. E o do carro também, claro…

Pity
Pity
Reply to  dannyricfanclub
8 meses atrás

Por acaso, ontem revi essa corrida, foi uma batida estúpida sim.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
8 meses atrás

E Albon, Ocon, Stroll, Tsunoda e Zhou estão “garantidos”. Pilotos sem maior expressão.

canam
canam
8 meses atrás

Carreira longa. Devia retirar-se para dar lugar aos jovens. Enquanto os dinossauros Alonso e Hamilton parecem continuar pelos 40 fora. Mas esses deixaram marca na especialidade. Este finlandês não.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado