F1: Quanto perdeu a Red Bull nas últimas corridas?

Por a 4 Agosto 2024 12:48

A Red Bull vive momentos de tensão. Além da saída de algumas peças nucleares da sua estrutura diretiva, vê as equipas adversárias aproximarem-se a um ritmo perigoso.

O campeonato foi para a pausa de verão com os Bull´s na frente. São 408 pontos e números já muito positivos para uma época. No entanto, a McLaren está em segundo, a apenas 42 pontos dos líderes. A Ferrari está em terceiro, a 63 e a Mercedes em quarto a 142 pontos.

Mas esta primeira metade da época tem duas versões. Se avaliarmos as primeiras sete corridas do ano, a Red Bull amealhou 268 pontos, a uma média de 38,8 pontos por corrida. Nas últimas sete corridas ganhou 140, com uma média de 20 pontos.

A McLaren fez o caminho inverso, com as primeiras corridas longe da frente, mas com o upgrade implementado no GP de Miami a mudar completamente a equipa britânica. Usando o mesmo critério aplicado na Red Bull, a McLaren marcou 154 pontos nas primeiras sete corridas, com uma média de 22 pontos por corrida. Nas últimas sete corridas fez 212 pontos, com uma média de 30,3 pontos por corrida.

A Ferrari foi, a par da Red Bull, quem mais perdeu face ao arranque da temporada. Nas primeiras sete corridas vimos a Ferrari a fazer 212 pontos, com uma média de 30,3 pontos por corrida. Nas últimas sete corridas, a Scuderia fez, apenas, 133 pontos, a uma média de 11,3 pontos por corrida.

A equipa que mais perfomance ganhou nas últimas corridas foi a Mercedes, com um arranque de época horrível, com apenas 79 pontos marcados nas primeiras sete corridas (11,3 pontos por corrida). Nas últimas sete corridas, apenas ficou atrás da McLaren, com 187 pontos marcados (26,7 pontos marcados por corrida).

Média de pontos por corrida das primeiras sete corridas Média de pontos por corrida das últimas sete corridas
Red Bull 38,8 20
McLaren 22 30
Ferrari 30,3 19
Mercedes 11,3 26,7

Tendo em conta que faltam dez corridas para terminar a época, se multiplicarmos por dez a média de pontos obtida pelas equipas, poderemos ter uma ideia de como a tabela classificativa ficaria se a tendência das últimas sete corridas sem mantivesse:

Pontos à 14.ª jornada Pontos à 24 jornada com as equipas a manterem a média de pontos das últimas sete corridas
Red Bull 408 608
McLaren 366 666
Ferrari 345 535
Mercedes 226 493

Neste exercício demasiado simples para refletir a realidade da F1, podemos começar a entender a preocupação da Red Bull. Mantendo a tendência atual, a McLaren terminaria o campeonato na frente, seguida da Red Bull, Ferrari e Mercedes. No entanto, sabemos bem que as equipas ainda têm de apresentar evoluções e as corridas nem sempre seguem o plano pré-determinado. E aí. o cenário da Red Bull fica ainda menos positivo.

Atualizações sem resultados práticos

A Red Bull tem implementado algumas novidades na sua unidade motriz, mas vimos o upgrade da Hungria ser revertido na Bélgica, com os ganhos a serem pouco significativos.

Do lado da McLaren, segundo os responsáveis da equipa, poucas atualizações têm sido feitas desde Miami. Portanto, a equipa de Woking poderá ter ainda algumas cartadas decisivas para jogar.

Na Ferrari, os upgrades implementados em Ímola e em Barcelona acabaram por dar muito pouco. Aliás, retiraram performance à equipa, quando comparado com a concorrência. O pior é que a Ferrari ainda procura soluções para tornar os upgrades relevantes.

A Mercedes começou muito mal o ano, mas iniciou um conjunto de upgrades iniciados no Mónaco, com mais novidades desde então. A última grande melhoria foi o novo fundo implementado na Bélgica, com a equipa a reverter para o fundo anterior na corrida. Os engenheiros parecem otimistas, mas preferiram reverter a melhoria, algo que poderá manter-se em Zandvoort.

Dupla de pilotos fundamentais para o sucesso

A questão dos pilotos também tem de pesar. A Red Bull tem lutado apenas com “uma mão” com Sergio Pérez longe da forma desejável. Na McLaren e na Mercedes, as duas duplas parecem em forma e têm conseguido marcar muitos pontos para a equipa. Na Ferrari a dupla de pilotos também tem feito pela vida, apesar da menor performance do carro.

Em resumo, as recentes melhorias das equipas do top 4 têm dado dores de cabeça, menos à McLaren que desde Miami não traz novidades de fundo ao seu monolugar. A Mercedes está numa boa fase, mas parece ter algumas dúvidas quanto as mais recentes melhorias e no caso da Red Bull e da Ferrari, os engenheiros têm ainda trabalho pela frente para tornar os mais recentes upgrades em melhoria de tempo. Na McLaren, se as melhorias forem relevantes, podemos ver mais um salto na performance. Mas se acontecer como à concorrência, poderá haver uma fase de estagnação. E temos a questão da forma dos pilotos em que a McLaren e a Mercedes parecem ter um ligeiro ascendente face à Ferrari e tem vantagem face à Red Bull.

Neste momento, a Red Bull tem motivos para ficar preocupada e irá aproveitar o verão para tentar recuperar a vantagem que tinha. Olhando para a tendência das últimas corridas e para a forma como as melhorias têm resultado, a Red Bull tem motivos para estar apreensiva.

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