F1: Qual será o próximo passo de Esteban Ocon?
Após a confirmação da saída de Esteban Ocon da Alpine no final da corrente temporada, a dúvida é qual será o seu próximo passo na carreira. Algumas equipas poderão querer assegurar os serviços do piloto francês, mas há sempre a hipótese de não haver lugar na grelha, um cenário que Ocon conhece bem.
Ocon parece ter chamado a atenção tanto da Sauber-Audi como da Haas, equipas que procuram reforçar as suas duplas com pilotos experientes e capazes, para se fortalecerem no pelotão. Enquanto a Sauber espera a entrada oficial da Audi, como novos motores para 2026, a Haas tem de pontuar com mais frequência.
A carreira de Ocon tem sido marcada por alguns desempenhos de destaque, incluindo a sua vitória na Hungria em 2021 e um lugar no pódio no Mónaco no ano passado. Apesar de um historial de relações tensas com os colegas de equipa, pode ser atrativo para as equipas que procuram construir os seus projetos em torno de um piloto mais experiente.
A Audi poderá estar interessada em trazer Ocon para a equipa para tirar partido da sua experiência e ajudar a estabelecer-se como uma força competitiva no meio do pelotão, no entanto, a potencial mudança de Ocon para a Sauber/Audi depende da decisão de Carlos Sainz, falado para a estrutura desde cedo. Não esquecendo, que Nico Hülkenberg já foi confirmado.
A equipa norte-americana, que tem o lugar vago pela saída anunciada de Hülkenberg, também está no centro das atenções, procurando reforçar a sua formação. Se Ocon optar pela Haas, poderá enfrentar a concorrência de Valtteri Bottas para o lugar, o que acrescentará outra camada de complexidade às negociações.
Embora uma mudança para uma equipa de topo como a Mercedes pareça improvável, especialmente com a equipa a considerar a perspetiva do piloto da Fórmula 2 Andrea Kimi Antonelli, existem ainda outras equipas clientes da Mercedes a considerar. A McLaren tem dupla assegurada, deixando a Williams como um destino potencial. A posição de Logan Sargeant na Williams é conhecida por estar ameaçada, o que poderia abrir uma vaga para Ocon.
Dadas as atuais incertezas, a Williams pode ser uma opção viável para Ocon, proporcionando-lhe uma plataforma para continuar a competir na F1. A sua relação com a Mercedes poderia facilitar essa mudança, à semelhança da forma como a Mercedes o guiou até à sua atual equipa e como aconteceu na Force India.
A jornada de Ocon na F1 teve os seus momentos difíceis, como o início da temporada de 2019, quando enfrentou a perspetiva de um ano fora da grelha. A resiliência e determinação têm sido fundamentais para a sua carreira, e estas características serão cruciais à medida que navega na atual dinâmica do mercado de pilotos.
O piloto francês indicou que anunciará os seus planos em breve, o que sugere que as discussões estão em curso que pode estar a chegar a uma conclusão. A falta de um anúncio seguido do da Alpine, pode indicar as complexidades e incertezas que ainda rodeiam o seu futuro.
Qualquer que seja a equipa vai sempre implodir á volta dele, a não ser que o colega de equipa seja um cepo