F1, Q&A Lando Norris (McLaren): “É fixe estar aqui entre eles, 10 mundiais, 166 vitórias entre eles”.
Com a bandeira vermelha, acabou por ser uma ‘corrida’ de uma volta. Qual foi a qualidade dessa volta? LN: Não foi muito boa. É difícil fazer tudo aqui numa só volta. Por isso, estava um pouco em baixo no primeiro sector. E depois senti que tinha de tentar forçar um pouco mais no sector intermédio para compensar. Mas estivemos bem durante todo o fim de semana.
Apenas tivemos dificuldades em progredir muito dos treinos para a qualificação. Foi como se tivéssemos encontrado uma boa configuração e ficámos parados, sem progredir muito.
Fui apenas um pouco mais rápido do que no TL3. Por isso, esperava um pouco mais e, provavelmente, encontrei um pouco mais de dificuldades do que gostaria na Q1, Q2 e Q3. Mas o carro esteve fantástico durante todo o fim de semana. Por isso, senti-me bem e confortável para sair e fazer a volta.”
A que é que se deve essa falta de progresso? Foram as condições da pista na qualificação?
LN: “Acho que é difícil dizer. Penso que fizemos um bom trabalho ao chegar à pista e o carro funciona bem. Quer dizer, não tocámos no carro durante todo o fim de semana. Principalmente, porque não importa o que façamos, não faz muita diferença.
Tivemos o carro e não tivemos de lhe fazer muito, mas isso também é bom em muitos aspetos.
Mas, no final, ainda foi difícil de pilotar, como a volta da Q3 no final, que foi difícil com o bloqueio, com os solavancos. Cometi bastantes erros. Portanto, o carro ainda estava difícil de conduzir, mas muito rápido. E isso permite-me conduzir a 99% e continuar a ter resultados. Portanto, é apenas uma combinação de várias coisas.
A corrida aqui é muito, muito quente e húmida. Quão diferentes são os seus preparativos para as próximas 24 horas antes da corrida?
LN: “Nada de diferente, na verdade. Sim, é só beber um pouco mais e pronto.”
P: Muito bem, vamos olhar para a corrida. Pareces muito confiante no carro. Fizeste algumas séries longas ontem. Quanta confiança tens?
LN: “Bastante. Estivemos muito bem durante todo o fim de semana. Na qualificação e o Max melhorou claramente e melhorou muito de ontem para hoje. A Mercedes também, foram muito rápidos na Q2, então eles estavam lá na minha cauda, um pouco perto para o meu gosto, comparando com o que eu tinha no tipo de TL3 e outras coisas. Estou confiante de que o carro é bom tanto na qualificação como na corrida. Já o demonstrámos na sexta-feira. Por isso, estou confiante de que, se conseguir chegar à frente, posso baixar a cabeça e partir.”
Como é que te sente com 10 títulos mundiais a começar logo atrás de ti?
LN: “É muito fixe estar aqui entre eles e haver 10 Campeonatos do Mundo e 150 vitórias (166) ou algo do género entre eles. Por isso, sim, não tenho nada a ver com eles nem nada que se lhes compare.
Por isso, acho fixe estar aqui e estar entre eles e, sim, tentar lutar contra eles. Acho que isso é bastante espetacular, na minha opinião. Respeito-os muito.
Há muito tempo que os admiro, tanto literalmente como mentalmente, por isso não muda o que faço e a forma como conduzo. Principalmente porque quando estamos em pista…
Quer dizer, provavelmente sei o que esperar um pouco mais deles porque já os vi conduzir e penso que ambos conduzem com respeito e ambos querem conduzir como pilotos de corridas limpos. Por isso, acho que é algo que aguardo sempre com expetativa. Tivemos uma grande batalha, independentemente do modo como terminou na Áustria, e penso que tivemos uma grande batalha nessa altura e boas batalhas noutras pistas também. Por isso, não muda nada. Só sei que eles vão tentar fazer mais truques ou que são mais espertos do que eu. Eles são mais espertos do que provavelmente os outros pilotos e sabem como jogar o jogo mais longo ou o jogo mais curto mais do que provavelmente os outros pilotos também. Provavelmente, apenas os respeito mais e gosto de estar aqui com dois grandes nomes do desporto.
Depois do que aconteceu na semana passada com a bandeira amarela, sentes-te mais satisfeito com esta pole position? Qual é o lugar desta pole position na tua lista de poles?
LN: Ainda está lá em cima, mas não são muitas poles, por isso estão todas lá em cima neste momento. Quando tiver tantos como os dois têm, talvez alguns se sintam um pouco mal em comparação com outros. Mas as poles continuam a ser fantásticas para mim e resta-me fazer uma boa volta.
Penso que, como equipa, ficou demonstrado que o carro era rápido, mas ainda não era fácil de conduzir num dia como o de hoje. Ainda é fácil cometer erros e poderia facilmente não ter estado na pole hoje. Por isso, ao mesmo tempo, continuo a sentir que tenho de ir para a pista e ter um bom desempenho. Sinto que fiz exatamente o mesmo no fim de semana passado. Só que as coisas não correram bem devido a outras circunstâncias. Mas isso não me incomodou muito. Como disse, no sábado à noite e no domingo da semana passada, concentrei-me apenas no jogo seguinte e fiz o que tinha a fazer.
Por isso, sinto que estou a ter um bom desempenho. Tive um desempenho muito bom em Baku.
Fui rápido durante todo o fim de semana. Por isso, senti que podia facilmente ter lutado lá e lutado por um pódio e pela vitória. Mas não foi o que aconteceu. Mas aproveitei ao máximo esse dia e agora vou tentar fazer o mesmo.
FOTO MPSA/Phillipe Nanchino