F1: “Projeto muito forte para o futuro” decisivo na opção de Carlos Sainz pela Williams

Por a 23 Agosto 2024 10:30

A decisão de Carlos Sainz de se juntar à Williams em 2025, após muita especulação sobre o seu futuro, foi influenciada por vários fatores-chave, incluindo as suas experiências na McLaren e na Ferrari. 

Sainz revelou que a mudança não foi feita de ânimo leve, pois pesou cuidadosamente as suas opções, considerando ofertas da Sauber/Audi, Alpine e Williams. Em última análise, a Williams surgiu como a melhor opção, impulsionada em grande parte pelos planos ambiciosos da equipa sob a liderança de James Vowles.

Sainz salientou que a sua passagem pela McLaren e pela Ferrari ensinou-lhe a importância de um processo de decisão claro, tornando-o mais ponderado na escolha da sua próxima equipa, expressando confiança no potencial de crescimento da Williams e ficou impressionado com a visão de Vowles para o futuro, o que foi um fator decisivo. 

Afirmando ser importante ter este processo terminado antes da pausa de verão, Sainz esclareceu que desde que ficou a conhecer a decisão da Ferrari sobre Lewis Hamilton, “foram sete meses muito duros”, até porque, ao mesmo tempo, teve de “ter um desempenho e uma prestação como piloto da Ferrari num ambiente de grande pressão e atenção e ter de decidir o meu futuro ao mesmo tempo”. 

O piloto espanhol realçou a necessidade de “analisar e pôr tudo em cima da mesa ao mesmo tempo que competimos”, e quis estar “100% convencido” com o projeto que iria optar. “Foi por isso que me dei bastante tempo, como puderam ver, e tomei a decisão porque a Williams é a equipa com a qual tive, desde o início, bons sinais e boas conversas. Estão muito empenhados na F1, com um projeto muito forte para o futuro, uma liderança muito forte e a vontade de trazer uma equipa histórica com o ‘pedigree’ da Williams de volta à frente.”

Como tal, “isso é algo que me motiva. Motivou-me quando fui para a McLaren, quando fui para a Ferrari depois de um 2020 difícil, e motiva-me agora, para um projeto como a Williams. Vão ser uns anos interessantes na minha carreira.”

O objetivo do espanhol será levar a Williams de volta ao topo da classificação, mas sabe que “o resultado não depende apenas do atleta e do piloto, depende da máquina que se conduz, e é uma questão de como vou ajudar a Williams”. 

“É como vou ajudar o projeto a avançar, isso motiva-me muito, é algo que quero sentir, quero sentir que posso ajudar. Isto numa equipa tão histórica como a Williams, que tem uma visão tão importante, é ótimo trazer a equipa de volta para a frente com um investimento muito claro. Era algo que era muito importante para mim e o resultado para 2025, sei que podem não ser vitórias ou pódios, mas continuo a pensar que podemos fazer um bom trabalho”, concluiu o piloto espanhol.

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado