F1 procura melhor solução para alterar sistema de pontos
Parece existir um amplo consenso entre as equipas de F1 para se poder alterar o atual sistema de pontos, tentando-se encontrar a melhor solução a longo prazo para esta questão.
A pretende considerar propostas mais radicais, como a atribuição de pontos a todos os finalistas, antes de se comprometer com uma alteração do atual sistema de pontos, sendo isto que atrasa a decisão sobre o tema. Segundo a publicação The Race, todos os cenários poderão estar a ser estudados, tentando a Fórmula 1 não ter de considerar uma nova mudança nos próximos tempos, numa tentativa de um compromisso entre todos os atores a longo prazo.
Na recente reunião da Comissão da F1, foi discutida a possibilidade de alterar como os pontos do campeonato são distribuídos. A proposta, que foi tornada pública, sugeria alargar os pontos aos 12 primeiros classificados, mantendo a atual atribuição de pontos aos sete primeiros e introduzindo uma escala de 6-5-4-3-2-1 para as posições 8 a 12.
Esta proposta pretende reconhecer o esforço das equipas do meio do pelotão, dada a maior fiabilidade dos carros e a competitividade na frente da classificação.
Embora seja necessária uma análise mais aprofundada das alterações propostas, segundo o que vai sendo conhecido, parece existir um amplo apoio à ideia de atribuir pontos a piloto que terminem fora dos dez primeiros, como considera o atual sistema de pontuação. No entanto, existe também a preocupação de não desvalorizar a soma de pontos, o que a Fórmula 1 quer evitar, assim como ter de mudar constantemente de regras a este respeito.
Para qualquer alteração ser aprovada, é necessário o apoio de, pelo menos, cinco das atuais dez equipas da grelha. Isto parece provável, uma vez que muitas equipas de topo não se opõem aos ajustamentos propostos.
Uma das razões para este apoio poderá ser o facto do sistema proposto – de montarem os 12 primeiros classificados – ter um impacto mínimo na luta pelas primeiras posições na classificação do campeonato. A pontuação dos 7 primeiros manter-se-ia inalterado, com apenas uma ligeira alteração na distribuição dos pontos a partir do oitavo lugar.
Além disso, o sistema proposto premiaria desempenhos consistentes ao longo da época, em vez do que são considerados resultados esporádicos que podem determinar a classificação final do campeonato. Por exemplo, Yuki Tsunoda em 2023 terminou várias vezes em 11.º ou 12.º lugar, mas esta consistência não se refletiu nos pontos atribuídos, terminando a AlphaTauri, como era designada a RB até à temporada passada, atrás da Williams numa luta pelo sétimo lugar do mundial de construtores, com os italianos a pressionarem fortemente na fase final do ano.
Esta discussão acontece porque existe uma maior dificuldade das equipas pequenas somarem pontos no cenário atual da F1, originando um movimento que pede uma alteração ao sistema de pontuação e que, como referimos, terá o apoio de parte das equipas que lutam atualmente, pelos primeiros lugares da classificação.
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA
Se deixassem entrar a andretti, ainda era aceitável pois eram mais equipas. Só falta copiar a pontuação do motogp, que dá pontos aos 15 primeiros 25 20 16 13 11 10 9…2 1