F1: Problemas de fiabilidade ameaçam a Red Bull
Ficou a impressão que a Red Bull geriu o andamento no final das corridas. No caso de Max Verstappen em Jidá, o ritmo que colocou em pista foi claramente superior e tanto ele como Sergio Pérez chegaram a rodar um segundo por volta mais rápido que o resto do pelotão. Terminaram a 20 segundos de Fernando Alonso, o que não é pouco, mas ficou a ideia que podia ter sido mais. Sergio Pérez confirmou que a equipa teve problemas de fiabilidade, pela segunda corrida consecutiva.
A Red Bull conseguiu dois triunfos folgados consecutivos, mas o final das corridas tem sido repleto de preocupações, com alguns problemas a afligir os pilotos e engenheiros.
“Bem, a fiabilidade está onde está. Vimo-lo hoje com o Aston Martin [de Lance Stroll]. Vai atingir-nos a dada altura, mas obviamente, temos de continuar a trabalhar nisso. Precisamos de minimizar as corridas com problemas, sempre que pudermos. Tivemos sorte no Bahrein, mas caso contrário, se tivéssemos de forçar o ritmo até ao fim, provavelmente não terminaríamos. Portanto, há muitas preocupações de fiabilidade neste momento, mas esperemos que não nos atinjam tão cedo”.
A Red Bull tem feito algo que a Mercedes já fez no arranque da era híbrida. Mesmo com problemas, foram vencendo e evitando problemas, pois a margem para a concorrência era tão grande que dava para gerir. Mas o cenário é diferente e as equipas estão mais próximas e as evoluções poderão aproximá-las ainda mais. Não é descabido um cenário de corridas em que a Red Bull não se poderá dar ao luxo de gerir. E, nessa altura, poderemos ver as fragilidades do carro. É bom relembrar que até a quarta ou quinta corrida do ano passado, o Ferrari era o carro mais rápido e mais fiável, cenário que mudou drasticamente depois. O RB19 é uma máquina superior ao F1-75, mas poderá falhar também.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sim… os fans da RB e do Max devem estar preocupadíssimos com a fiabilidade… basta lembrar o que aconteceu no início da época passada…. e como terminou…
Excepto aquilo que deu origem a isso e ninguém interessa falar… Os orçamentos… Se outras equipas tivessem feito o mesmo como seria? … Multas para todos e título entregue á Alfa Romeo… enfim
Não foram os 4M que a RB gastou a mais que estão a fazer a diferença que se vê…
Neste momento, com a diferença de competitividade entre a RB e a Ferrari (e Mercedes também), podiam dar um extra de 100M a ambas que não iam atingir a RB… A RB tem algo que não se compra (o Newey)… ou tem-se ou não se tem…
Pode ser interpretado de várias formas. 4 milhoes (foi esse o valor?), contratam meia duzia a mais de engenheiros, durante muitos meses podem sim fazer a diferença. Embora no caso da RB o que faz a diferença é o Newey
Ainda bem que os Red Bull tem “problemas”… é só para rir… Campeonato 2023, duas provas. Red Bull duas vitórias, dois pódios mais altos, duas poles e duas voltas mais rápidas… Vai ser um desastre, se a fiabilidade dos Red Bull não der uma ajuda. A nossa sorte é que, a equipe mais próxima é a AM, melhor dito o AM do Alonso, que acaba por dar aquele “romantismo” ao filme. Por outro lado também nos ajuda a perceber que se a AM, conseguiu também a Mercedes e a Ferrari poderão conseguir… aguardemos com esperança… espero é que seja mais… Ler mais »
Apenas uma pequena correcção, é uma volta mais rápida, não duas. No Bahrain esse registo pertenceu ao Zhou
Volta mais rápida na última volta com pneus duros………..
Com tantos amigalhaços, lá para outubro…
Os problemas de fiabilidade «ameaçam» de tal forma que já há rumores de que os pilotos entraram em verdadeiro pânico e, por conseguinte, recusaram-se a entrar nos monolugares.
«Ou colocam-nos, por baixo do banco, uma caixa e jogo de ferramentas daquelas gratuitas que saem no Jornal de Notícias e no Correio da Manhã, para não ultrapassarmos o limite orçamental, ou não corremos mais…» (Sergio Pérez e Max Verstappen).
«Vejam lá se querem que eu chame o almirante Gouveia e Melo!» (Christian Horner)«Se o navio patrulha tivesse um motor Honda nada disto teria sucedido.» (advogado dos 13 amotinados).
Os adeptos da RB não tem que estar preocupados com os meios gastos na resolução destes problemas porque, embora estes estejam reduzidos, se necessário ultrapassam o permitido pois já descobriram que a infracção (crime seria demasiado forte) compensa.