F1: Problemas de fiabilidade ameaçam a Red Bull

Por a 21 Março 2023 11:30

Ficou a impressão que a Red Bull geriu o andamento no final das corridas. No caso de Max Verstappen em Jidá, o ritmo que colocou em pista foi claramente superior e tanto ele como Sergio Pérez chegaram a rodar um segundo por volta mais rápido que o resto do pelotão. Terminaram a 20 segundos de Fernando Alonso, o que não é pouco, mas ficou a ideia que podia ter sido mais. Sergio Pérez confirmou que a equipa teve problemas de fiabilidade, pela segunda corrida consecutiva.

A Red Bull conseguiu dois triunfos folgados consecutivos, mas o final das corridas tem sido repleto de preocupações, com alguns problemas a afligir os pilotos e engenheiros.

“Bem, a fiabilidade está onde está. Vimo-lo hoje com o Aston Martin [de Lance Stroll]. Vai atingir-nos a dada altura, mas obviamente, temos de continuar a trabalhar nisso. Precisamos de minimizar as corridas com problemas, sempre que pudermos. Tivemos sorte no Bahrein, mas caso contrário, se tivéssemos de forçar o ritmo até ao fim, provavelmente não terminaríamos. Portanto, há muitas preocupações de fiabilidade neste momento, mas esperemos que não nos atinjam tão cedo”.

A Red Bull tem feito algo que a Mercedes já fez no arranque da era híbrida. Mesmo com problemas, foram vencendo e evitando problemas, pois a margem para a concorrência era tão grande que dava para gerir. Mas o cenário é diferente e as equipas estão mais próximas e as evoluções poderão aproximá-las ainda mais. Não é descabido um cenário de corridas em que a Red Bull não se poderá dar ao luxo de gerir. E, nessa altura, poderemos ver as fragilidades do carro. É bom relembrar que até a quarta ou quinta corrida do ano passado, o Ferrari era o carro mais rápido e mais fiável, cenário que mudou drasticamente depois. O RB19 é uma máquina superior ao F1-75, mas poderá falhar também.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Sim… os fans da RB e do Max devem estar preocupadíssimos com a fiabilidade… basta lembrar o que aconteceu no início da época passada…. e como terminou…

2020
2020
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Excepto aquilo que deu origem a isso e ninguém interessa falar… Os orçamentos… Se outras equipas tivessem feito o mesmo como seria? … Multas para todos e título entregue á Alfa Romeo… enfim

RedDevil
RedDevil
Reply to  2020
1 ano atrás

Não foram os 4M que a RB gastou a mais que estão a fazer a diferença que se vê…
Neste momento, com a diferença de competitividade entre a RB e a Ferrari (e Mercedes também), podiam dar um extra de 100M a ambas que não iam atingir a RB… A RB tem algo que não se compra (o Newey)… ou tem-se ou não se tem…

Vagueante
Vagueante
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Pode ser interpretado de várias formas. 4 milhoes (foi esse o valor?), contratam meia duzia a mais de engenheiros, durante muitos meses podem sim fazer a diferença. Embora no caso da RB o que faz a diferença é o Newey

O Costa do Castelo
O Costa do Castelo
1 ano atrás

Ainda bem que os Red Bull tem “problemas”… é só para rir… Campeonato 2023, duas provas. Red Bull duas vitórias, dois pódios mais altos, duas poles e duas voltas mais rápidas… Vai ser um desastre, se a fiabilidade dos Red Bull não der uma ajuda. A nossa sorte é que, a equipe mais próxima é a AM, melhor dito o AM do Alonso, que acaba por dar aquele “romantismo” ao filme. Por outro lado também nos ajuda a perceber que se a AM, conseguiu também a Mercedes e a Ferrari poderão conseguir… aguardemos com esperança… espero é que seja mais… Ler mais »

joaolima
joaolima
Reply to  O Costa do Castelo
1 ano atrás

Apenas uma pequena correcção, é uma volta mais rápida, não duas. No Bahrain esse registo pertenceu ao Zhou

2020
2020
Reply to  joaolima
1 ano atrás

Volta mais rápida na última volta com pneus duros………..

2020
2020
Reply to  O Costa do Castelo
1 ano atrás

Com tantos amigalhaços, lá para outubro…

Cavaleiro do Asfalto
Cavaleiro do Asfalto
1 ano atrás

Os problemas de fiabilidade «ameaçam» de tal forma que já há rumores de que os pilotos entraram em verdadeiro pânico e, por conseguinte, recusaram-se a entrar nos monolugares.
«Ou colocam-nos, por baixo do banco, uma caixa e jogo de ferramentas daquelas gratuitas que saem no Jornal de Notícias e no Correio da Manhã, para não ultrapassarmos o limite orçamental, ou não corremos mais…» (Sergio Pérez e Max Verstappen).
«Vejam lá se querem que eu chame o almirante Gouveia e Melo!» (Christian Horner)«Se o navio patrulha tivesse um motor Honda nada disto teria sucedido.» (advogado dos 13 amotinados).

gtman
gtman
1 ano atrás

Os adeptos da RB não tem que estar preocupados com os meios gastos na resolução destes problemas porque, embora estes estejam reduzidos, se necessário ultrapassam o permitido pois já descobriram que a infracção (crime seria demasiado forte) compensa.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado