F1: Pode a Alpine afastar Esteban Ocon?

Por a 30 Maio 2024 10:50

Os Factos: Ocon tentou ultrapassar Gasly na curva Portier, a inevitável colisão resultou em danos significativos nos carros. Pierre Gasly conseguiu retomar a corrida após a bandeira vermelha, mas Ocon teve que abandonar. Isto teve logicamente impacto no desempenho da equipa, e as instruções para os pilotos trabalharem juntos foi mais uma vez ignorada. As ações de Ocon – não foi só no acidente, já tinha anteriormente tentado passar o seu colega de equipa – irritaram Gasly mais muito mais gerência da Alpine. A tensão é crescente desde Miami devido à rivalidade entre Ocon e Gasly e agora o copo de água, transbordou…

Vai quase certamente haver consequências para Ocon, há discussões planeadas sobre possíveis repercussões e rumores apontam para a possibilidade de Ocon ser ‘afastado’ já no GP do Canadá, substituído por Jack Doohan. Esta decisão extrema é, no entanto, improvável, pois prejudica também, e muito, a equipa, mas as chances futuras na F1 do francês são outra história e mesmo terminando o contrato no final deste ano com a Alpine, estas atitudes não lhe dão crédito nenhum, mas sim o contrário.

Já se fala num possível documento com ‘Regras de Engajamento’, que já devia haver há muito, basta olhar para o passado de Esteban Ocon na Force India em 2017 com Sergio Pérez.

Passou-se a mesma coisa.

Ocon tem um grande histórico de colisões. Já teve seis com companheiros de equipe na sua carreira.

Por exemplo, incidentes anteriores com Sergio Perez (Force India) e Fernando Alonso (Alpine).

As perspetivas futuras de Ocon não são más, mas precisa de evitar a imagem de alguém que colide com companheiros de equipa. Há interesse de outras equipas (Haas e Sauber/Audi) nos serviços de Ocon e daqui para a frente o seu desempenho face a Gasly será crucial para determinar o seu futuro.

Seja como for, a Alpine pode manter Pierre Gasly e considerar outras opções para o segundo assento e entre as possibilidades estão Valtteri Bottas, Jack Doohan, ou menos provável, Victor Martins.

Bruno Famin e Ocon terão falado no domingo à noite, com o francês a pedir desculpa pelas suas ações e, posteriormente, a assumir a culpa publicamente através de um tweet. “O incidente de hoje foi culpa minha”, disse ele. “A distância era demasiado pequena no final e peço desculpa à equipa por isso.”

Felizmente, Gasly conseguiu aguentar-se para garantir o 10º lugar e um ponto vital – com o top-10 igual à grelha de partida pela primeira vez na história – o que ajudou a poupar a equipa.

Teremos que esperar para ver o que a Alpine vai fazer, mas mesmo que Ocon escape de qualquer sanção significativa, tem que mudar o seu comportamento de modo a garantir que tenha um futuro na Fórmula 1 após o final desta temporada.

Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
7 meses atrás

Venha o Doohan para o Canadá e, quem sabe, seja uma boa surpresa e um candidato sólido ao lugar.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
7 meses atrás

o Doohan não me entusiasmou por aí além, nem na F3 nem na F2, mas é o que diz, até pode ser uma boa surpresa.

Cágado1
Reply to  Pity
7 meses atrás

Eu gostei do 1.º ano dele na F2. O 2.º até pode ter obtido alguns resultados, mas ficou aquém das expectativas. Na F3 não vi.
A verdade é que tb o Bearman não está a ter a evolução que eu esperava, mas a estreia na F1 foi brilhante.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
7 meses atrás

Às vezes é uma questão de equipa, outras de sorte. A Prema, este ano, não está forte. Eu costumo comparar com o ano de 91 na F3000. Os três primeiros foram, por esta ordem, Panis, Lamy e Coulthard. Todos chegaram à F1, mas quem teve melhores resultados, quem brilhou mais, foi aquele que ficou em 3º.. Mas não precisamos de ir tão longe. Temos exemplos mais recentes de campeões da F2 que fracassaram na F1 (Mick Schumacher) e outros que não foram e estão a sair-se razoavelmente bem (Tsunoda). Nada nos garante que Doohan não possa sair-se bem.

Cágado1
Reply to  Pity
7 meses atrás

Só lembrar outro exemplo notável: o Paul di Resta bateu copiosamente o Vettel na mesma equipa, na F3. Embora eu goste muito do di Resta e nem tanto do Vettele, os resultados posteriores falaram por sis. O que ditou a diferença?… Pois não sei.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado