F1: Pilotos querem regresso das caixas de gravilha

Por a 1 Novembro 2024 12:38

Regresso ao passado? Vários pilotos mostraram-se a favor do regresso das caixas de gravilha ou outros limites de pista físicos, para evitar os abusos nas escapatórias.

Nomes como Lewis Hamilton, Esteban Ocon e Kevin Magnussen, acreditam que a atual controvérsia sobre as diretrizes de condução poderia ser resolvida através da reintrodução de limites de pista físicos.

Atualmente, as regras favorecem o piloto que chega primeiro ao apex de uma curva, o que alguns pilotos exploram travando cedo para garantir a posição, mesmo que isso implique o risco de um ou ambos os carros saírem de pista. Um dos pilotos que mais usa essa tática é Max Verstappen que já por várias vezes usou as diretrizes a seu favor.

Hamilton argumentou que as corridas eram mais disciplinadas antes das extensas escapatórias, uma vez que sair da pista significava acabar na relva ou na gravilha, o que desencorajava manobras arriscadas. Ele sugeriu que voltar a esse estilo “old-school” poderia aumentar a responsabilidade.

“Penso que, quando entrei para a F1, não tínhamos estas grandes escapatórias, por isso, quando se entrava, era preciso trabalhar para chegar ao limite”, afirmou. “Não se podia ir para além dele, sair da pista e voltar a entrar. Foi isso que mais notei quando, talvez no tempo do Max ou talvez um pouco antes, começaram a fazer estas grandes escapatórias, onde os pilotos mais jovens podiam entrar e abusar.

Penso que isso lhes deu uma boa almofada para se ambientarem ao desporto e encontrarem o limite onde, digamos, como no tempo do Fernando e antes disso, não se podia ir além do limite. Pouhon, por exemplo, a curva 10 em Spa, por exemplo, costumava ter relva mesmo para além do lancil e gravilha, o que era definitivamente preocupante quando se entrava numa curva dessas. Eu diria que essa foi a maior mudança. Seria ótimo ver o regresso do “old school”, se possível. Caixas de gravilha ou algo do género. Talvez não seja seguro, mas veremos”.

Ocon concordou, observando que os limites da pista ditam o comportamento e que os circuitos com gravilha, como o Red Bull Ring, na Áustria, registam menos incidentes fora de pista do que os que têm extensas pistas, como Austin. Magnussen concordou, descrevendo as atuais diretrizes como “confusas” e defendendo regras mais simples, especialmente se os desenhos das pistas desencorajarem os pilotos de explorar as arestas.

“Penso que a FIA está ciente disso e está a tentar fazer alterações”, afirmou Magnussen. “Não é ótimo neste momento. Há muito espaço para explorar estas diretrizes. Precisam de repensar um pouco, voltar ao básico”.

“As pistas tornam as coisas incrivelmente difíceis, porque temos as escapatórias e nem sequer sentimos que saímos”, afirmou. “É demasiado fácil correr uns com os outros ficando no exterior. Depois tentamos ter a asa dianteira à frente no apex e novamente à saída, e depois tentamos fazer com que pareça que fomos empurrados para fora. É como se não fosse real. Estamos a tentar fazer com que pareça de certa forma, em vez de estarmos apenas a tentar passar. Acho que é uma pena, por isso, a gravilha ou qualquer outra coisa para evitar saídas na parte exterior da pista vai ajudar. E, nessas pistas, acho que deviam deixar isso ao critério dos pilotos. Ter algumas regras como se comportar durante a travagem e reagir ao movimento do carro de trás. Penso que isso tem de existir. Mas o grande problema são as pistas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
12 dias atrás

Há um acidente grave, e pilotos exigem regresso das escapatórias de asfalto. Que tal deixar de fazer regras em cima do joelho e fazer as coisas com tempo, medindo bem as consequências e outros possíveis efeitos, efectuar uns testes, seja na F1 ou testar antes na F2, e depois implementar em vez de se andar em sucessivos avanços e recuos? E depois quem paga estes “hoje é assim, amanhã é assado”? Os donos dos circuitos que se esfalfam para cumprir todas e mais algumas exigências e hoje é a F1 que pede isto, amanhã o MotoGP depois o WEC? São… Ler mais »

Zacspeed
Zacspeed
Reply to  Scb
12 dias atrás

O problema foi mesmo esse. O motoGP exigiu as escapatórias asfaltadas e então está de fazer sem pensar como ia ser para outras modalidades.

Leandro Marques
12 dias atrás

Magnussen disse muito daquilo que eu penso.
“É demasiado fácil correr uns com os outros ficando no exterior. Depois tentamos ter a asa dianteira à frente no apex e novamente à saída, e depois tentamos fazer com que pareça que fomos empurrados para fora. É como se não fosse real. Estamos a tentar fazer com que pareça de certa forma, em vez de estarmos apenas a tentar passar.“

Last edited 12 dias atrás by Leandro Marques
jo22101626
jo22101626
12 dias atrás

Não desgosto das escapatórias de gravilha, é se eu gosto Verstappen vai achar lhes um figo, assim o crime ainda vai compensar mais, visto que ele apanha os 10 segundos e os outro perdem esses 10 segundos lá ou até desistem

2020
2020
Reply to  jo22101626
12 dias atrás

Sim, mas aí o holandez pode ter aí mais inimigos…

2020
2020
12 dias atrás

Ouviram-me….

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado