F1, pilotos da Red Bull em xeque: Tsunoda e Ricciardo “demasiado lentos”, Pérez “já não é novo”
Agora que as coisas acalmaram um pouco na Red Bull, com uma ‘trégua’ na ‘guerra’, Helmut Marko voltou ao ‘ataque’ a fazer o que melhor sabe e faz: pressionar os seus pilotos a fazer melhor. não é novidade para ninguém, é assim cerca de duas décadas, mas agora é a vez de três dos quatro pilotos da Red Bull, Sergio Perez, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, entrarem na ‘centrifugadora’, para ver de quem lá sai incólume, ou se são os três ‘despachados’. Novamente, espectro da incerteza paira sobre este trio, cada um deles a lutar por uma posição, Sergio Pérez no segundo carro da Red Bull e Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda nos dois Red Bulls.
Não é novidade para ninguém que a Red Bull não deve manter por muito mais tempo Pérez, a não ser que este passe a fazer bem melhor do que está a fazer, pelo que o segundo lugar ao lado do intocável Max Verstappen está a ser ‘jogado’ por Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, mas como se tem visto nenhum deles está a produzir, sequer perto, do que quer a Red Bull para lá por um deles na Red Bull. E se calhar nem é suficiente para os manter na RB.
Helmut Marko, disse à Sky Deutschland que “ambos podem estar à espera de um lugar na equipa principal, mas para que isso aconteça, um deles terá de estar bem à frente do outro.
Neste momento, Ricciardo está um pouco atrás, Tsunoda tem velocidade na qualificação, mas na corrida, ambos são demasiado lentos.”
Mais claro que isto é impossível…
E quanto a Pérez, apesar de reconhecer alguma satisfação com o contributo od mexicano: “estamos felizes com Pérez, mas ele já não é jovem. Nem o Ricciardo. Talvez voltemos a nossa atenção para outra pessoa.” E quem é essa pessoa? Liam Lawson, que no ano passado, quando substituiu Riccardo, esteve muito bem. Não os admiraríamos nada que se estivesse na RB este ano estaria a fazer melhor que Tsunoda ou Ricciardo: “ele precisa de provar o seu valor. Mas o que ele mostrou no ano passado foi muito impressionante”, referindo-se a Lawson. Quanto a Pérez, não tem agora os problemas de há um ano, mas a Red Bull já está é a olhar para a frente…
A mim parece certo que a manterem-se as coisas assim Liam para o ano entrará, a tempo inteiro, na VCARB e Checo renovará por apenas um ano para depois entrar outro piloto (Albon ou Lando continuam a ser as minhas apostas mais prováveis, pese o contrato do britânico com a mclaren). A minha dúvida da renovação de Checo por mais um ano prende-se apenas se a Red Bull quererá agarrar Sainz ou não.
O problema maior é que os três pilotos citados estão a ser comparados, pelo Marko, a Max Verstappen, mesmo que este não seja referido. Também não é justo meter o Perez no mesmo saco dos outros dois porque, quer queiramos ou não, a RB2 não é do mesmo calibre da equipa mãe.