F1, Pérez sabe porque Lawson teve dificuldades: “Agora, as pessoas apercebem-se que o carro é difícil de guiar”

Sergio Pérez tem uma boa ideia do que está a suceder com Liam Lawson, e António Félix da Costa, diz que “na Red Bull é assim, é o estilo do Helmut Marko. Não é nada de novo”.
Tal como Sérgio Pérez, também o seu substituto, Liam Lawson teve dificuldades ao ponto de já ter sido substituído na equipa. O neozelandês qualificou-se em último lugar tanto para o Sprint como para o Grande Prémio da China (a primeira vez que um Red Bull se qualificou em último lugar em qualquer formato na F1) e, desde então, foi despromovido para a Racing Bulls, após duas corridas, antes do Grande Prémio do Japão deste fim de semana, com Yuki Tsunoda a entrar para o seu lugar. Sergio Pérez sabem bem o que está a acontecer: “Especialmente no ano passado, não consegui mostrar o que sou capaz de fazer como piloto. Agora, de repente, as pessoas apercebem-se de como o carro é difícil de conduzir. Quando entrei para a Red Bull, havia grandes pilotos que tinham tido dificuldades – Alex [Albon], Pierre [Gasly], são pilotos fantásticos e tiveram dificuldades.
“Passei tanto tempo na Red Bull que toda a gente se esqueceu de como o carro é difícil de conduzir, por isso foi “Quero muito que a equipa se saia bem, pois tenho muitos amigos na equipa. Passei quatro anos com eles e quero vê-los a sairem-se bem, portanto isto é algo muito difícil de falar.
Para mim, as coisas são muito simples, o carro é muito difícil de utilizar a 100%, de ganhar confiança – e as coisas com que me debati, até o Adrian [Newey, antigo chefe de projeto da equipa] falou delas.
Mas o Yuki tem o talento, tem a velocidade e, mais do que isso, é preciso ter a mentalidade para lidar com isso. Penso que ele tem essa mentalidade, e a atitude corretas para lidar com isso. Espero que eles tenham sucesso”.
Falámos com António Félix da Costa, e perguntámos se a despromoção de Liam Lawson foi justa e se o comportamento de Helmut Marko não foi algo exagerado, tanto no caso de Lawson como no caso do choro do Isack Hadjar? E quem já esteve naquela pela, sabe bem do que fala: “Penso que a despromoção foi prematura e injusta mas na Red Bull é assim, é o estilo do Helmut. Não há muito a dizer e não é nada de novo. O 2⁰ lugar na equipa da Red Bull é sempre um lugar, por um lado muito interessante e que todos ambicionam, mas também perigoso e que pode matar um piloto. Acho que o Lawson vai reagir e fazer um bom trabalho na Racing Bulls”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI