F1: Parceria Red Bull / Honda com nota positiva

Por a 9 Dezembro 2019 13:00

Dizia Helmut Marko no início desta época que a Red Bull tinha como objectivo vencer cinco corridas. O saldo final foi de três vitórias, mas há muitos aspectos positivos a retirar desta primeira época da parceria Red Bull / Honda.

A entrada da Honda na Red Bull foi trabalhada com um ano de antecedência, com a Toro Rosso a servir de porta de entrada. Foi a oportunidade ideal para entender o potencial da marca nipónica e se o futuro podia ser risonho. A análise foi feita e a Red Bull, depois de um ano a massajar o ego da Honda, resolveu unir esforços com o gigante japonês. Sabia-se que 2019 seria um ano de transição e que esperar muito desta nova parceria, talvez fosse algo injusto. Mas Helmut Marko, com o objectivo de cinco vitórias colocou a fasquia alta.

As primeiras corridas não mostraram uma Red Bull / Honda capaz de chegar ao primeiro lugar, sendo os pódios um objectivo realista mas ambicioso. A paciência de Max Verstappen começou a esgotar-se, mas felizmente chegou a Áustria que permitiu a primeira vitória do ano. Para a história fica a vitória na louca corrida da Alemanha e na fantástica corrida do Brasil, onde vimos dois carros com motores Honda no Pódio pela segunda vez, tal como tinha acontecido em Hockenheim.

Junta-se a isto nove

presenças no pódio para a Red Bull, duas para a Toro Rosso, 156

voltas na liderança (Verstappen). Um balanço que pode ser

considerado positivo.

Mas será o suficiente para as ambições de ambos os lados? Claramente que não. A Red Bull fez o mea culpa e colocou grande parte do insucesso deste ano no chassis, tirando essa peso da Honda, uma táctica diametralmente oposta ao que fazia a McLaren. Mas a Honda continua a apresentar falhas comprometedoras, e os problemas continuam a surgir com uma regularidade pouco aconselhável. A fiabilidade é incomparavelmente melhor do que era há dois anos atrás, mas há ainda muito trabalho da parte da Honda para dar à Red Bull, um motor capaz. É que do lado do chassis, apesar de 2019 ter sido uma colheita de menor qualidade, sabe-se que o trabalho é sempre de grande nível e que mais tarde ou mais cedo a Red Bull acaba por apresentar um chassis com argumentos para chegar ao topo.

Mas os objetivos para este ano foram cumpridos, com uma evolução interessante, com vitórias já há muito desejadas, especialmente do lado japonês e uma cooperação sem qualquer tipo de sobressaltos. A Red Bull terá de tratar com muito cuidado a Honda se a quiser convencer a ficar a médio prazo, algo que ainda não foi conseguido. Os japoneses já investiram muito e começam a querer fechar a torneira, algo que a Red Bull certamente não quererá. 2020 será um ano de grande pressão para a os Bull´s que terão de colocar o melhor chassis em pista para convencer Verstappen a ficar e para convencer a Honda a continuar a investir. O primeiro capitulo foi escrito com sucesso. Vem o mais difícil.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado