F1, Otmar Szafnauer deseja que Oscar Piastri tivesse “mais integridade” após nega à Alpine
O chefe de equipa da Alpine, Otmar Szafnauer, diz desejar que Oscar Piastri tivesse “um pouco mais de integridade” depois de o jovem australiano ter assinado contrato com a McLaren.
A Alpine está em disputa pelo seu prodígio e piloto reserva, Oscar Piastri, e o assunto será decidido no Conselho de Reconhecimento de Contratos na próxima semana.
A Alpine planeava originalmente colocar Piastri na Williams em 2023. Depois de o lugar de Fernando Alonso ter ficado disponível, após a surpreendente partida do espanhol para a Aston Martin, a Alpine rapidamente anunciou que Piastri iria pilotar pela equipa na próxima época.
No entanto, Piastri deu nega à equipa de Enstone, dizendo que não ia pilotar na Alpine em 2023, correndo especulações de que o piloto australiano havia assinado com a britânica McLaren.
Ambas as equipas envolvidas no caso terão de respeitar a decisão do CRC.
Questionado pela Sky Sports F1 sobre os seus atuais sentimentos em relação a Piastri, Szafnauer deixou clara a sua opinião.
“Ele é um jovem piloto muito promissor”, disse. “Ele ainda não conduziu na F1 e o meu desejo para Oscar [Piastri] era que ele tivesse um pouco mais de integridade”.
“Ele assinou um pedaço de papel em Novembro e fizemos tudo na nossa parte do acordo para o preparar para a F1”.
“E a sua parte do acordo era ou pilotar para nós, ou tomar um lugar onde o colocaríamos durante os próximos três anos. E só desejava que Oscar se tivesse lembrado do que assinou em novembro”.
Questionado se a equipa já estava em discussões com outros pilotos para formar dupla com Ocon na próxima época, Szafnauer disse: “Penso que a coisa certa a fazer é irmos ao CRC na segunda-feira e ver como é que isso se desenrola, e depois começar a olhar seriamente para algumas negociações”.
Com Daniel Ricciardo agora oficialmente disponível após a confirmação da sua separação com a McLaren, o australiano foi inevitavelmente ligado a um regresso à Alpine e Szafnauer não nega que o piloto seja um potencial candidato ao cargo.
“A equipa fala muito bem de Daniel [Ricciardo] e dos seus tempos aqui”, referiu. “Ainda não tivemos essas discussões, mas todos as pessoas a que eu pergunto, na equipa de engenharia, falam muito bem da sua habilidade como piloto e como motivador na equipa”.