F1, Otmar Szafnauer critica Oscar Piastri: “Esperava mais lealdade”
Depois da Alpine ter anunciado Oscar Piastri como piloto para a próxima época, o australiano emitiu de imediato um breve comunicado a negar qualquer acordo nesse sentido. O chefe da equipa, Otmar Szafnauer, pronunciou-se agora sobre a situação, dizendo que “esperava mais lealdade” do piloto.
Oscar Piastri era um dos nomes mais cobiçados deste mercado de pilotos, tendo sido já apontado à Williams ou à McLaren, e acabando mesmo, ao que tudo indica, chegado a acordo com a equipa britânica para ocupar o lugar de Daniel Ricciardo, em 2023 e, por esse motivo, deu nega a uma promoção por parte da Alpine.
Falando com o media espanhol El Confidencial, Otmar Szafnauer explica finalmente a declaração por parte da Alpine:
“Temos um contrato com Piastri, que ele assinou em novembro, falámos com os nossos advogados e eles disseram-nos que este é um contrato vinculativo, pelo que parte desse contrato nos permite colocar Oscar num dos nossos carros em 2023, que é a razão pela qual emitimos o comunicado de imprensa”, afirmou Szafnauer.
“Existe também uma opção para 2024 e a possibilidade de ’emprestar’ o condutor a outra equipa. Queríamos Fernando [Alonso] connosco por mais um ano e depois um ’empréstimo’ de Oscar [Piastri] para 2023”.
“Sempre disse em todas as minhas conferências de imprensa que Piastri estaria na Fórmula 1 em 2023 e é porque sabia que ele poderia estar no nosso carro ou noutro carro, emprestado, se Alonso tivesse ficado”.
“Mas Alonso, por qualquer razão, e penso saber as razões, embora lhe devesse perguntar, vai para Aston Martin. Assim, começámos a finalizar o acordo com Piastri, e em vez de o entregar [a outra equipa], decidimos colocá-lo no nosso carro. Daí, a declaração”.
Quando lhe perguntaram por que razão Piastri estaria à procura de outra equipa, em vez de ficar com a Alpine, que apoiou a sua carreira júnior, Szafnauer respondeu: “Penso que é uma pergunta para o Piastri, porque também não a compreendo”.
“Deve haver alguma lealdade ao facto de termos investido literalmente milhões e milhões de euros para o preparar. Por isso, também não o compreendo, deviam perguntar-lhe”.
“Nunca vi nada como isto. Esperava mais lealdade de Piastri”, comentou Szafnauer.
“Ele deveria ter [lealdade] com a equipa que cuidou dele, que o levou ao campeonato mundial e, sobretudo, que durante o último ano o colocou num carro de Fórmula 1 para que ele estivesse pronto, para que ele conhecesse os circuitos”.
“Esperava mais lealdade da parte de Oscar Piastri do que ele está a mostrar. Comecei em 1989 na Fórmula 1 e nunca vi nada como isto. E não se trata da Fórmula 1, trata-se de integridade como ser humano”, acrescenta.
“Para mim, da forma como cresci, não preciso de assinar um papel e depois ter alguém a dizer: ‘Estás a mentir, porque assinaste isto’. Para mim, se disser: ‘Ei, ajuda-me, eu ajudo-te amanhã’, não há maneira de eu voltar atrás na minha palavra. Nem pensar”, criticou Otmar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A Aston Martin também achou que a saída de um tal Otmar Szafnauer para a Alpine também foi “chata” por isso roubar-lhes o Alonso deve sabido que nem ginjas. Quanto ao Piastri, temos pena o miúdo fartou-se de ficar pendurado, e resolveu escolher a equipa a quem ia ser “emprestado”, assim foi definitivo, vamos ver se as notícias que dão o contrato com a McLaren como validado pela FIA são reais ou fake news.
A Alpine chegou até Julho (Julho note-se) sem ter definido um acordo com Alonso, nem sim nem sopas, por causa disso Piastri não foi anunciado na Alpine (nem noutra equipa qualquer), falou-se na Williams mas tanto quanto sabemos nada de concreto, e o facto de Szafnauer ter dito “em todas as conferências de imprensa que Piastri estaria na F1 em 2023” vale o que vale. A saída de Vettel veio permitir à Aston Martin proporcionar aquilo que Alonso queria e a Alpine não quereria dar, e assim sendo, amigos amigos, negócios à parte. Piastri (e o seu management) perante esta… Ler mais »
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos
ahahhahahhahaahh
Os pilotos sao obrigados a serem leais. Eu lembro me bem do que aconteceu ao Button. Mas as equipas de leais nao teem nada. Ricciardo mais umas semanas e vai dizer isto mesmo.
É público e notório que o grande amigo do Alonso entre os pilotos da F1 é o procurador do Piastri , Mark Webber, o qual, por seu lado, por anos e anos foi representado pelo Flavio Briatore, o sempre fiel e inseparável do espanhol. Só quem não quer, é que não percebe que foi tudo concertado entre estes. A maioria dos adeptos da Alpine preferia que se desvinculassem do espanhol já, mesmo que tal custe o 4º lugar. Aquele sorriso no instagram depois de ter anunciado que saía quando a Alpine já não podia escolher o Piastri como seu substituto,… Ler mais »
Qual o interesse do Alonso em participar nessa concertação? Não ganha nada com a ida de Piastri para a Mclaren.
Porque andou a negociar de má-fé e de forma fraudulenta* até às 23.59 de domingo e fez o anúncio às 10 :00 de 2a f? Pensa um bocado. Ou vai a algum forum francês para ajudar a perceber, ali não há o pseudo- bullying das viúvas alonsianas.
* Com a Alpine/Renault
Pode ter muita razão, mas a Alpine não está isenta de culpa. Se o contrato com Piastri expirava em 31 de julho, tinha que decidir o futuro do piloto até essa data, estando ou não ainda em conversações com Alonso.
Está a confundir contratos ( há quem goste de escrever “contractos”, nunca repara?) com cláusulas de contratos. Deixe lá os sites brasileiros, tente informar-se noutras fontes, hoje com os tradutores automáticos é fácil. E porque não, aproveite para aprofundar o conceito e a relevância da má-fé negocial. O Mark Webber e o Flavio Briatore (1) agiram em conluio a fim de prejudicar a Alpine. (1) Aquele que valia ao autosport.pt très páginas de comentários – a “dar-lhe” de mafioso – neste fórum sempre que escrevia um artigo sobre ele. O mesmo que, todavia, jamais é associado ao Nando. E porque… Ler mais »
Já que falou em sites brasileiros, visito vários, no youtube, mas confiar, só confio num ou dois. Ainda hoje me fartei de rir com um que citava o Ted Kravitz. Quer rir-se um bocadinho? Pois lá vai: o Alonso foi para a Aston Martin com a anuência do Toto Wolf, como trampolim para a Mercedes, para substituir o Hamilton, quando este se reformar!!!!!!! Por esta ordem de ideias, ainda vamos ver o Alonso de cabelo todo branco e de bengala a correr na F1. 🙂 Os tradutores automáticos são uma coisa deliciosa. Com eles já descobri que existe uma equipa… Ler mais »
Isso são sites-papagaios. Essa teoria corre por aí. Do mesmo modo q o Vettel escolheu a AM para este ano substituir o HAM, o q não sucedeu pq o Max foi o campea6, o Nando a entrar com a mesma ideia, nao vá o pluri retirar- se este ano. Mas a vida dá muitas voltas, quem sabe se em agosto de 2023 não é o espanhol a estar na reforma…
Pior q a tradução automática é aquela que subverte completamente os textos , como esta recente manhosa do Alesi no Corriere,. Onde irá o autosport arranja’- las?
WTF… Teorias da conspiração ou da constipação???? ahhahahahah
Manter negociações com duas equipas ou até mais não é má-fé. São como a palavra indica negociações. Já o conceito fraude é tão suis generis que gostava mesmo de ler detalhes.
A F1 não é para amigos. Tenho ENORMES dúvidas que o Alonso se prestasse a ajudar o Webber e Piastri em sair da Alpine. É um tipo demasiado invejoso e egocêntrico para fazer esse serviço. Apostaria mais que tivesse feito a coisa ao contrário, reteve o anúncio da mudança para impedir que o Piastri ficasse com o seu lugar.
Claro que negociar com 2 equipas por si só não é “má-fé”, quem disse o contrário?
“Fraude” e “má-fé” são aqui conceitos jurídicos, bem definidos. Que o explique algum jurista.
Se é tão invejoso e egocêntrico, ora aí está uma muito boa razão para ter usado o Piastri para causar danos à Alpine, o seu objectivo. Danos muito, mas muito vultuosos. Quem vai querer agora ter uma academia de pilotos ? E a Renault manter a sua , hoje 08-08-22, fará sentido ?!
Tu disseste. “Porque andou a negociar de má-fé e de forma fraudulenta* até às 23.59 de domingo e fez o anúncio às 10 :00 de 2a f” são palavras tuas sobre a negociação. São conceitos jurídicos usados com uma certa leviandade sem qualquer fundamento. Até prova em contrário e não baseado em especulações de Verão as academias contiuam a fazer sentido sempre e quando se respeitem os contratos. Faço notar que da minha óptica os dois pilotos fizeram asneira em não seguir com a Alpine mas não podemos deixar passar em claro o desnorte na gestão dos pilotos por parte… Ler mais »
Se o contrato com Piastri expirava em 31 ele tem toda a legitimidade em escolher o que é melhor para ele… As equipas quando não querem os pilotos, metem os fora e vão buscar outros, onde está a lealdade disto??? Porque Piastri iria ficar á espera que decidissem o seu futuro???? Fez muito bem , tem uma proposta que lhes dá garantia de correr numa equipa mais equilibrada e melhor, porque não??? A alpine que se mexesse mais cedo se realmente tivesse interesse… Agora já foste. Possivelmente Ricci vai para Alpine.
Agora imagina, mete na tua cabeça, que a Alpine cumpriu e honrou o seu compromisso contratual de procurar um lugar para o australiano em 2023, concretamente, fez tudo para o colocar na Williams,consequência da postura do duo espanhol/briatore ser sempre , até à 23:59 de domingo, a de de assegurar que ia renovar; acrescenta os milhões que a Alpine pagou este ano para pôr o Piastri a rodar sozinho em teste privado, e reformula agora a tua ideia…
Caro amigo tem alguma razão em relação ao que diz do compromisso contratural, mas já havia alguma contrato assinando??? Algum compromisso assinado??? Os contratos são para se cumprirem por isso a assinatua é a palavra dada por escrito… Se não houve contratos, acho que o piloto optou por o que era melhor para ele, porque as equipas também o fazem mesmo com contratos assinados… Se me perguntares que não é muito ético??? concordo não é… Mas a F1 é um negócio que envolve milhões e muitos interesses por isso os valores éticos e morais não contam… Penso que aé vai… Ler mais »
Não tenho dúvidas que a Alpine buscou a melhor solução para o Piastri mas não pode é deixar o Alonso decidir até agosto quando sabe que fica sem o Piastri. É incompetência ou (muita) ingenuidade da Alpine.
Há um filme muito conhecido que (mal) traduzido para português ficou a chamar-se: “Uma mente brilhante”. Esse filme conta a história, baseada em factos reais, de um conhecido matemático chamado John Nash. John Nash sofria de esquizofrenia e era atormentado por delírios e alucinações, imaginando constantemente conspirações e agentes governamentais. Porque estou eu a contar isto? Muito simples: Esta paranoia que o forista garantia4 tem em relação ao Alonso fez-me lembrar esse filme. Ele vê o espanhol em tudo quanto é canto! Esta novela Alpine vs Piastri tem apenas um culpado: Alonso. Tudo é uma grande conspiração orquestrada pelo espanhol.… Ler mais »
Bem avisou um colega forista no outro dia que este RPMs é doentiamente rancoroso, e acha que intimida os outros. Enfim, mais um leãozinho do teclado.
alonsianos, que gente…
https://www.autosport.pt/formula1/f1/f1-sebastian-vettel-aponta-a-fraqueza-da-aston-martin/
Chamem os Ghostbusters!😁😁😁
Chamem os Ghostbusters!!!😁😁😁
A lealdade deve ser garantida por contratos bem feitos e respeitados. A mim, como adepto, pode chocar-me a fata de lealdade do Piastri com quem lhe pagou toda a formação. Ao Szafnauer não compete vir clamar contra falta de lealdade – a este nível, poucos o são, sem serem obrigados.
Uma coisa é a questão moral, outra o (in)cumprimento dos contratos.
Eu acho que o Otmar deve seguir em frente e encontrar forma de aborrecer outras equipas.
Continuam a existir bons pilotos no mercado, bem como a Alpine continua a ser interessante para muitos pilotos.
Não adianta “chorar” em público desta forma, passa uma imagem derrotista francamente desnecessária.
Isso é ingenuidade? Ou é tifo pelo espanhol? Óbvio que a Alpine se recorrer à Justiça e provar que houve violação contratual, o Piastri será condenado a cumprir o contrato com a Alpine, mas, como na prática tal é inviável, no fim o piloto e/ou a McLaren irão pagar uma indemnização à Alpine, e tendo em conta os anos de formação.
Desde a saída do Pérez da racing point que o Otmar não é muito feliz na gestão dos pilotos. Provavelmente a Alpine é bem mais interessante que a Mclaren ou Aston Martin.