F1: Oscar Piastri já domina a arte de gerir os pneus

Por a 26 Dezembro 2024 11:06

Oscar Piastri salientou uma melhoria significativa na gestão dos pneus durante a época de Fórmula 1 de 2024 em comparação com o seu ano de estreia, embora tenha admitido que ainda não domina totalmente os pneus Pirelli.

Em 2023, Piastri destacou-se pelo ritmo de corrida, mas teve dificuldades com a gestão dos pneus durante as corridas, ficando frequentemente atrás do colega de equipa Lando Norris. No entanto, em 2024, melhorou muito nesse capítulo, vencendo duas corridas (Azerbaijão e Hungria) e terminando em quarto lugar no campeonato de pilotos.

Piastri explicou que a aprendizagem da gestão dos pneus requer experiência de corrida, uma vez que as sessões de treinos não reproduzem as condições de corrida. Embora tenha feito progressos na compreensão e gestão proativa dos pneus, reconheceu que ainda enfrentou desafios em determinadas corridas. Refletindo sobre o processo de aprendizagem, referiu que pode ser frustrante, uma vez que os erros têm um impacto direto nos resultados das corridas. Apesar destes desafios, Piastri mostrou-se satisfeito com os seus progressos e com a valiosa experiência adquirida.

“Penso que houve duas ou três corridas este ano em que ainda foi – não na mesma medida do que no ano passado, mas ainda foi um desafio nessa frente [gestão de pneus], mas penso que foi uma melhoria da noite para o dia em todos os outros aspetos. Por isso, sinto que sei muito mais proativamente o que preciso de fazer para gerir os pneus, algo que temos de aprender da forma mais difícil, através da experiência, o que pode ser bastante doloroso. Por isso, sinto que fiz grandes melhorias nesse aspeto”, explicou.

“É muito difícil [trabalhar] porque só o podemos fazer nas corridas. Quer dizer, podemos tentar fazê-lo nos treinos, mas nunca se sabe se vai funcionar ou não, porque obviamente os stints que fazemos não estão nem perto da distância de uma corrida. Por isso, algumas das técnicas que podemos utilizar e algumas das coisas que queremos aplicar, podemos aplicá-las, mas nem sempre nos dão as respostas claras que pretendemos. Só as corridas o podem fazer. Por isso, é preciso experimentar nas corridas, o que é muito difícil e, obviamente, muito doloroso por vezes, porque se nos enganarmos, não podemos simplesmente recomeçar e tentar de novo. É esse o resultado da corrida. E sim, isso foi um pouco frustrante em alguns momentos no ano passado, mas sinto que, mais uma vez, foi uma boa melhoria para esta temporada, por isso estou feliz por ter passado por essas experiências”, concluiu o australiano.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado