F1: Oscar Piastri defende que episódio das ordens de equipa não teve grande importância
Oscar Piastri minimizou a importância das ordens de equipa da McLaren durante a temporada de Fórmula 1 de 2024, alegando que os meios de comunicação social tornaram a questão mais importante do que era.
Embora as ordens de equipa se tenham tornado um tópico de discussão, especialmente depois de Lando Norris ter permitido relutantemente que Piastri retomasse a liderança no Grande Prémio da Hungria, Piastri afirmou que nunca houve uma situação em que as ordens de equipa fossem verdadeiramente necessárias. Ele explicou que os ajustes internos da McLaren eram de pormenor e aplicados a situações muito específicas, enfatizando que o foco dos media nas ordens de equipe foi exagerado.
“Acho que se eu estivesse melhor situado, não haveria ordens de equipa”, disse Piastri ao Motorsport.com. “Foi dada uma importância exagerada. Até agora não houve nenhuma situação em que precisássemos de usar ordens de equipa, por assim dizer. Por isso, sim, algumas coisas mudaram um pouco e há mais algumas regras ou alguns ajustes, mas, mais uma vez, são cenários muito, muito específicos, diria eu. Por isso, sim, penso que foi uma história muito exagerada para todos os que estão fora da equipa”.
“Para nós, que estamos envolvidos, sabemos que devemos fazer a coisa certa quando é preciso”, disse ele. “E sim, acho que no próximo ano quero estar numa posição em que possa lutar e espero que sejamos só eu e o Lando a lutar pelo campeonato – esse é o nosso cenário ideal. Mas mesmo sem este tipo de ordens de equipa, sempre trabalhámos em termos de fazer a coisa certa uns pelos outros e acho que isso nunca vai mudar.”
Em relação ao seu manager, Mark Webber, Piastri esclareceu que o seu papel tem sido meramente consultivo, oferecendo lições da sua própria experiência, mas não ditando as estratégias da equipa.
“Acho que a situação aqui na McLaren é muito diferente da que Mark viveu na sua carreira”, disse Piastri. “Talvez tenha havido dicas aqui e ali, apenas ajudando a equipa de algumas maneiras com o que ele sentiu que não funcionou bem na sua experiência e o que ele fez, porque acho que para muitas pessoas na equipa é um cenário bastante novo também. Acho que tem sido útil para todos ter a sua opinião sobre o que ele achava que era bom ou mau na altura”, afirmou. “Mas ele não está certamente a liderar a equipa em termos de ‘tens de fazer isto ou aquilo’. Ou mesmo para mim, do tipo ‘não defendas isto ou aquilo’. Tem sido apenas a sua própria experiência e tem sido mais ou menos isso.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI